Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marta Filipa Tomás
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8538
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, que se integra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, o mesmo tem um caráter reflexivo e descreve as experiências desenvolvidas pela mestranda. Ao longo do presente documento será possível conhecer o percurso trilhado pela professora estagiária guiado pelos pressupostos teóricos, legais e didáticos que permitiram desenvolver uma aprendizagem bastante consolidada acerca do ensino e da aprendizagem. A investigação-ação inspirou os momentos de prática educativa supervisionada, pautada por momentos de observação, ação e reflexão pós-ação, o que permitiu melhorar as práticas de forma a proporcionar aos alunos aprendizagens significativas. Todo o percurso foi marcado por um processo de supervisão que permitiu desenvolver uma atitude crítica e reflexiva que se mostrou fulcral para o desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária. A caminhada da mestranda não seria possível sem o apoio do par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais, visto que todos partilharam saberes, incertezas e pensamentos, enriquecendo o processo de aprendizagem. Este é o momento de encerramento de uma fase na vida da mestranda, a mesma está ciente de que este será o início de um longo percurso de aprendizagem, sabendo que o ciclo que se encerra permitiu comprovar as inspirações que sempre moveram a mestranda desde o primeiro momento em que iniciou este mestrado.
id RCAP_143c7121f980401214a6f1588278d1ac
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaTrabalho colaborativoReflexãoPrática educativaSupervisãoCollaborative workReflectionEducational practiceSupervisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, que se integra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, o mesmo tem um caráter reflexivo e descreve as experiências desenvolvidas pela mestranda. Ao longo do presente documento será possível conhecer o percurso trilhado pela professora estagiária guiado pelos pressupostos teóricos, legais e didáticos que permitiram desenvolver uma aprendizagem bastante consolidada acerca do ensino e da aprendizagem. A investigação-ação inspirou os momentos de prática educativa supervisionada, pautada por momentos de observação, ação e reflexão pós-ação, o que permitiu melhorar as práticas de forma a proporcionar aos alunos aprendizagens significativas. Todo o percurso foi marcado por um processo de supervisão que permitiu desenvolver uma atitude crítica e reflexiva que se mostrou fulcral para o desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária. A caminhada da mestranda não seria possível sem o apoio do par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais, visto que todos partilharam saberes, incertezas e pensamentos, enriquecendo o processo de aprendizagem. Este é o momento de encerramento de uma fase na vida da mestranda, a mesma está ciente de que este será o início de um longo percurso de aprendizagem, sabendo que o ciclo que se encerra permitiu comprovar as inspirações que sempre moveram a mestranda desde o primeiro momento em que iniciou este mestrado.This report was prepared as part of the Master in Education 1st and 2nd cycle of basic education, course of Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio. The report is intended to reflect and describe the experiences developed by the graduate student during the internship. Throughout the document is given to know the trainee teacher’s work. This was a path guided by theoretical, legal and educational assumptions used to develop a fairly consolidated learning about education. The research-action inspired supervised educational practice, marked by moments of observation, action and post-action reflection which provided significant learning to the students. Supervision during the internship allowed developing a critical and reflective attitude that was crucial for trainee teacher’s professional and personal development. Thus, the walk of graduate student would not have been possible without the support of the pedagogical pair, cooperative and institutional supervisors. All shared knowledge, doubts and thoughts, enriching the learning process. This report ends a course of study that proved the inspiration that always moved the graduate student. However, the student is aware that now begins a new and long-distance learningInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José Alexandre SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Marta Filipa Tomás2016-10-10T13:52:49Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8538TID:201267152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:21.566399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
spellingShingle Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
Carvalho, Marta Filipa Tomás
Trabalho colaborativo
Reflexão
Prática educativa
Supervisão
Collaborative work
Reflection
Educational practice
Supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_full Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_fullStr Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_sort Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
author Carvalho, Marta Filipa Tomás
author_facet Carvalho, Marta Filipa Tomás
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, José Alexandre Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marta Filipa Tomás
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho colaborativo
Reflexão
Prática educativa
Supervisão
Collaborative work
Reflection
Educational practice
Supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Trabalho colaborativo
Reflexão
Prática educativa
Supervisão
Collaborative work
Reflection
Educational practice
Supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, que se integra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, o mesmo tem um caráter reflexivo e descreve as experiências desenvolvidas pela mestranda. Ao longo do presente documento será possível conhecer o percurso trilhado pela professora estagiária guiado pelos pressupostos teóricos, legais e didáticos que permitiram desenvolver uma aprendizagem bastante consolidada acerca do ensino e da aprendizagem. A investigação-ação inspirou os momentos de prática educativa supervisionada, pautada por momentos de observação, ação e reflexão pós-ação, o que permitiu melhorar as práticas de forma a proporcionar aos alunos aprendizagens significativas. Todo o percurso foi marcado por um processo de supervisão que permitiu desenvolver uma atitude crítica e reflexiva que se mostrou fulcral para o desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária. A caminhada da mestranda não seria possível sem o apoio do par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais, visto que todos partilharam saberes, incertezas e pensamentos, enriquecendo o processo de aprendizagem. Este é o momento de encerramento de uma fase na vida da mestranda, a mesma está ciente de que este será o início de um longo percurso de aprendizagem, sabendo que o ciclo que se encerra permitiu comprovar as inspirações que sempre moveram a mestranda desde o primeiro momento em que iniciou este mestrado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10T13:52:49Z
2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8538
TID:201267152
url http://hdl.handle.net/10400.22/8538
identifier_str_mv TID:201267152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131389902192640