O desenvolvimento da competência lexical através do Livro de Recortes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marta Andreia dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38065
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_1400111a07bf1c7c116bf1b186e7a24d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da competência lexical através do Livro de RecortesThe development of the lexical competence through the Scrapbook806.0:372.88372.88:806.0Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório visa documentar o projeto de investigação-ação subordinado ao tema “O desenvolvimento da competência lexical através do Livro de Recortes”, o qual foi desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico integrado no Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade do Minho. O projeto foi implementado numa turma de alunos aprendentes de língua espanhola no ensino básico regular português a frequentar o 7.º ano de Iniciação (nível A1). Após observação da turma e análise dos dados obtidos através dos questionários exploratórios na fase de planificação, identifiquei um problema real da turma, elaborando assim um plano de intervenção que foi consequentemente aplicado. O objetivo principal deste projeto foi desenvolver a competência lexical dos alunos e, em simultâneo, promover a sua motivação e estimular a sua autonomia através da construção de um Livro de Recortes. Após análise de documentos orientadores e reguladores do processo de ensino/aprendizagem, nomeadamente: o Plan Curricular del Instituto Cervantes, o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, o Programa Nacional da disciplina de espanhol e a Planificação Anual e após pesquisa e leitura de bibliografia adequada, toda a estruturação do Livro de Recortes foi pensada de forma a motivar os alunos, dar-lhes autonomia e a poderem usar diversas estratégias de aprendizagem que permitissem o desenvolvimento da sua competência lexical. Todo o processo de construção do Livro de Recortes foi acompanhado de constante autorregulação e auto/heteroavaliação, assumindo os alunos um papel ativo e central na sua aprendizagem. No final, o Livro de Recortes revelou-se, de facto, um instrumento útil e eficaz, permitindo alcançar com sucesso os objetivos pretendidos. Ainda que com certas limitações, tais como: bibliografia escassa, poucos estudos atuais sobre léxico, a aprendizagem foi significativa tanto para os alunos como para a professora em formação e, por isso, recomenda-se o seu uso para o ensino/aprendizagem de LE e para estudos futuros relacionados, por exemplo, com o trabalho com dicionários e com o desenvolvimento de estratégias específicas de memorização.This document is a report documenting the investigative-active project on “The development of the lexical competence through the Scrapbook” that I developed in the context of my trainee-teacher practicum as part of the Master in Teaching English and Spanish in Basic and Secondary Schools held at the University of Minho. The project was developed by accompanying and intervening in the classes of a Portuguese 7th grade group in their first year learning Spanish as a foreign language (level A1). The main goal of this project was developing the lexical competence of the students and, simultaneously, promoting their motivation and stimulating their autonomy through the construction of a Scrapbook. After analysing the orienting and regulating documents of the teaching/learning process such as: the Plan Curricular del Instituto Cervantes; the Common European Framework of Reference for Languages; the National Program of the Spanish subject and the Annual Plan and after searching and reading adequate bibliography, the whole structure of the Scrapbook was thought in order to motivate students, to give them autonomy and to make them use different learning strategies that could permit the development of their lexical competence. The whole process of construction of the Scrapbook was accompanied of constant regulation and assessment, which give the students an active and central role in their own learning. In the end, the Scrapbook revealed itself as a useful and efficient tool allowing the achievement of the intended goals. Although there were some limitations such as: few bibliography and few updated studies on vocabulary, it is recommended that we use it for the teaching/learning of the FL as well as for future investigation related, for instance, with the work with dictionaries and with the development of specific strategies of memorization.Pazos Justo, CarlosUniversidade do MinhoFernandes, Marta Andreia dos Santos20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38065por201407337info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:37.106258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da competência lexical através do Livro de Recortes
The development of the lexical competence through the Scrapbook
title O desenvolvimento da competência lexical através do Livro de Recortes
spellingShingle O desenvolvimento da competência lexical através do Livro de Recortes
Fernandes, Marta Andreia dos Santos
806.0:372.88
372.88:806.0
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O desenvolvimento da competência lexical através do Livro de Recortes
title_full O desenvolvimento da competência lexical através do Livro de Recortes
title_fullStr O desenvolvimento da competência lexical através do Livro de Recortes
title_full_unstemmed O desenvolvimento da competência lexical através do Livro de Recortes
title_sort O desenvolvimento da competência lexical através do Livro de Recortes
author Fernandes, Marta Andreia dos Santos
author_facet Fernandes, Marta Andreia dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pazos Justo, Carlos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Marta Andreia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv 806.0:372.88
372.88:806.0
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 806.0:372.88
372.88:806.0
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38065
url http://hdl.handle.net/1822/38065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132196346265600