Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Sofia Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2287
Resumo: A transição para a vida adulta é um marco importante na vida de qualquer sujeito e, entre outros desafios, implica a entrada no mundo do trabalho. Obter o primeiro emprego é uma tarefa árdua para todos, mas torna-se ainda mais difícil para a população com incapacidade intelectual, pois ainda existem barreiras no meio e preconceitos que não foram ultrapassados. Tendo em conta que as habilidades sociais e socioprofissionais têm sido cada vez mais valorizadas neste contexto, torna-se fundamental desenvolvê-las também junto desta população, de forma a aumentar a probabilidade de iniciarem a prática laboral. Posto isto, o presente estudo visa perceber se o programa de intervenção “Sou Capaz – Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioprofissionais” promove melhorias nas habilidades socioprofissionais destes sujeitos, e se essas melhorias se mantêm ao longo do tempo. Assim sendo, constitui-se uma amostra de 10 sujeitos institucionalizados numa IPSS do Funchal. Esta investigação pressupõe um estudo de caso do tipo descritivo, recorrendo a uma abordagem quantitativa, no qual se utilizou a metodologia multiple probe design. Foram aplicados dois instrumentos: o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) numa forma adaptada, e o Registo de Observação de Habilidades Sociais Profissionais (ROHSP). Os resultados obtidos apontam para uma evolução após a aplicação do programa, em algumas habilidades socioprofissionais avaliadas, registando-se dificuldades na manutenção das aquisições. Conclui-se, portanto, que é necessário continuar a apostar na reflexão sobre a arquitetura de programas psicoeducativos para a população com incapacidade intelectual, tendo por base a evidência científica decorrente da investigação a este respeito.
id RCAP_1420102719bf3cfaf55c6b85472050b6
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2287
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervençãoEmpregoIncapacidadeNecessidades educativas especiaisHabilidades sociaisHabilidades socioprofissionaisEmploymentDisabilitySpecial needsSocial skillsSocio-professional skillsPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA transição para a vida adulta é um marco importante na vida de qualquer sujeito e, entre outros desafios, implica a entrada no mundo do trabalho. Obter o primeiro emprego é uma tarefa árdua para todos, mas torna-se ainda mais difícil para a população com incapacidade intelectual, pois ainda existem barreiras no meio e preconceitos que não foram ultrapassados. Tendo em conta que as habilidades sociais e socioprofissionais têm sido cada vez mais valorizadas neste contexto, torna-se fundamental desenvolvê-las também junto desta população, de forma a aumentar a probabilidade de iniciarem a prática laboral. Posto isto, o presente estudo visa perceber se o programa de intervenção “Sou Capaz – Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioprofissionais” promove melhorias nas habilidades socioprofissionais destes sujeitos, e se essas melhorias se mantêm ao longo do tempo. Assim sendo, constitui-se uma amostra de 10 sujeitos institucionalizados numa IPSS do Funchal. Esta investigação pressupõe um estudo de caso do tipo descritivo, recorrendo a uma abordagem quantitativa, no qual se utilizou a metodologia multiple probe design. Foram aplicados dois instrumentos: o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) numa forma adaptada, e o Registo de Observação de Habilidades Sociais Profissionais (ROHSP). Os resultados obtidos apontam para uma evolução após a aplicação do programa, em algumas habilidades socioprofissionais avaliadas, registando-se dificuldades na manutenção das aquisições. Conclui-se, portanto, que é necessário continuar a apostar na reflexão sobre a arquitetura de programas psicoeducativos para a população com incapacidade intelectual, tendo por base a evidência científica decorrente da investigação a este respeito.The transition to adulthood is an important moment in the life of any individual and, among other challenges, it implies the enter on the labour market. Getting the first job is an arduous task for everyone, but it becomes even more difficult for the population with intellectual disability, because there are still organizational barriers and prejudice to overcome. Considering that social and socio-professional skills have been increasingly valued in this context, it is critical to develop them with this population, to increase their probability of starting a career at work. Thus, the present study aims to examine whether the intervention program "Sou Capaz – Socio-professional Skills Development Program" promotes the improvement of the socio-professional skills of these individuals, and if