Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2287 |
Resumo: | A transição para a vida adulta é um marco importante na vida de qualquer sujeito e, entre outros desafios, implica a entrada no mundo do trabalho. Obter o primeiro emprego é uma tarefa árdua para todos, mas torna-se ainda mais difícil para a população com incapacidade intelectual, pois ainda existem barreiras no meio e preconceitos que não foram ultrapassados. Tendo em conta que as habilidades sociais e socioprofissionais têm sido cada vez mais valorizadas neste contexto, torna-se fundamental desenvolvê-las também junto desta população, de forma a aumentar a probabilidade de iniciarem a prática laboral. Posto isto, o presente estudo visa perceber se o programa de intervenção “Sou Capaz – Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioprofissionais” promove melhorias nas habilidades socioprofissionais destes sujeitos, e se essas melhorias se mantêm ao longo do tempo. Assim sendo, constitui-se uma amostra de 10 sujeitos institucionalizados numa IPSS do Funchal. Esta investigação pressupõe um estudo de caso do tipo descritivo, recorrendo a uma abordagem quantitativa, no qual se utilizou a metodologia multiple probe design. Foram aplicados dois instrumentos: o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) numa forma adaptada, e o Registo de Observação de Habilidades Sociais Profissionais (ROHSP). Os resultados obtidos apontam para uma evolução após a aplicação do programa, em algumas habilidades socioprofissionais avaliadas, registando-se dificuldades na manutenção das aquisições. Conclui-se, portanto, que é necessário continuar a apostar na reflexão sobre a arquitetura de programas psicoeducativos para a população com incapacidade intelectual, tendo por base a evidência científica decorrente da investigação a este respeito. |
id |
RCAP_1420102719bf3cfaf55c6b85472050b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2287 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervençãoEmpregoIncapacidadeNecessidades educativas especiaisHabilidades sociaisHabilidades socioprofissionaisEmploymentDisabilitySpecial needsSocial skillsSocio-professional skillsPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA transição para a vida adulta é um marco importante na vida de qualquer sujeito e, entre outros desafios, implica a entrada no mundo do trabalho. Obter o primeiro emprego é uma tarefa árdua para todos, mas torna-se ainda mais difícil para a população com incapacidade intelectual, pois ainda existem barreiras no meio e preconceitos que não foram ultrapassados. Tendo em conta que as habilidades sociais e socioprofissionais têm sido cada vez mais valorizadas neste contexto, torna-se fundamental desenvolvê-las também junto desta população, de forma a aumentar a probabilidade de iniciarem a prática laboral. Posto isto, o presente estudo visa perceber se o programa de intervenção “Sou Capaz – Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioprofissionais” promove melhorias nas habilidades socioprofissionais destes sujeitos, e se essas melhorias se mantêm ao longo do tempo. Assim sendo, constitui-se uma amostra de 10 sujeitos institucionalizados numa IPSS do Funchal. Esta investigação pressupõe um estudo de caso do tipo descritivo, recorrendo a uma abordagem quantitativa, no qual se utilizou a metodologia multiple probe design. Foram aplicados dois instrumentos: o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) numa forma adaptada, e o Registo de Observação de Habilidades Sociais Profissionais (ROHSP). Os resultados obtidos apontam para uma evolução após a aplicação do programa, em algumas habilidades socioprofissionais avaliadas, registando-se dificuldades na manutenção das aquisições. Conclui-se, portanto, que é necessário continuar a apostar na reflexão sobre a arquitetura de programas psicoeducativos para a população com incapacidade intelectual, tendo por base a evidência científica decorrente da investigação a este respeito.The transition to adulthood is an important moment in the life of any individual and, among other challenges, it implies the enter on the labour market. Getting the first job is an arduous task for everyone, but it becomes even more difficult for the population with intellectual disability, because there are still organizational barriers and prejudice to overcome. Considering that social and socio-professional skills have been increasingly valued in this context, it is critical to develop them with this population, to increase their probability of starting a career at work. Thus, the present study aims to examine whether the intervention program "Sou Capaz – Socio-professional Skills Development Program" promotes the improvement of the socio-professional skills of these individuals, and if these improvements