Desenvolver a competência gramatical na aprendizagem do espanhol língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Paula Cristina Marques Paiva Dias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24158
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no Terceiro Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
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spelling Desenvolver a competência gramatical na aprendizagem do espanhol língua estrangeira806.0:372.88372.88:806.0Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no Terceiro Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório de estágio foi elaborado e organizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Profissional do Mestrado e pretende ser uma reflexão crítica sobre a implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica, o seu desenvolvimento e a sua avaliação, no decorrer deste ano letivo. O tema do projeto assenta no desenvolvimento da Competência Gramatical na aprendizagem da Língua Espanhola, num contexto específico de uma turma do sétimo ano, nível 1 (iniciação) de uma Escola Secundária de Braga. A escolha deste tema prendeu-se com o facto da aprendizagem da Gramática ser uma matéria que, frequentemente, suscita dúvidas e dificuldades aos alunos, quer pela sua diversidade, quer pela sua complexidade. Para que esta aprendizagem decorra de uma forma eficiente e produtiva, é imprescindível desenvolver estratégias e atividades criativas e motivadoras que facilitem a compreensão e a aplicação desses conteúdos, sempre inseridos num contexto comunicativo e enfatizando-se a atenção à forma, numa pedagogia pela descoberta. Com base nestas questões e, tendo em conta, o contexto de intervenção, o Currículo Nacional, o Programa da Língua Espanhola, as orientações do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Conselho da Europa, 2001) e a consulta de bibliografia sobre o tema apresentado, procurou-se dar cumprimento aos seguintes objetivos: (1) Observar as competências evidenciadas pelos alunos no domínio gramatical; (2) Aferir as perceções dos alunos quanto às suas dificuldades e/ou facilidades no domínio gramatical; (3) Desenvolver propostas de intervenção que promovam o desenvolvimento dessa competência inserida num contexto comunicativo; (4) Desenvolver a autorregulação da aprendizagem, com enfoque na identificação e resolução de dificuldades ao nível da aprendizagem de conteúdos gramaticais; (5) Avaliar o impacto das estratégias propostas no desenvolvimento dessa competência e no desenvolvimento profissional reflexivo do professor. Para uma melhor avaliação dos resultados das aprendizagens e, consequentemente, da eficácia da implementação do Projeto, utilizaram-se instrumentos de recolha de informação das perceções dos alunos relativamente ao domínio gramatical, antes e no final da intervenção. Na fase de desenvolvimento do Projeto utilizaram-se estratégias centradas na autoavaliação dos alunos e na reflexão conjunta desses resultados, o que proporcionou, ainda, a redefinição das estratégias e a melhoria das minhas práticas, enquanto professora. Os resultados sugerem que a aprendizagem da gramática reveste-se de extrema importância na aquisição da competência comunicativa e é tanto mais interessante e útil, quanto mais é inserida em conteúdos lexicais e funcionais apropriados ao seu uso. Apesar de ser uma matéria que, por si só, desperta pouca motivação nos alunos, constata-se que o desenvolvimento de estratégias diversificadas e atrativas, em que o aluno assume um papel ativo, e a utilização de fichas de trabalho de aplicação de cada conteúdo gramatical são meios que facilitam a sua aquisição. Não obstante, o ensino e a aprendizagem da gramática continuam a ser um tema de trabalho muito produtivo e pertinente no campo da investigação.Le présent rapport a été élaboré et organisé à propos du stage professionnel du Master et prétend être une réflexion critique sur l’implémentation du Projet d’intervention pédagogique, son développement et son évaluation, pendant cette année scolaire. Le thème du projet s’appuie sur le développement de la Compétence Grammaticale dans l’apprentissage de la langue espagnole, dans un contexte spécifique d’une classe de septième année, niveau 1 (initiation) d’une école secondaire, à Braga. Le choix de ce thème s’attache au fait que l’apprentissage de la Grammaire est une matière que entraîne, souvent, des doutes et des difficultés aux élèves, soit pour sa diversité, soit pour sa complexité. Afin que cet apprentissage se déroule d’une manière efficace et productive, il faut développer des stratégies et des activités créatives et motivantes qui facilitent la compréhension et l’application de ces contenus, engagés toujours dans un contexte communicatif, d’attention à la forme, dans une pédagogie par la découverte. En prenant en compte ces questions, le contexte de l’intervention, le Curriculum National, le Programme de la Langue Espagnole, les orientations du Cadre Européen Commun de Référence pour Les langues (Conseil de l’Europe, 2001) et la consultation de la bibliographie sur le thème présenté, on a essayé de répondre aux objectifs suivants : (1) Observer les compétences des élèves dans le domaine grammatical ; (2) Vérifier les perceptions des élèves à propos de leurs difficultés et/ou facilités dans le domaine grammatical ; (3) Elaborer des propositions d’intervention pour développer ces compétences insérées dans un contexte communicatif ; (4) Développer l’autorégulation de l’apprentissage à partir de l’identification et de la résolution des difficultés au niveau de l’apprentissage des contenus grammaticaux ; (5) Évaluer l’impact des stratégies proposées dans le développement de cette compétence et dans de développement professionnel réflexif du professeur. Pour une meilleure évaluation des résultats de l’apprentissage et, conséquemment, de l’efficace de l’implémentation du Projet, j’ai utilisé des instruments de recueil d’information sur les perceptions des élèves en relation au domaine grammatical, avant et à la fin de l’intervention. Dans l’étape de développement du Projet, j’ai utilisé des stratégies centrées dans l’autoévaluation des élèves et dans la réflexion conjointe de ses résultats, ce qui a permis, encore, la redéfinition des stratégies et l’amélioration de mes pratiques comme professeur. Les résultats suggèrent que l’apprentissage de la grammaire est d’une extrême importance dans l’acquisition de la compétence communicative et c’est plus intéressante et utile, plus elle est engagée aux contenus lexicaux et fonctionnels appropriés à son usage. Malgré le fait d´être une matière qui, par soi-même, excite peu la motivation des élèves, on constate que le développement des stratégies diversifiées et attractives, dans lesquelles l’élève assume un rôle actif, et l’utilisation des fiches de travail d’application de chaque contenu grammatical sont des moyens qui facilitent son acquisition. Nonobstant l’enseignement et l’apprentissage de la grammaire continuent à être un thème de travail très productif et pertinent dans le champ de l’investigation.Núñez Sabarís, XaquínDionísio, Maria de Lourdes da TrindadeUniversidade do MinhoFernandes, Paula Cristina Marques Paiva Dias20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:24.717625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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