O Papel dos Clubes de Proteção Civil no Município de Santo Tirso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48060 |
Resumo: | O presente estudo tinha como objetivo verificar se os Clubes de Proteção Civil tinham impacto nos alunos do 2º ciclo de acordo com as diferentes variáveis, nomeadamente: pedido de ajuda em caso de Emergência, perceção dos riscos, conhecimento dos diferentes Agentes de Proteção Civil. Pretendeu-se verificar, neste âmbito, o conhecimento destes alunos no que é relativo às temáticas gerais da proteção civil. Com o presente estudo propôs-se efetuar uma análise comparativa destes alunos com alunos do mesmo nível de escolaridade, mas que não tinham implementados Clubes de Proteção Civil na escola. Nesta investigação participaram 82 crianças de ambos os sexos, sendo que, 41 se encontravam em escolas onde estão implementados os Clubes De Proteção Civil e 41 serão de escolas onde não existem CPC, através de um questionário de autopreenchimento, a que se chamou “Questionário de Avaliação do conhecimento dos riscos e das medidas de autoproteção”. Neste sentido pretendeu-se avaliar também o envolvimento destas crianças no contexto de Proteção Civil local e verificar se esse conhecimento é transferido para as famílias nucleares já que representam um vetor de informação por excelência dos adultos significativos. Foi também realizado um levantamento de dados de foro pessoal através de um questionário sociométrico. A informação aqui recolhida averiguou itens como a idade, sexo e habilitações literárias. Todos as crianças estavam a frequentar o 2º ciclo do Ensino Básico (5º ano). Os dados foram recolhidos em escolas pertencentes ao Município de Santo Tirso. Com este estudo esperávamos obter diferenças significativas entre os dois grupos na maioria das variáveis escolhidas: Pedido de Ajuda em caso de Emergência, perceção dos riscos, conhecimento dos diferentes Agentes de Proteção Civil, o que fazer para evitar um incêndio florestal. As variáveis, evacuação da escola em caso de emergência e medidas de prevenção e autoproteção. Com o principal objetivo de concluir que os clubes de proteção civil constituem uma mais-valia na sensibilização dos alunos do 2.º ciclo no que respeita a torná-los o primeiro agente de proteção civil e tornar assim numa sociedade mais resiliente. São todas estas questões a que nos propusemos responder com a nossa investigação, sendo o objetivo fulcral da mesma averiguar a diferenças de conhecimento de medidas de autoproteção de jovens com clubes implementados nas suas escolas, comparativamente a jovens sem estes clubes. Ao longo desta dissertação, primeiramente foi feito um enquadramento teórico onde abordamos todos os aspetos que se consideram pertinentes no sentido de uma melhor compreensão sobre as temáticas da investigação. Posteriormente expusemos a parte prática da investigação que visa a caracterização da amostra, assim como a descrição da metodologia utilizada para o presente estudo. Por fim, foi feita uma apresentação dos resultados e a sua discussão. |
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O presente estudo tinha como objetivo verificar se os Clubes de Proteção Civil tinham impacto nos alunos do 2º ciclo de acordo com as diferentes variáveis, nomeadamente: pedido de ajuda em caso de Emergência, perceção dos riscos, conhecimento dos diferentes Agentes de Proteção Civil. Pretendeu-se verificar, neste âmbito, o conhecimento destes alunos no que é relativo às temáticas gerais da proteção civil. Com o presente estudo propôs-se efetuar uma análise comparativa destes alunos com alunos do mesmo nível de escolaridade, mas que não tinham implementados Clubes de Proteção Civil na escola. Nesta investigação participaram 82 crianças de ambos os sexos, sendo que, 41 se encontravam em escolas onde estão implementados os Clubes De Proteção Civil e 41 serão de escolas onde não existem CPC, através de um questionário de autopreenchimento, a que se chamou “Questionário de Avaliação do conhecimento dos riscos e das medidas de autoproteção”. Neste sentido pretendeu-se avaliar também o envolvimento destas crianças no contexto de Proteção Civil local e verificar se esse conhecimento é transferido para as famílias nucleares já que representam um vetor de informação por excelência dos adultos significativos. Foi também realizado um levantamento de dados de foro pessoal através de um questionário sociométrico. A informação aqui recolhida averiguou itens como a idade, sexo e habilitações literárias. Todos as crianças estavam a frequentar o 2º ciclo do Ensino Básico (5º ano). Os dados foram recolhidos em escolas pertencentes ao Município de Santo Tirso. Com este estudo esperávamos obter diferenças significativas entre os dois grupos na maioria das variáveis escolhidas: Pedido de Ajuda em caso de Emergência, perceção dos riscos, conhecimento dos diferentes Agentes de Proteção Civil, o que fazer para evitar um incêndio florestal. As variáveis, evacuação da escola em caso de emergência e medidas de prevenção e autoproteção. Com o principal objetivo de concluir que os clubes de proteção civil constituem uma mais-valia na sensibilização dos alunos do 2.º ciclo no que respeita a torná-los o primeiro agente de proteção civil e tornar assim numa sociedade mais resiliente. São todas estas questões a que nos propusemos responder com a nossa investigação, sendo o objetivo fulcral da mesma averiguar a diferenças de conhecimento de medidas de autoproteção de jovens com clubes implementados nas suas escolas, comparativamente a jovens sem estes clubes. Ao longo desta dissertação, primeiramente foi feito um enquadramento teórico onde abordamos todos os aspetos que se consideram pertinentes no sentido de uma melhor compreensão sobre as temáticas da investigação. Posteriormente expusemos a parte prática da investigação que visa a caracterização da amostra, assim como a descrição da metodologia utilizada para o presente estudo. Por fim, foi feita uma apresentação dos resultados e a sua discussão. |
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