As transições ao longo do ciclo de vida familiar: famílias com filhos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Cláudia Cristina Vieira Carvalho de Oliveira Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8561
Resumo: Enquadramento: Este relatório reporta-se ao percurso de estágio realizado na USF de Gualtar. Ao longo deste período, verificámos a pertinência de se realizar um estudo sobre o ciclo de vida familiar. A abordagem do ciclo vital da família, baseada nas teorias do desenvolvimento, trouxe inegáveis contributos à teoria e prática da saúde familiar. Contudo, esta abordagem tem sido posta em causa por alguns investigadores que equacionam se esta se mantem válida e útil dada a diversidade e complexidade da família na atualidade. A escolha da etapa família com filhos na escola surgiu de necessidades que emergiram do contexto deste estágio. Objetivos: O percurso de estágio foi orientado pelo Perfil de Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Familiar definido pela Ordem dos Enfermeiros, designadamente (i) cuidar da família como unidade de cuidados; e (ii) prestar cuidados específicos nas diferentes fases do ciclo de vida da família. Relativamente ao estudo empírico, de modo a contribuir para uma atualização das tarefas inerentes ao ciclo de vida familiar, nomeadamente da etapa famílias com filhos na escola, o objetivo geral deste estudo é explorar e descrever as tarefas inerentes às transições ao longo do ciclo de vida das famílias com filhos na escola. Métodos: O relatório apresenta um estilo descritivo e reflexivo. Para concretizar os objetivos propostos para o Estudo Empírico, optámos por um estudo de natureza qualitativa. Recorremos à técnica de focus group com peritos da área da saúde, da educação e pais de crianças em idade escolar. Realizámos análise de conteúdo dos registos das sessões de focus group. Resultados: O facto de narrar e refletir sobre as experiências de estágio ajudou a tornar a concetualização da saúde familiar mais clara e significativa. Da análise efetuada do focus group emergiram quatro categorias: gestão do tempo, relação família/escola, autonomia da criança e impacte nos subsistemas familiares. Estas categorias refletem as tarefas inerentes à etapa família com filhos na escola. Conclusão: A experiência de estágio no âmbito deste curso é relevante e tem um potencial transformador dos atores, profissionais de saúde e do contexto das Unidades de Saúde Familiar. O estudo contribuiu para uma atualização do ciclo de vida familiar, no que concerne à etapa família com filhos na escola. Apesar da diversidade das estruturas familiares no século XXI, existem algumas características similares, transversais à maioria das famílias e que este estudo pretendeu responder, no que à etapa família com filhos na escola diz respeito.
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Objetivos: O percurso de estágio foi orientado pelo Perfil de Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Familiar definido pela Ordem dos Enfermeiros, designadamente (i) cuidar da família como unidade de cuidados; e (ii) prestar cuidados específicos nas diferentes fases do ciclo de vida da família. Relativamente ao estudo empírico, de modo a contribuir para uma atualização das tarefas inerentes ao ciclo de vida familiar, nomeadamente da etapa famílias com filhos na escola, o objetivo geral deste estudo é explorar e descrever as tarefas inerentes às transições ao longo do ciclo de vida das famílias com filhos na escola. Métodos: O relatório apresenta um estilo descritivo e reflexivo. Para concretizar os objetivos propostos para o Estudo Empírico, optámos por um estudo de natureza qualitativa. Recorremos à técnica de focus group com peritos da área da saúde, da educação e pais de crianças em idade escolar. Realizámos análise de conteúdo dos registos das sessões de focus group. Resultados: O facto de narrar e refletir sobre as experiências de estágio ajudou a tornar a concetualização da saúde familiar mais clara e significativa. Da análise efetuada do focus group emergiram quatro categorias: gestão do tempo, relação família/escola, autonomia da criança e impacte nos subsistemas familiares. Estas categorias refletem as tarefas inerentes à etapa família com filhos na escola. Conclusão: A experiência de estágio no âmbito deste curso é relevante e tem um potencial transformador dos atores, profissionais de saúde e do contexto das Unidades de Saúde Familiar. O estudo contribuiu para uma atualização do ciclo de vida familiar, no que concerne à etapa família com filhos na escola. Apesar da diversidade das estruturas familiares no século XXI, existem algumas características similares, transversais à maioria das famílias e que este estudo pretendeu responder, no que à etapa família com filhos na escola diz respeito.Background: This report refers to the clinical practice held at USF Gualtar. During this period, we have found the relevance of conducting a study of family life cycle. The family life cycle approach, based on developmental theories, has brought relevant contributions to the theory and practice of family health. However, some researchers who consider whether this is valid and useful, given the diversity and complexity of the family today, have questioned this approach. The choice of the step - family with children in the school - came from needs that emerged from the clinical context. Aim: Clinical Practice was guided by the Competences of the Family Health Nursing Specialist defined by the Portuguese Nursing Regulator: (i) caring for the family as a care unit; and (ii) provide specific care at different stages of the family life cycle. Regarding the empirical study, in order to contribute to an updating of the family life cycle tasks, namely the step of families with children in school, the general objective of this study is to explore and describe the tasks inherent to the transitions throughout the family life cycle of families with children in school. Methods: The report has a descriptive and reflective style. To achieve study objectives, we opted for a qualitative study. We used the technique of focus group with experts from the health, education and parents of schoolchildren. We performed content analysis of the records of the focus group sessions. Results: Narrating and reflecting on clinical practice experiences has helped to make the conceptualization of family health clearer and more meaningful. Four categories emerged from the analysis of focus group: time management, family/school relationship, child autonomy and impact on family subsystems. These categories reflect family with children in school tasks. Conclusions: This clinical practice is relevant and has a transformative potential of the actors, health professionals, and the context of the Family Health Units. This study contributed to an update of the family life cycle, regarding the family with children in school step. Despite the diversity of the 21st century family structures, there are some similar characteristics and tasks transversal to most families and that this study wanted to answer, as to the stage family with children in school concerns.2018-07-25T16:16:53Z2018-04-09T00:00:00Z2018-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8561TID:202324435porAugusto, Cláudia Cristina Vieira Carvalho de Oliveira Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:16.879271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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