these improvements can persist over time. In the current study, a sample of 10 subjects institutionalized in a PISS of Funchal was used. This research was developed following a descriptive case study research plan, using a quantitative approach and a multiple probe design methodology. Two instruments were implemented in order to study the program impact: the Social Skills Inventory (SSI) in an adapted form, and the Professional Social Skills Observation System (PSSOS). The results have shown that the program has contributed to some of the evolution after the intervention, in some socio-professional skills evaluated, still follow up assessments have shown that some of the improvements did not have persisted over time. Therefore, one of the main conclusions is that it is imperative to reflect and optimize the structure of psychoeducational programs for the population with intellectual disability, relying on scientific evidence.Franco, Maria da Glória Salazar d`Eça CostaRodrigues, Nuno Miguel VieiraDigitUMaRodrigues, Ana Sofia Silva2019-03-07T09:53:21Z2019-01-22T00:00:00Z2019-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2287202179710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:03Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:03.523430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção
title Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção
spellingShingle Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção
Rodrigues, Ana Sofia Silva
Emprego
Incapacidade
Necessidades educativas especiais
Habilidades sociais
Habilidades socioprofissionais
Employment
Disability
Special needs
Social skills
Socio-professional skills
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção
title_full Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção
title_fullStr Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção
title_full_unstemmed Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção
title_sort Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção
author Rodrigues, Ana Sofia Silva
author_facet Rodrigues, Ana Sofia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Maria da Glória Salazar d`Eça Costa
Rodrigues, Nuno Miguel Vieira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Sofia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Emprego
Incapacidade
Necessidades educativas especiais
Habilidades sociais
Habilidades socioprofissionais
Employment
Disability
Special needs
Social skills
Socio-professional skills
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Emprego
Incapacidade
Necessidades educativas especiais
Habilidades sociais
Habilidades socioprofissionais
Employment
Disability
Special needs
Social skills
Socio-professional skills
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A transição para a vida adulta é um marco importante na vida de qualquer sujeito e, entre outros desafios, implica a entrada no mundo do trabalho. Obter o primeiro emprego é uma tarefa árdua para todos, mas torna-se ainda mais difícil para a população com incapacidade intelectual, pois ainda existem barreiras no meio e preconceitos que não foram ultrapassados. Tendo em conta que as habilidades sociais e socioprofissionais têm sido cada vez mais valorizadas neste contexto, torna-se fundamental desenvolvê-las também junto desta população, de forma a aumentar a probabilidade de iniciarem a prática laboral. Posto isto, o presente estudo visa perceber se o programa de intervenção “Sou Capaz – Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioprofissionais” promove melhorias nas habilidades socioprofissionais destes sujeitos, e se essas melhorias se mantêm ao longo do tempo. Assim sendo, constitui-se uma amostra de 10 sujeitos institucionalizados numa IPSS do Funchal. Esta investigação pressupõe um estudo de caso do tipo descritivo, recorrendo a uma abordagem quantitativa, no qual se utilizou a metodologia multiple probe design. Foram aplicados dois instrumentos: o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) numa forma adaptada, e o Registo de Observação de Habilidades Sociais Profissionais (ROHSP). Os resultados obtidos apontam para uma evolução após a aplicação do programa, em algumas habilidades socioprofissionais avaliadas, registando-se dificuldades na manutenção das aquisições. Conclui-se, portanto, que é necessário continuar a apostar na reflexão sobre a arquitetura de programas psicoeducativos para a população com incapacidade intelectual, tendo por base a evidência científica decorrente da investigação a este respeito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-07T09:53:21Z
2019-01-22T00:00:00Z
2019-01-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2287
202179710
url http://hdl.handle.net/10400.13/2287
identifier_str_mv 202179710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129921078951936