Motivar os alunos para a participação oral : poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para participação oral?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/54901 |
Resumo: | A motivação é um factor fundamental para uma aprendizagem efectiva na sala de aula e aumentar e direccionar a motivação dos alunos é uma das responsabilidades do professor. Ao deparar-me com a falta de motivação para a participação oral em duas tunnas de língua estrangeira da Escola Secundária António Sérgio, vi nesta problemática o tema adequado para o desenvolvimento do meu projecto de Investigação-acção, realizado durante o meu estágio pedagógico no ensino do Inglês e do Alemão. Após diversas observações de tunna e reflexões acerca de vários materiais e estratégias motivadoras, propus para foco deste projecto a seguinte questão: Poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para a participação oral? No decorrer do ano lectivo 2009/2010, dediquei cinco aulas em cada disciplina à realização deste proj ecto, descrito no presente relatório. Utilizando input visual como elemento motivador, procurei despertar o interesse, o gosto pela aprendizagem, a auto¬ estima e a vontade de participar oralmente nas actividades da sala de aula dos alunos em estudo. Embora condicionada pela escassez de tempo e pelo contexto específico em que se realizou, esta Investigação-acção obteve resultados visivelmente positivos, tendo contribuído não só para a motivação destes alunos para a participação oral, mas também para a minha própria motivação e crescimento como professora. |
id |
RCAP_14a0aa13242d8eadf3b0b03f1d477b0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54901 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivar os alunos para a participação oral : poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para participação oral?Língua estrangeira - EnsinoLíngua inglesa - EnsinoLíngua alemã - EnsinoComunicação oralMotivaçãoA motivação é um factor fundamental para uma aprendizagem efectiva na sala de aula e aumentar e direccionar a motivação dos alunos é uma das responsabilidades do professor. Ao deparar-me com a falta de motivação para a participação oral em duas tunnas de língua estrangeira da Escola Secundária António Sérgio, vi nesta problemática o tema adequado para o desenvolvimento do meu projecto de Investigação-acção, realizado durante o meu estágio pedagógico no ensino do Inglês e do Alemão. Após diversas observações de tunna e reflexões acerca de vários materiais e estratégias motivadoras, propus para foco deste projecto a seguinte questão: Poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para a participação oral? No decorrer do ano lectivo 2009/2010, dediquei cinco aulas em cada disciplina à realização deste proj ecto, descrito no presente relatório. Utilizando input visual como elemento motivador, procurei despertar o interesse, o gosto pela aprendizagem, a auto¬ estima e a vontade de participar oralmente nas actividades da sala de aula dos alunos em estudo. Embora condicionada pela escassez de tempo e pelo contexto específico em que se realizou, esta Investigação-acção obteve resultados visivelmente positivos, tendo contribuído não só para a motivação destes alunos para a participação oral, mas também para a minha própria motivação e crescimento como professora.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/54901porBernardo, Tânia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:38:20Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:28:27.002831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivar os alunos para a participação oral : poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para participação oral? |
title |
Motivar os alunos para a participação oral : poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para participação oral? |
spellingShingle |
Motivar os alunos para a participação oral : poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para participação oral? Bernardo, Tânia Ferreira Língua estrangeira - Ensino Língua inglesa - Ensino Língua alemã - Ensino Comunicação oral Motivação |
title_short |
Motivar os alunos para a participação oral : poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para participação oral? |
title_full |
Motivar os alunos para a participação oral : poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para participação oral? |
title_fullStr |
Motivar os alunos para a participação oral : poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para participação oral? |
title_full_unstemmed |
Motivar os alunos para a participação oral : poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para participação oral? |
title_sort |
Motivar os alunos para a participação oral : poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para participação oral? |
author |
Bernardo, Tânia Ferreira |
author_facet |
Bernardo, Tânia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo, Tânia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua estrangeira - Ensino Língua inglesa - Ensino Língua alemã - Ensino Comunicação oral Motivação |
topic |
Língua estrangeira - Ensino Língua inglesa - Ensino Língua alemã - Ensino Comunicação oral Motivação |
description |
A motivação é um factor fundamental para uma aprendizagem efectiva na sala de aula e aumentar e direccionar a motivação dos alunos é uma das responsabilidades do professor. Ao deparar-me com a falta de motivação para a participação oral em duas tunnas de língua estrangeira da Escola Secundária António Sérgio, vi nesta problemática o tema adequado para o desenvolvimento do meu projecto de Investigação-acção, realizado durante o meu estágio pedagógico no ensino do Inglês e do Alemão. Após diversas observações de tunna e reflexões acerca de vários materiais e estratégias motivadoras, propus para foco deste projecto a seguinte questão: Poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para a participação oral? No decorrer do ano lectivo 2009/2010, dediquei cinco aulas em cada disciplina à realização deste proj ecto, descrito no presente relatório. Utilizando input visual como elemento motivador, procurei despertar o interesse, o gosto pela aprendizagem, a auto¬ estima e a vontade de participar oralmente nas actividades da sala de aula dos alunos em estudo. Embora condicionada pela escassez de tempo e pelo contexto específico em que se realizou, esta Investigação-acção obteve resultados visivelmente positivos, tendo contribuído não só para a motivação destes alunos para a participação oral, mas também para a minha própria motivação e crescimento como professora. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/54901 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/54901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136195752493056 |