As transições ao longo do ciclo de vida familiar: famílias com filhos pequenos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Helena Rafaela Vieira do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8258
Resumo: Enquadramento: As mudanças dos últimos anos em Portugal e no mundo envolveram mudanças profundas na estrutura e organização familiar. O desenvolvimento da família ao longo do seu ciclo de vida é caracterizado por um percurso único, movido por eventos previsíveis ou imprevisíveis e pelas tendências sociais. Até ao momento poucos estudos se centraram numa etapa específica do ciclo de vida familiar: as famílias com filhos pequenos. Objetivos: Explorar e descrever as tarefas inerentes às famílias com filhos pequenos na transição para os filhos no pré-escolar e, compreender a transição das famílias com filhos pequenos para os filhos pré-escolar. Métodos: Desenvolvemos um estudo com abordagem qualitativa, recorrendo a duas sessões de grupo focal com profissionais da área da educação, saúde, e pais com um filho de 3 anos, num total de seis pessoas. As entrevistas foram transcritas e a análise do conteúdo teve por base os pressupostos de Bardin. O estudo foi aprovado pela comissão de ética da administração regional de saúde. Resultados: Da análise das entrevistas emergiram quatro categorias que ilustram a experiência das famílias com filhos pequenos. Tempo para ser criança, tempo para ser família, tempo em creche e tempo para a saúde, são os diferentes e complexos tempos destas famílias. O tempo é considerado um elemento central na experiência e organização do sistema da família em interação com os vários sistemas que a rodeia, incluindo a educação e a saúde. Conclusão: Este estudo permitiu compreender os desafios e as vivências das famílias com filhos pequenos na transição dos filhos para o pré-escolar e, contribui para estudos posteriores que pretendam envolver uma avaliação e intervenção integradora com as famílias, particularmente as com filhos pequenos.
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