Arte e as competências sociais em jovens com perturbações do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, Joana Vanessa Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4896
Resumo: As Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) constituem um objeto de estudo em constante evolução científica, na tentativa de encontrar soluções, ou pelo menos caminhos, que contribuam para o bem-estar de quem apresenta estas perturbações. É importante continuar a estudar e a aprofundar práticas que melhorem os défices das PEA. No presente estudo focámos a nossa atenção no desenvolvimento e melhoria das competências socias que, segundo a APA (2014), estão presentes nos indivíduos com PEA, através da dinamização duas atividades (interação com uma Instalação Artística e criação de uma obra de Arte Colaborativa), nas quais se pretendeu verificar se os jovens são motivados pela vertente artística. A referida investigação desenvolveu-se numa abordagem qualitativa, tendo recorrido à observação participante e também de caráter estruturado, através de uma grelha de observação. O estudo envolveu seis jovens com PEA, que são acompanhados na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo. Os dados recolhidos permitiram corroborar a melhoria de competências sociais, quando utilizada a arte como meio de interação com os participantes, em consonância com a perspetiva de diversos autores que defendem que a Arteterapia constitui um ambiente facilitador para o desenvolvimento e a expressão das pessoas com autismo.
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