Visualização aumentada da navegabilidade na Ria de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diogo Miguel Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32553
Resumo: A Ria de Aveiro é utilizada por inúmeros navegadores para diversas finalidades tais como o turismo, a pesca e a cultura. Navegar no mar ou num rio exige uma maior atenção e interpretação dos eventuais perigos iminentes comparativamente à condução de um carro. No caso concreto da Ria de Aveiro, a falta de boias de sinalização - responsáveis por indicar a zona navegável dos canais - e a variação da altura da maré fazem parte dos principais desafios para quem navega neste plano de água. Para além disso, as aplicações móveis atualmente disponíveis no mercado que utilizam cartografias, não mapeiam adequadamente, quer ao nível dos contornos dos canais, quer no que diz respeito à respetiva batimetria, imensas zonas da Ria de Aveiro que têm um potencial de navegação (em determinadas condições de maré) fantástico. Acresce a esta problemática o facto de que, quando são utilizados dispositivos móveis (tal como se pretende no projeto de investigação ao qual este mestrado está associado), estes geralmente não têm ecrãs com brilho e contraste suficiente para a utilização de mapas em ambientes exteriores e marítimos influenciados pela luz solar. O estudo em torno do fenómeno Situational Visual Impairments (SVI), por um lado, analisa a forma como a interação com um produto pode ser afetada pelo cenário/ambiente de uso e, por outro lado, pretende promover o design das interfaces de forma apropriada ao ambiente de utilização do website. O presente estudo, pretende colmatar as lacunas referidas através do desenvolvimento de uma solução tecnológica de apoio à navegação segura em águas interiores influenciadas pela variação das condições de maré. Neste contexto, os trajetos que os utilizadores podem fazer são, aquando da sua simulação, aumentados com uma escala cromática que identifica as respetivas condições de navegabilidade. Para além disso, deu-se outro passo a este nível, com a inclusão de limitadores e boias virtuais que permitem identificar os limites navegáveis de cada canal da ria. De forma a maximizar o acesso, em ambientes marítimos, à informação disponibilizada pelo website responsivo desenvolvido realizaram-se Guerrilla Tests, no sentido de melhorar a experiência dos navegadores da Ria de Aveiro.
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Acresce a esta problemática o facto de que, quando são utilizados dispositivos móveis (tal como se pretende no projeto de investigação ao qual este mestrado está associado), estes geralmente não têm ecrãs com brilho e contraste suficiente para a utilização de mapas em ambientes exteriores e marítimos influenciados pela luz solar. O estudo em torno do fenómeno Situational Visual Impairments (SVI), por um lado, analisa a forma como a interação com um produto pode ser afetada pelo cenário/ambiente de uso e, por outro lado, pretende promover o design das interfaces de forma apropriada ao ambiente de utilização do website. O presente estudo, pretende colmatar as lacunas referidas através do desenvolvimento de uma solução tecnológica de apoio à navegação segura em águas interiores influenciadas pela variação das condições de maré. Neste contexto, os trajetos que os utilizadores podem fazer são, aquando da sua simulação, aumentados com uma escala cromática que identifica as respetivas condições de navegabilidade. Para além disso, deu-se outro passo a este nível, com a inclusão de limitadores e boias virtuais que permitem identificar os limites navegáveis de cada canal da ria. De forma a maximizar o acesso, em ambientes marítimos, à informação disponibilizada pelo website responsivo desenvolvido realizaram-se Guerrilla Tests, no sentido de melhorar a experiência dos navegadores da Ria de Aveiro.Ria de Aveiro has different purposes for countless navigators, such as tourism, fishing and culture. Sailing on the sea or the river requires greater attention and interpretation due to the imminent dangers that arise when compared to driving a car. The lack of signal buoys - responsible for indicating the navigable area of the channel - and the variance of tidal height in certain places of the Ria de Aveiro are part of the main challenges for those navigating on the ria. Furthermore, the mobile applications using cartographies currently available on the market, do not map appropriately, either in terms of channel contours or concerning the extensive areas of the ria with great navigation potential (under certain tidal conditions). In addition to this problem, when visualizing outdoor maps and maritime environments in mobile devices (a requirement of the research project to which this Master’s degree is associated) without adequate brightness and contrast - influenced by sunlight –, difficulties arise and impair reading and access to essential information for navigation. The study around the phenomenon of Situational Visual Impairments (SVI), on one hand, analyses how the interaction with a product can be affected by the scenario/environment of use and, on the other hand, intends to promote the design of appropriate contents for the website's context of use. Aiming to fill these gaps, this study developed a technological solution to support safer navigation in inland waters influenced by the variation of tidal conditions. The sailable routes are augmented with a colour scale that clarifies the navigability conditions, and limiters were included to aid the identification of the navigable limits of each channel of the Ria. Moreover, to enhance the access to the application’s information in maritime environments, Guerrilla tests were carried out to improve the experience of the Ria de Aveiro’s navigators through the responsive website developed.2021-11-04T15:49:06Z2021-07-20T00:00:00Z2021-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32553porCarvalho, Diogo Miguel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:39Zoai:ria.ua.pt:10773/32553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:09.532077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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