Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Sofia Freire
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8741
Resumo: O presente relatório de estágio descreve de forma reflexiva as experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito da unidade curricular: Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Percorrendo este documento será possível conhecer todo o percurso educativo realizado pela professora estagiária pautado por pressupostos legais, teóricos e didáticos que permitiram uma aprendizagem contínua e suportada sobre o que é aprender e ensinar. A prática educativa supervisionada foi ganhando forma através de um processo cíclico de observação, ação e reflexão pós-ação, inspirado na investigação-ação, o que permitiu pensar e melhorar as ações educativas, por forma a proporcionar aos estudantes aprendizagens significativas. Toda esta caminhada foi orientada por um processo de supervisão, o qual permitiu desenvolver uma postura reflexiva, crítica, consciente e partilhada, fundamental para desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. Acreditando que nada se consegue sozinho, não podia deixar de se enaltecer a colaboração desenvolvida com os supervisores institucionais, com os orientadores cooperantes e com o par pedagógico que, permitindo uma partilha de saberes, dúvidas, incertezas e pensamentos, enriqueceu o processo de aprendizagem. Toda esta viagem, pela profissão docente, confirmou as aspirações que sempre moveram a futura professora desde o primeiro momento em que entrou no contexto educativo, a paixão de ser professor.
id RCAP_9a5130cc70ad095bc0397c63e3306abf
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8741
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioSingularidades de ser professorPrática educativaSupervisãoReflexãoColaboraçãoEducational practiceSupervisionReflectionCollaborationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio descreve de forma reflexiva as experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito da unidade curricular: Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Percorrendo este documento será possível conhecer todo o percurso educativo realizado pela professora estagiária pautado por pressupostos legais, teóricos e didáticos que permitiram uma aprendizagem contínua e suportada sobre o que é aprender e ensinar. A prática educativa supervisionada foi ganhando forma através de um processo cíclico de observação, ação e reflexão pós-ação, inspirado na investigação-ação, o que permitiu pensar e melhorar as ações educativas, por forma a proporcionar aos estudantes aprendizagens significativas. Toda esta caminhada foi orientada por um processo de supervisão, o qual permitiu desenvolver uma postura reflexiva, crítica, consciente e partilhada, fundamental para desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. Acreditando que nada se consegue sozinho, não podia deixar de se enaltecer a colaboração desenvolvida com os supervisores institucionais, com os orientadores cooperantes e com o par pedagógico que, permitindo uma partilha de saberes, dúvidas, incertezas e pensamentos, enriqueceu o processo de aprendizagem. Toda esta viagem, pela profissão docente, confirmou as aspirações que sempre moveram a futura professora desde o primeiro momento em que entrou no contexto educativo, a paixão de ser professor.The following internship report describes and reflects on the pedagogical experiences developed in the class: Curricular Integration - Educational Practice and Internship Report which is part of the master’s degree in elementary and middle school education. This document will show the educational journey undertaken by the intern teacher which was guided by legal, theoretical and didactic assumptions that allowed for supported and continuous learning about what is learning and teaching. The supervised educational practice took shape through a cyclical process of observation, action and post-action reflection, inspired by action-research, which allowed to improve the educational thinking and actions in order to provide students with meaningful learning. With the belief that nothing can be achieved alone, one couldn’t help but praise the developed collaboration with institutional supervisors, cooperating advisors and pedagogical pair that, allowing a sharing of knowledge, questions, doubts and thoughts, have enriched the learning process. This whole journey through the teaching profession, confirmed the aspirations that always moved the future teacher, from the first moment she entered the educational context, the passion to be a teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, Dárida MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Ana Sofia Freire2016-12-09T12:55:23Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8741TID:201364778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:31.917402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
Singularidades de ser professor
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Soares, Ana Sofia Freire
Prática educativa
Supervisão
Reflexão
Colaboração
Educational practice
Supervision
Reflection
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Soares, Ana Sofia Freire
author_facet Soares, Ana Sofia Freire
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Dárida Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Sofia Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Supervisão
Reflexão
Colaboração
Educational practice
Supervision
Reflection
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa
Supervisão
Reflexão
Colaboração
Educational practice
Supervision
Reflection
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio descreve de forma reflexiva as experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito da unidade curricular: Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Percorrendo este documento será possível conhecer todo o percurso educativo realizado pela professora estagiária pautado por pressupostos legais, teóricos e didáticos que permitiram uma aprendizagem contínua e suportada sobre o que é aprender e ensinar. A prática educativa supervisionada foi ganhando forma através de um processo cíclico de observação, ação e reflexão pós-ação, inspirado na investigação-ação, o que permitiu pensar e melhorar as ações educativas, por forma a proporcionar aos estudantes aprendizagens significativas. Toda esta caminhada foi orientada por um processo de supervisão, o qual permitiu desenvolver uma postura reflexiva, crítica, consciente e partilhada, fundamental para desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. Acreditando que nada se consegue sozinho, não podia deixar de se enaltecer a colaboração desenvolvida com os supervisores institucionais, com os orientadores cooperantes e com o par pedagógico que, permitindo uma partilha de saberes, dúvidas, incertezas e pensamentos, enriqueceu o processo de aprendizagem. Toda esta viagem, pela profissão docente, confirmou as aspirações que sempre moveram a futura professora desde o primeiro momento em que entrou no contexto educativo, a paixão de ser professor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-09T12:55:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8741
TID:201364778
url http://hdl.handle.net/10400.22/8741
identifier_str_mv TID:201364778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390961254400