Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais através do desporto - Estudo caso Turma B, C e D no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mónia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1064
Resumo: Relatório de Estágio apresentado com vista à obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício. Orientador: Doutora Carla Borrego. Co-Orientador: Dr.ª Anabela Vitorino
id RCAP_7c5fdc6142c7136469dac24912bfe34e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1064
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais através do desporto - Estudo caso Turma B, C e D no contexto escolarCompetênciaspessoaisSociaisDesportoescolardesenvolvimentoEstudocasoRelatório de Estágio apresentado com vista à obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício. Orientador: Doutora Carla Borrego. Co-Orientador: Dr.ª Anabela VitorinoSendo a Psicologia do Desporto e do Exercício “o estudo científico das pessoas e dos seus comportamentos nas actividades do desporto e do exercício” (Weinberg e Gould, 1999, p.4) e o Desporto, de acordo com o Art. 2º/1992 Carta Europeia do Desporto, “todas as formas de actividade física, formais ou informais, que visam a melhoria das capacidades físicas e mentais, fomentam as relações sociais, ou visam obter resultados na competição a todos os níveis”, interessa aos Psicólogos do Desporto e do Exercício contribuir para um desenvolvimento pessoal e social através da prática do desporto e do exercício, quer de competição quer de recreação e lazer, empenhando-se em melhorar o desempenho dos atletas e em promover a saúde dos indivíduos, nos diferentes contextos de vida. Para Calmeiro e Matos (2004) a promoção e adopção de estilos de vida activos e saudáveis nos jovens depende da noção de competência pessoal e social assim como de hábitos de vida activos e saudáveis. Biddle (1994, in Calmeiro e Matos, 2004) considera que a modificação de comportamento para a adopção e manutenção de um estilo de vida activo inclui percepção de competência pessoal, autonomia e eficácia pessoal. De acordo com o estudo “The citizens of the European Union and Sport” do Special Eurobarometer (2004), que relata a imagem e prática de desporto na União Europeia num ano em que existiram muitos eventos desportivos de relevo, a prática de desporto está associada a benefícios na saúde física e mental, tais como condição física, relaxamento, diversão e amizade. O mesmo estudo considera, através dos dados analisados, que o espírito de grupo, a disciplina e a tolerância são os valores mais desenvolvidos pela prática desportiva, sendo também um vector de integração e igualdade. Deste modo, no âmbito do Estágio Curricular, inserido no projecto de “Intervenção Comunitária – parceria Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal (AEMS) e Agrupamento Vertical Fernando Casimiro Pereira da Silva (AVFCPS) ”, procuramos desenvolver conhecimentos na promoção do desenvolvimento positivo, pessoal e social, de jovens adolescentes estudantes de Curso de Educação e Formação (CEF) das escolas de Rio Maior, através do desporto. Para o estudo do desenvolvimento das competências dos jovens adolescentes, recorremos ao modelo conceptual adoptado, o Programa de Responsabilidade Pessoal e Social de Hellison (1985, in Carbonell et al, 2006), que considera que os adolescentes de risco aprendem a desenrolar a sua responsabilidade social de modo gradual, tendo de superar os seguintes níveis: o nível I: o respeito pelos direitos e sentimentos dos outros, o nível II: a participação, o nível III: a autogestão, o nível IV: a ajuda e o nível V: fora do ginásio (outros contextos). As actividades com os adolescentes foram em diferentes contextos: sala de aula, zonas exteriores das escolas, zonas verdes de Rio Maior e zonas de lazer fora do concelho de Rio Maior. O estudo contempla vários momentos de avaliação, inicial, intermédia e final, de forma a avaliar o grau de satisfação e desenvolvimento das competências dos intervenientes.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCosta, Mónia2014-11-11T01:15:35Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:16Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:25.904270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais através do desporto - Estudo caso Turma B, C e D no contexto escolar
title Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais através do desporto - Estudo caso Turma B, C e D no contexto escolar
spellingShingle Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais através do desporto - Estudo caso Turma B, C e D no contexto escolar
Costa, Mónia
Competências
pessoais
Sociais
Desporto
escolar
desenvolvimento
Estudo
caso
title_short Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais através do desporto - Estudo caso Turma B, C e D no contexto escolar
title_full Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais através do desporto - Estudo caso Turma B, C e D no contexto escolar
title_fullStr Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais através do desporto - Estudo caso Turma B, C e D no contexto escolar
title_full_unstemmed Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais através do desporto - Estudo caso Turma B, C e D no contexto escolar
title_sort Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais através do desporto - Estudo caso Turma B, C e D no contexto escolar
author Costa, Mónia
author_facet Costa, Mónia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mónia
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
pessoais
Sociais
Desporto
escolar
desenvolvimento
Estudo
caso
topic Competências
pessoais
Sociais
Desporto
escolar
desenvolvimento
Estudo
caso
description Relatório de Estágio apresentado com vista à obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício. Orientador: Doutora Carla Borrego. Co-Orientador: Dr.ª Anabela Vitorino
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-11-11T01:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1064
url http://hdl.handle.net/10400.15/1064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137024983171072