Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6304 |
Resumo: | A investigação empírica tem vindo a alargar a base das evidências científicas que corroboram a eficácia da utilização da arte como forma de promover o desenvolvimento dos indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Neste estudo, procurámos analisar a importância de duas atividades, a interação com uma instalação artística e a criação de um painel de arte colaborativa, na melhoria de competências sociais de jovens com PEA. A primeira atividade materializou-se na criação de um espaço em que os jovens foram transportados para situações de guerra, apelando aos sentidos e levando-os a colocar-se no lugar do outro. A segunda atividade foi efetuada numa mesa digital, dando liberdade a cada indivíduo de se expressar graficamente e levando-o depois a partilhar, em grupo, pensamentos/perceções a respeito dos respetivos desenhos, tendo em vista desenvolver a capacidade de saber ouvir e aceitar as opiniões dos outros. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, utilizando uma variedade de técnicas e instrumentos de recolha de dados (pesquisa documental, observação participante e estruturada, entrevista na modalidade de focus group e, ainda, o registo fotográfico e vídeo). Participaram seis jovens com PEA, que frequentavam uma Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, em Portugal. Os dados evidenciaram a importância da utilização de agentes artístico-expressivos na melhoria das competências sociais dos jovens, mostrando que a arteterapia constitui um meio facilitador do desenvolvimento e expressão da pessoa com autismo. |
id |
RCAP_1c861ca9098aaad4c85013dfd606af68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6304 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do AutismoArteterapiaInstalação artísticaArte colaborativaPerturbação do Espectro do AutismoA investigação empírica tem vindo a alargar a base das evidências científicas que corroboram a eficácia da utilização da arte como forma de promover o desenvolvimento dos indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Neste estudo, procurámos analisar a importância de duas atividades, a interação com uma instalação artística e a criação de um painel de arte colaborativa, na melhoria de competências sociais de jovens com PEA. A primeira atividade materializou-se na criação de um espaço em que os jovens foram transportados para situações de guerra, apelando aos sentidos e levando-os a colocar-se no lugar do outro. A segunda atividade foi efetuada numa mesa digital, dando liberdade a cada indivíduo de se expressar graficamente e levando-o depois a partilhar, em grupo, pensamentos/perceções a respeito dos respetivos desenhos, tendo em vista desenvolver a capacidade de saber ouvir e aceitar as opiniões dos outros. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, utilizando uma variedade de técnicas e instrumentos de recolha de dados (pesquisa documental, observação participante e estruturada, entrevista na modalidade de focus group e, ainda, o registo fotográfico e vídeo). Participaram seis jovens com PEA, que frequentavam uma Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, em Portugal. Os dados evidenciaram a importância da utilização de agentes artístico-expressivos na melhoria das competências sociais dos jovens, mostrando que a arteterapia constitui um meio facilitador do desenvolvimento e expressão da pessoa com autismo.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCardoso, Ana PaulaFelizardo, SaraPereira, JoséRodrigues, PaulaProença, Joana2020-06-22T09:24:16Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6304porCardoso, A. P., Felizardo, S., Pereira, J., Rodrigues, P., Proença, J. (2019). Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 6(2), 126-136. ISSN-e 2386-7418. doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.2.57441138-1663doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.2.5744info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:32Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:13.941062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo |
title |
Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo |
spellingShingle |
Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo Cardoso, Ana Paula Arteterapia Instalação artística Arte colaborativa Perturbação do Espectro do Autismo |
title_short |
Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo |
title_full |
Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo |
title_fullStr |
Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo |
title_full_unstemmed |
Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo |
title_sort |
Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo |
author |
Cardoso, Ana Paula |
author_facet |
Cardoso, Ana Paula Felizardo, Sara Pereira, José Rodrigues, Paula Proença, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Felizardo, Sara Pereira, José Rodrigues, Paula Proença, Joana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Paula Felizardo, Sara Pereira, José Rodrigues, Paula Proença, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arteterapia Instalação artística Arte colaborativa Perturbação do Espectro do Autismo |
topic |
Arteterapia Instalação artística Arte colaborativa Perturbação do Espectro do Autismo |
description |
A investigação empírica tem vindo a alargar a base das evidências científicas que corroboram a eficácia da utilização da arte como forma de promover o desenvolvimento dos indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Neste estudo, procurámos analisar a importância de duas atividades, a interação com uma instalação artística e a criação de um painel de arte colaborativa, na melhoria de competências sociais de jovens com PEA. A primeira atividade materializou-se na criação de um espaço em que os jovens foram transportados para situações de guerra, apelando aos sentidos e levando-os a colocar-se no lugar do outro. A segunda atividade foi efetuada numa mesa digital, dando liberdade a cada indivíduo de se expressar graficamente e levando-o depois a partilhar, em grupo, pensamentos/perceções a respeito dos respetivos desenhos, tendo em vista desenvolver a capacidade de saber ouvir e aceitar as opiniões dos outros. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, utilizando uma variedade de técnicas e instrumentos de recolha de dados (pesquisa documental, observação participante e estruturada, entrevista na modalidade de focus group e, ainda, o registo fotográfico e vídeo). Participaram seis jovens com PEA, que frequentavam uma Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, em Portugal. Os dados evidenciaram a importância da utilização de agentes artístico-expressivos na melhoria das competências sociais dos jovens, mostrando que a arteterapia constitui um meio facilitador do desenvolvimento e expressão da pessoa com autismo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-06-22T09:24:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6304 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, A. P., Felizardo, S., Pereira, J., Rodrigues, P., Proença, J. (2019). Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 6(2), 126-136. ISSN-e 2386-7418. doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.2.5744 1138-1663 doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.2.5744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130912692109312 |