Clube das Línguas: olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Rita
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31678
Resumo: O estudo que aqui se apresenta tem como objetivo conhecer as representações de professoras de línguas sobre as potencialidades educativas de um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O projeto, intitulado “Clube das Línguas”, destina-se a alunos do 2.º CEB e foi implementado durante os anos letivos 2018/19 e 2019/20, num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. O projeto permite aos alunos o contacto com o francês, o alemão e o mandarim, num regime de atividades extracurriculares, em blocos de 4 semanas por língua, alternadamente. Os dados a analisar foram recolhidos no final do segundo ano de implementação do projeto e consistem em inquéritos por entrevistas às três professoras de línguas intervenientes. Os resultados obtidos mostram que, apesar de reconhecerem a importância da abordagem da sensibilização à diversidade linguística, as professoras optaram pelo ensino das línguas de forma individualizada, em detrimento de uma abordagem mais plural das línguas. Ainda assim, consideram que se trata de um projeto inovador, pela oferta de diferentes línguas estrangeiras no 2.º CEB, e com um potencial impacto positivo nas escolhas futuras dos alunos em relação às línguas a aprender, uma vez que contribuiu para a crescente motivação para a aprendizagem de línguas estrangeiras.
id RCAP_f5fba7f1234cad1ad8312ba12f8ccc1a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clube das Línguas: olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino BásicoAbordagens pluraisSensibilização à diversidade linguísticaClube das LínguasO estudo que aqui se apresenta tem como objetivo conhecer as representações de professoras de línguas sobre as potencialidades educativas de um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O projeto, intitulado “Clube das Línguas”, destina-se a alunos do 2.º CEB e foi implementado durante os anos letivos 2018/19 e 2019/20, num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. O projeto permite aos alunos o contacto com o francês, o alemão e o mandarim, num regime de atividades extracurriculares, em blocos de 4 semanas por língua, alternadamente. Os dados a analisar foram recolhidos no final do segundo ano de implementação do projeto e consistem em inquéritos por entrevistas às três professoras de línguas intervenientes. Os resultados obtidos mostram que, apesar de reconhecerem a importância da abordagem da sensibilização à diversidade linguística, as professoras optaram pelo ensino das línguas de forma individualizada, em detrimento de uma abordagem mais plural das línguas. Ainda assim, consideram que se trata de um projeto inovador, pela oferta de diferentes línguas estrangeiras no 2.º CEB, e com um potencial impacto positivo nas escolhas futuras dos alunos em relação às línguas a aprender, uma vez que contribuiu para a crescente motivação para a aprendizagem de línguas estrangeiras.This study aims at identifying the representations of teachers about the educational outcomes of a project to raise linguistic diversity awareness in the 2nd Cycle of Primary Education. The project, entitled “Language Club”, is aimed at the 2nd cycle of primary school students, and was implemented during the academic years 2018/19 and 2019/20, in a school in the district of Aveiro, Portugal. The project allows students to contact French, German and Mandarin, as extracurricular activities, in modules of 4 weeks per language, alternately. The data was collected at the end of the second year of implementation of the project and consists of interviews with the three language teachers involved in this project. The results obtained show that despite recognizing the importance of the approach to raise linguistic diversity awareness, teachers choose to teach languages individually, not conserving a plural view of languages. Even so, they believe that it is an innovative project, due to the offer of different foreign languages in this educational context, which led to the increasing motivation of students to learn foreign languages and that it will have a positive impact on their future choices.Cette étude vise à identifier les représentations des enseignants sur les résultats éducatifs d’un projet d’éveil aux langues au 2e cycle de l’enseignement primaire. Le projet, intitulé « Club de Langues », s’adresse au 2ème cycle des élèves du primaire et a été mis en œuvre pendant les années académiques 2018/19 et 2019/20, dans une école de la région d´Aveiro, Portugal. Le projet permet aux étudiants de contacter le français, l’allemand et le mandarin, dans le cadre d’activités parascolaires, en modules de 4 semaines par langue, en alternance. Les données ont été collectées à la fin de la deuxième année de mise en œuvre du projet et consistent en des entretiens avec les trois professeurs de langues impliqués dans ce projet. Les résultats obtenus montrent qu’en dépit de la reconnaissance de l’importance de l’approche éveil aux langues, les enseignants choisissent d’enseigner les langues séparément, au dépit d’une approche plurielle des langues. Néanmoins, ils estiment qu’il s’agit d’un projet innovant, en raison de l’offre de différentes langues vivantes dans ce contexte éducatif, qui a conduit à une motivation croissante des étudiants vis-à-vis des langues étrangères à apprendre et qu’il aura un impact positif sur leurs choix de langues.Universidade de Aveiro2021-07-27T17:28:19Z2020-12-01T00:00:00Z2020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31678por1647-358210.34624/id.v12i5.23496Costa, Ana RitaMartins, Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:08Zoai:ria.ua.pt:10773/31678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:29.704174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clube das Línguas: olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Clube das Línguas: olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Clube das Línguas: olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Costa, Ana Rita
Abordagens plurais
Sensibilização à diversidade linguística
Clube das Línguas
title_short Clube das Línguas: olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Clube das Línguas: olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Clube das Línguas: olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Clube das Línguas: olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Clube das Línguas: olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Costa, Ana Rita
author_facet Costa, Ana Rita
Martins, Filomena
author_role author
author2 Martins, Filomena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Rita
Martins, Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagens plurais
Sensibilização à diversidade linguística
Clube das Línguas
topic Abordagens plurais
Sensibilização à diversidade linguística
Clube das Línguas
description O estudo que aqui se apresenta tem como objetivo conhecer as representações de professoras de línguas sobre as potencialidades educativas de um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O projeto, intitulado “Clube das Línguas”, destina-se a alunos do 2.º CEB e foi implementado durante os anos letivos 2018/19 e 2019/20, num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. O projeto permite aos alunos o contacto com o francês, o alemão e o mandarim, num regime de atividades extracurriculares, em blocos de 4 semanas por língua, alternadamente. Os dados a analisar foram recolhidos no final do segundo ano de implementação do projeto e consistem em inquéritos por entrevistas às três professoras de línguas intervenientes. Os resultados obtidos mostram que, apesar de reconhecerem a importância da abordagem da sensibilização à diversidade linguística, as professoras optaram pelo ensino das línguas de forma individualizada, em detrimento de uma abordagem mais plural das línguas. Ainda assim, consideram que se trata de um projeto inovador, pela oferta de diferentes línguas estrangeiras no 2.º CEB, e com um potencial impacto positivo nas escolhas futuras dos alunos em relação às línguas a aprender, uma vez que contribuiu para a crescente motivação para a aprendizagem de línguas estrangeiras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01T00:00:00Z
2020-12
2021-07-27T17:28:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31678
url http://hdl.handle.net/10773/31678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
10.34624/id.v12i5.23496
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137690141065216