Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/9178 |
Resumo: | Reconhecido o fracasso da universalização do acesso à Educação, na promoção da igualdade de oportunidades, assiste-se à mudança do paradigma quantitativo para o paradigma qualitativo. Esta mudança parece enquadrar-se num movimento mais amplo que afeta o Estado, na generalidade dos países. Este artigo propõe um itinerário possível para uma hermenêutica do conceito de Qualidade em Educação, no contexto de mudança vivido neste início do Século XXI. Para o efeito, são mobilizadas diversas abordagens, nomeadamente, a sociológica, a económica, a política e a da investigação educacional. O modelo conceptual, resultante das várias perspetivas, traduz a complexidade e a polissemia do conceito. |
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Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceitoQualidadeQualidade educativaAvaliaçãoEducação para todosEscola inclusivaQualityQuality of educationEvaluationEducation for allInclusive schoolReconhecido o fracasso da universalização do acesso à Educação, na promoção da igualdade de oportunidades, assiste-se à mudança do paradigma quantitativo para o paradigma qualitativo. Esta mudança parece enquadrar-se num movimento mais amplo que afeta o Estado, na generalidade dos países. Este artigo propõe um itinerário possível para uma hermenêutica do conceito de Qualidade em Educação, no contexto de mudança vivido neste início do Século XXI. Para o efeito, são mobilizadas diversas abordagens, nomeadamente, a sociológica, a económica, a política e a da investigação educacional. O modelo conceptual, resultante das várias perspetivas, traduz a complexidade e a polissemia do conceito.Once the failure of the universal access to education was recognized, in the promotion of equal opportunities, we are witnessing a shift from the quantitative paradigm to the qualitative paradigm. This change seems to fit a broader movement that affects the State, in most countries. This paper proposes a possible route for a hermeneutics of the concept of Quality in Education in the context of change experienced at the beginning of the XXI Century. To this end, several approaches are mobilized, in particular, the sociological, the economical, the political, and the educational research perspectives. The conceptual model, resulting from the various perspectives, reflects the complexity and the polysemy of the concept.Universidade Católica Portuguesa. Departamento de Economia, Gestão e Ciências SociaisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSanches, Maria Laurinda Martins PiresMelão, Nuno Filipe Rosa2012-09-19T13:41:14Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9178porSANCHES, Maria Laurinda Martins Pires ; MELÃO, Nuno Filipe Rosa - Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceito. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 19 (2011), p. 175-197.0872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.142info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:04:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:04:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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