can persist over time. In the current study, a sample of 10 subjects institutionalized in a PISS of Funchal was used. This research was developed following a descriptive case study research plan, using a quantitative approach and a multiple probe design methodology. Two instruments were implemented in order to study the program impact: the Social Skills Inventory (SSI) in an adapted form, and the Professional Social Skills Observation System (PSSOS). The results have shown that the program has contributed to some of the evolution after the intervention, in some socio-professional skills evaluated, still follow up assessments have shown that some of the improvements did not have persisted over time. Therefore, one of the main conclusions is that it is imperative to reflect and optimize the structure of psychoeducational programs for the population with intellectual disability, relying on scientific evidence.Franco, Maria da Glória Salazar d`Eça CostaRodrigues, Nuno Miguel VieiraDigitUMaRodrigues, Ana Sofia Silva2019-03-07T09:53:21Z2019-01-22T00:00:00Z2019-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2287202179710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:03Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:03.523430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção |
title |
Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção |
spellingShingle |
Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção Rodrigues, Ana Sofia Silva Emprego Incapacidade Necessidades educativas especiais Habilidades sociais Habilidades socioprofissionais Employment Disability Special needs Social skills Socio-professional skills Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção |
title_full |
Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção |
title_fullStr |
Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção |
title_sort |
Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção |
author |
Rodrigues, Ana Sofia Silva |
author_facet |
Rodrigues, Ana Sofia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Franco, Maria da Glória Salazar d`Eça Costa Rodrigues, Nuno Miguel Vieira DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Sofia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emprego Incapacidade Necessidades educativas especiais Habilidades sociais Habilidades socioprofissionais Employment Disability Special needs Social skills Socio-professional skills Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Emprego Incapacidade Necessidades educativas especiais Habilidades sociais Habilidades socioprofissionais Employment Disability Special needs Social skills Socio-professional skills Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A transição para a vida adulta é um marco importante na vida de qualquer sujeito e, entre outros desafios, implica a entrada no mundo do trabalho. Obter o primeiro emprego é uma tarefa árdua para todos, mas torna-se ainda mais difícil para a população com incapacidade intelectual, pois ainda existem barreiras no meio e preconceitos que não foram ultrapassados. Tendo em conta que as habilidades sociais e socioprofissionais têm sido cada vez mais valorizadas neste contexto, torna-se fundamental desenvolvê-las também junto desta população, de forma a aumentar a probabilidade de iniciarem a prática laboral. Posto isto, o presente estudo visa perceber se o programa de intervenção “Sou Capaz – Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioprofissionais” promove melhorias nas habilidades socioprofissionais destes sujeitos, e se essas melhorias se mantêm ao longo do tempo. Assim sendo, constitui-se uma amostra de 10 sujeitos institucionalizados numa IPSS do Funchal. Esta investigação pressupõe um estudo de caso do tipo descritivo, recorrendo a uma abordagem quantitativa, no qual se utilizou a metodologia multiple probe design. Foram aplicados dois instrumentos: o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) numa forma adaptada, e o Registo de Observação de Habilidades Sociais Profissionais (ROHSP). Os resultados obtidos apontam para uma evolução após a aplicação do programa, em algumas habilidades socioprofissionais avaliadas, registando-se dificuldades na manutenção das aquisições. Conclui-se, portanto, que é necessário continuar a apostar na reflexão sobre a arquitetura de programas psicoeducativos para a população com incapacidade intelectual, tendo por base a evidência científica decorrente da investigação a este respeito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-07T09:53:21Z 2019-01-22T00:00:00Z 2019-01-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2287 202179710 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2287 |
identifier_str_mv |
202179710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129921078951936 |