A Europa imaginária no cinema de animação tradicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Tiago Manuel da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16453
Resumo: A presente dissertação propõe-se ao estudo da Europa como cenário do cinema de animação de forma a tentar perceber quais os elementos mais recorrentes nos diversos filmes que serão analisados e até que ponto este continente é retratado com fidelidade O Continente Europeu é, em animação, alvo de uma recorrente utilização, tanto por parte dos animadores europeus, como de outras nacionalidades. Deste modo tentaremos explorar os elementos retratados e desconstruir as imagens que compõem as várias obras. Houve a intenção de variar na escolha dos projectos analisados, de forma a que cada um tenha uma característica que o distinga dos demais. Abrangendo três dos estúdios mais relevantes no mundo da animação, encontraremos dois trabalhos dos estúdios Walt Disney, 101 Dalmatians (1961) e The Aristocats (1970), seguido de um trabalho de autor realizado por Sylvain Chomet, The Illusionist (2010) que se junta a uma produção do estúdio francês Folimage, A Catin Paris (2010). Terminaremos com os estúdios Ghibli e os filmes Howl'sMovingCastle (2004) Lupin the III: Castle of Cagliostro (1979) e Kiki's Delivery Service (1989). Paralelamente foi produzida uma curta-metragem, Um Passo em Frente que, embora não inclua directamente os elementos abordados na parte teórica deste trabalho, foi concretizada utilizando a técnica de animação 2D e inclui cenários detalhados. Centrando-se mais na Europa Central e do Norte, as influências do neoclássico e da arquitectura do norte europeu, juntamente com um fascínio pela revolução industrial, compõem grande parte do imaginário das obras que foram analisadas.
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