Conceção e implementação de atividades de guitarra elétrica: um estudo com professores de uma escola de música na cidade de Cuiabá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo Alves da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2821
Resumo: O projeto surge da verificação de lacunas detectadas dentro do ensino e da literatura didática da guitarra elétrica. Apesar de ser um instrumento novo, cerca de 100 anos, ela está presente nas mais distintas culturas do planeta. Mesmo com presença massiva, o instrumento ainda não alcançou status de instrumento consolidado. Comparada a instrumentos como o violino, piano ou a flauta é possível verificar a atenção que esses instrumentos recebem enquanto a guitarra elétrica não. Posto que a guitarra elétrica não recebe a atenção necessária pelos meios de pesquisa e ensino constata-se que o estudante deste instrumento não encontra muita variedade de materiais didáticos que contribua em sua formação. A realização do projeto “Padrões melódicos aplicados ao estudo da guitarra elétrica” se desenha a partir das reflexões sobre a prática artística que impliquem em produção. O projeto visou contemplar uma das várias lacunas detectadas dentro da literatura didática da guitarra elétrica a partir da confecção de um material didático balizado por um crivo de caráter acadêmico. Para a implementação do projeto foi realizada uma experiência curricular na escola de música Instituto de Guitarra de Cuiabá para verificar sua funcionalidade. Com metodologia de caráter qualitativo a abordagem deste estudo é de uma Investigação-Ação. Na revisão da literatura, foram examinadas práticas artísticas de guitarristas e pesquisados teóricos da Educação Musical como Kodály e Arnold Schöenberg. O projeto foi construído a partir de três pilares conceituais, o uso do metrónomo, a silabação rítmica e a sistematização de padrões melódicos. A recolha de dados se deu através de observação participante, registos de vídeo e fotografia, questionários, entrevistas, análise das notas de campo que foram posteriormente analisados e triangulados.
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