Conceção e implementação de atividades de guitarra elétrica: um estudo com professores de uma escola de música na cidade de Cuiabá
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2821 |
Resumo: | O projeto surge da verificação de lacunas detectadas dentro do ensino e da literatura didática da guitarra elétrica. Apesar de ser um instrumento novo, cerca de 100 anos, ela está presente nas mais distintas culturas do planeta. Mesmo com presença massiva, o instrumento ainda não alcançou status de instrumento consolidado. Comparada a instrumentos como o violino, piano ou a flauta é possível verificar a atenção que esses instrumentos recebem enquanto a guitarra elétrica não. Posto que a guitarra elétrica não recebe a atenção necessária pelos meios de pesquisa e ensino constata-se que o estudante deste instrumento não encontra muita variedade de materiais didáticos que contribua em sua formação. A realização do projeto “Padrões melódicos aplicados ao estudo da guitarra elétrica” se desenha a partir das reflexões sobre a prática artística que impliquem em produção. O projeto visou contemplar uma das várias lacunas detectadas dentro da literatura didática da guitarra elétrica a partir da confecção de um material didático balizado por um crivo de caráter acadêmico. Para a implementação do projeto foi realizada uma experiência curricular na escola de música Instituto de Guitarra de Cuiabá para verificar sua funcionalidade. Com metodologia de caráter qualitativo a abordagem deste estudo é de uma Investigação-Ação. Na revisão da literatura, foram examinadas práticas artísticas de guitarristas e pesquisados teóricos da Educação Musical como Kodály e Arnold Schöenberg. O projeto foi construído a partir de três pilares conceituais, o uso do metrónomo, a silabação rítmica e a sistematização de padrões melódicos. A recolha de dados se deu através de observação participante, registos de vídeo e fotografia, questionários, entrevistas, análise das notas de campo que foram posteriormente analisados e triangulados. |
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Conceção e implementação de atividades de guitarra elétrica: um estudo com professores de uma escola de música na cidade de CuiabáGuitarra elétricaEnsino de músicaRecurso didáticoPadrões melódicosTécnicaElectric guitarMusic teachingDidactic resourceMelodic patternsTechniqueO projeto surge da verificação de lacunas detectadas dentro do ensino e da literatura didática da guitarra elétrica. Apesar de ser um instrumento novo, cerca de 100 anos, ela está presente nas mais distintas culturas do planeta. Mesmo com presença massiva, o instrumento ainda não alcançou status de instrumento consolidado. Comparada a instrumentos como o violino, piano ou a flauta é possível verificar a atenção que esses instrumentos recebem enquanto a guitarra elétrica não. Posto que a guitarra elétrica não recebe a atenção necessária pelos meios de pesquisa e ensino constata-se que o estudante deste instrumento não encontra muita variedade de materiais didáticos que contribua em sua formação. A realização do projeto “Padrões melódicos aplicados ao estudo da guitarra elétrica” se desenha a partir das reflexões sobre a prática artística que impliquem em produção. O projeto visou contemplar uma das várias lacunas detectadas dentro da literatura didática da guitarra elétrica a partir da confecção de um material didático balizado por um crivo de caráter acadêmico. Para a implementação do projeto foi realizada uma experiência curricular na escola de música Instituto de Guitarra de Cuiabá para verificar sua funcionalidade. Com metodologia de caráter qualitativo a abordagem deste estudo é de uma Investigação-Ação. Na revisão da literatura, foram examinadas práticas artísticas de guitarristas e pesquisados teóricos da Educação Musical como Kodály e Arnold Schöenberg. O projeto foi construído a partir de três pilares conceituais, o uso do metrónomo, a silabação rítmica e a sistematização de padrões melódicos. A recolha de dados se deu através de observação participante, registos de vídeo e fotografia, questionários, entrevistas, análise das notas de campo que foram posteriormente analisados e triangulados.The project emerges from the verification of gaps detected within the teaching and didactic literature of the electric guitar. Despite being a new instrument, about 100 years old, it is present in the most distinct cultures on the planet. Even with a massive presence, the instrument has not yet reached the status of a consolidated instrument. Compared to instruments such as the violin, piano or flute, it is possible to verify the attention these instruments receive while the electric guitar does not. Since the electric guitar does not receive the necessary attention by the research and teaching means, it appears that the student of this instrument does not find plenty of variety of teaching materials that contribute to his training. The execution of the project “Melodic patterns applied to the study of the electric guitar” is designed from the reflections on artistic practice that imply production. The project aimed to contemplate one of the several gaps detected within the didactic literature of the electric guitar from the production of a didactic material marked out by an academic sieve. For implementation of the project, a curricular experience was carried out at the Instituto de Guitarra de Cuiabá Music School to verify its functionality. Using a qualitative methodology, the approach of this study is an Action Research. By reviewing the literature, were examined artistic practices of guitarists and researched Music Education theorists such as Kodaly and Arnold Schöenberg. The project was built from three conceptual pillars, the use of the metronome, the rhythm syllables and the systematization of melodic patterns. Data collection took place through participant observation, video and photographic records, questionnaires, interviews, field notes analysis which were later analyzed and triangulated.2022-11-16T17:27:32Z2022-06-29T00:00:00Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2821TID:203048199porSilva, Marcelo Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:34Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:23.384331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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