Curso de formação docente literário-temático : empatia e inclusão, em regime b-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uhmann, Flávia Rosa Cardoso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36398
Resumo: Dissertação de mestrado, Área de especialidade em Tecnologias Educativas, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_144836ae82c3b7dac040c8e1514db046
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Curso de formação docente literário-temático : empatia e inclusão, em regime b-learningProfessores - FormaçãoEmpatiaInclusãoLiteraturaTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Área de especialidade em Tecnologias Educativas, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018A presente dissertação tem como objetivo investigar as potencialidades de um curso de formação docente, desenvolvido dentro de abordagem literária-temática da empatia e inclusão, em regime de blended learning. O estudo foi desenvolvido junto a um grupo de 20 professores da educação especial do Ensino Fundamental da cidade de São Paulo, entre os meses de fevereiro a junho de 2018. O estudo assume uma abordagem metodológica qualitativa baseada em um estudo de caso, no qual a pesquisadora assume o papel duplo de formadora e investigadora. O resultado desta investigação demonstrou ser positivo com relação às potencialidades do curso, na medida em que boa porcentagem dos formandos admitiu encontrar oportunidades de contato com as tecnologias, de desafios para saírem da zona de conforto, assim como de reflexão e troca de conhecimento e ideias entre pares e trabalho em equipe. O conteúdo utilizado para embasamento do curso foram: livro infantojuvenil, seu audiolivro e correspondente jogo da empatia, além dos recursos educativos digitais propostos para a educação especial e para trabalhos colaborativos, os quais foram considerados fortalezas na Análise SWOT, quando mais da metade dos formandos consideraram o conteúdo significativo. Entretanto, várias dificuldades relacionadas às demandas da coordenação da educação especial, às condições tecnológicas da escola, e à predisposição de certos formandos a interagirem com os objetivos propostos, tornaram o sistema b-learning desafiador. Desta forma, o replanejamento para uma futura replicação do curso será necessário, atentando-se para a reestruturação do conteúdo, o número de encontros presenciais e o design instrucional.The main purpose of this study is to investigate the potentialities of a teachers’ training course, developed within a literary-thematic approach of Empathy and Inclusion, in a blended learning regime. The research was targeted to a group of 20 Elementary School teachers of the special education area of São Paulo city, and carried out between February and June 2018. The study takes a qualitative methodological approach of a case study, in which the researcher plays the double role as instructor and investigator. The result of this investigation was positive in relation to the course potentialities, as a large percentage of teachers-in-training admitted to have found opportunities of contact with technologies, challenges to get out of the comfort zone, as well as opportunities of reflection and exchange of knowledge and ideas among peers and team work. The content used as the course basis was the following: a children’s book, its audiobook and corresponding game of empathy, besides the proposed digital educational resources to special education and to collaborative work. They were all considered strengths in the SWOT Analysis, when more than half of respondents believed the content was meaningful. However, many difficulties related to the special education coordination demands, the school technological conditions, the teachers-in-training willingness to interact with the proposed course objectives made the b-learning system challenging. Thus, the course replanning for a future replication will be necessary, taking into account the content restructuring, the number of face-to-face meetings, and the instructional design.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaUhmann, Flávia Rosa Cardoso2019-01-15T10:17:00Z20182018-09-062018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36398TID:202200566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:43.408984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Curso de formação docente literário-temático : empatia e inclusão, em regime b-learning
title Curso de formação docente literário-temático : empatia e inclusão, em regime b-learning
spellingShingle Curso de formação docente literário-temático : empatia e inclusão, em regime b-learning
Uhmann, Flávia Rosa Cardoso
Professores - Formação
Empatia
Inclusão
Literatura
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Curso de formação docente literário-temático : empatia e inclusão, em regime b-learning
title_full Curso de formação docente literário-temático : empatia e inclusão, em regime b-learning
title_fullStr Curso de formação docente literário-temático : empatia e inclusão, em regime b-learning
title_full_unstemmed Curso de formação docente literário-temático : empatia e inclusão, em regime b-learning
title_sort Curso de formação docente literário-temático : empatia e inclusão, em regime b-learning
author Uhmann, Flávia Rosa Cardoso
author_facet Uhmann, Flávia Rosa Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Pedro, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Uhmann, Flávia Rosa Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Empatia
Inclusão
Literatura
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Professores - Formação
Empatia
Inclusão
Literatura
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Área de especialidade em Tecnologias Educativas, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-09-06
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-15T10:17:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36398
TID:202200566
url http://hdl.handle.net/10451/36398
identifier_str_mv TID:202200566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134441903226880