A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8530 |
Resumo: | Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música |
id |
RCAP_1496265674096f87c455401c93b66cbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8530 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisaçãoImprovisaçãoEnsinoJazzAnálise schenkerianaImprovisationEducationSchenkerian analysisRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da MúsicaEsta exposição é referente ao Relatório de Prática Educativa, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto. Este deseja ser uma reflexão crítica sobre o ensino da música, práticas, métodos, metodologias, assim como dos seus presentes desafios, tem em conta a implementação de novas ofertas educativas na área do ensino da música e em particular do jazz no ensino artístico. Não obstante a reflexão sobre a Prática Educativa Supervisonada, descreve, ainda, um projeto de intervenção realizado no Conservatório de Música do Porto, e que contempla uma atividade realizada com e para os alunos do curso de Jazz do Conservatório de Música do Porto intitulada de “A Importância do Estudo Aprofundado da Melodia na Improvisação”. A minha intervenção consistiu em, através da análise da melodia de um tema, mais concretamente, através da redução melódica dos primeiros 8 compassos do tema All of Me com os alunos, perceber se havia influências musicais significativas nas improvisações dos mesmos. A metodologia foi a comparação entre as improvisações antes e depois da análise melódica e pequenos exercícios de improvisação à volta das notas resultantes da redução melódica baseando-se numa das componentes da análise schenkeriana. Pode-se concluir que a consciência auditiva das notas principais das melodias (Guide lines) é determinante no que respeita à capacidade de improvisar com sentido musical, uma vez que ajuda no desenvolvimento de linhas melódicas com uma relação próxima com o tema. As conclusões apontam para a ideia de que deve fazer parte da rotina de estudo dos alunos, uma análise das Guide lines das canções que interpretam.This exhibition refers to educational practice report, within the framework of the master's degree in Music Education at Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). It aims to be a critical reflection on the teaching of music, practices, methods, methodologies, as well as its present challenges and to take into account the implementation of new educational offerings in the area of the teaching of music and, in particular, of jazz in artistic education. Notwithstanding the reflection on the Overseen Educational Practice, it also describes an intervention project conducted at the Conservatório de Música do Porto, which includes an activity performed with and for the students of the Conservatório de Música do Porto entitled "The importance of the in-depth study of the melody in improvisation". My intervention was, through the analysis of the melody of a theme, more specifically, through the reduction of the melodic theme with students, to understand if there were significant musical influences in these improvisations. The methodology was the comparison between the improvisations before and after the melodic analysis and small improvisation exercises around the notes resulting from the melodic reduction based on the schenkerian analysis components. It can be concluded that the hearing conscience of the main notes of the melodies (Guide lines) is decisive in what concerns the ability to improvise with musical sense, since it helps in the development of melodic lines with a close relationship with the subject. The findings point to the idea that an analysis of the Guide lines of the songs being played must be part of the students’ study routine.Marques, José Telmo RodriguesPereira, Francisco AntónioFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoQuintas, Alexandre Dahmen2016-10-07T17:05:51Z2016-07-152016-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8530TID:201241919porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:30.336941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação |
title |
A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação |
spellingShingle |
A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação Quintas, Alexandre Dahmen Improvisação Ensino Jazz Análise schenkeriana Improvisation Education Schenkerian analysis |
title_short |
A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação |
title_full |
A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação |
title_fullStr |
A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação |
title_full_unstemmed |
A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação |
title_sort |
A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação |
author |
Quintas, Alexandre Dahmen |
author_facet |
Quintas, Alexandre Dahmen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, José Telmo Rodrigues Pereira, Francisco António Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintas, Alexandre Dahmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Improvisação Ensino Jazz Análise schenkeriana Improvisation Education Schenkerian analysis |
topic |
Improvisação Ensino Jazz Análise schenkeriana Improvisation Education Schenkerian analysis |
description |
Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-07T17:05:51Z 2016-07-15 2016-07-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8530 TID:201241919 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8530 |
identifier_str_mv |
TID:201241919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131474144788480 |