Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desporto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1334
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício
id RCAP_14415f444e61e4ad84415b497a2c7632
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desportodesenvolvimento de competênciasdesporto escolarRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e do ExercícioResumo O relatório de estágio pretende apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo (2011/2012), no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício, junto de jovens pertencentes a cursos CEF (Cursos de Educação e Formação), na região de Rio Maior. O principal objetivo da nossa intervenção foi desenvolver, em jovens adolescentes, a aprendizagem de competências sociais e pessoais, essenciais á vida em sociedade, a partir da participação em atividades realizadas em grupo, e que envolvam o desporto e o exercício, tendo por base, o Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social de Hellison (2003). Como método de avaliação, foram aplicadas as escalas de avaliação global do autoconhecimento, autoestima, autorrealização, empatia assertividade, cooperação, liderança e resiliência de Jardim e Pereira (2006). Tendo sido realizados vários momentos de avaliação ao longo da intervenção (avaliação inicial, quatro avaliações intermédias e avaliação final). Comparando a avaliação inicial com a avaliação final, verificamos que nas turmas “A” e “B” os valores das competências avaliadas, aumentam ligeiramente. Na turma “C”, esses valores mantêm-se. Ainda, no âmbito do estágio curricular, foi realizado o workshop “Trilha o teu Caminho através do Desporto”, com o objetivo de dar a conhecer, a alunos pertencentes a cursos CEF, o que são competências sociais e pessoais, que utilidade têm nas suas vidas e porque são importantes, porque é que a adolescência é o momento mais apropriado para a sua aprendizagem, e o papel que o desporto pode ter nessa mesma aprendizagem.Abstract This internship report aims to present the work developed throughout this academic year (2011/2012), under the curricular internship of the master´s degree in psychology of sports and exercise, focusing on youngsters from CEF courses (Education and Formation Courses), in the region of Rio Maior. The main goal of our intervention was to develop, in young adolescents, the learning ability of personal and social skills, which are vital to the life in society, trough the participation on group activities that involve exercise and sports, based on the Hellison´s (2003) model of personal and social responsibility. As a method of evaluation, were applied the Jardim and Pereira´s (2006) global rating scales for self-knowledge, self-esteem, self-realization, empathy, assertiveness, cooperation, leadership and resilience. There were conducted several tests during this involvement (Initial evaluation, Four mid-term evaluations, and the final evaluation). Comparing the initial and the final evaluation, we verify that in the “A” and “B” classes, the values of the evaluated competences are slightly higher. In the “C” class, they remain almost the same. Still, in the scope of the curricular internship, the workshop “Trilha o teu caminho através do Desporto” was held, with the purpose of presenting, to the students from CEF courses, what are personal and social competences, which is the utility and the importance that they have in their lives, why adolescence is the most suitable period to learn them, and the role that sports can have in this same learning process.Chicau, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRodrigues, Maria2015-10-06T10:46:26Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1334porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:53Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:36.361123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desporto
title Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desporto
spellingShingle Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desporto
Rodrigues, Maria
desenvolvimento de competências
desporto escolar
title_short Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desporto
title_full Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desporto
title_fullStr Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desporto
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desporto
title_sort Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desporto
author Rodrigues, Maria
author_facet Rodrigues, Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chicau, Carla
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento de competências
desporto escolar
topic desenvolvimento de competências
desporto escolar
description Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-10-06T10:46:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1334
url http://hdl.handle.net/10400.15/1334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137027019505664