Estratégias para incrementar a participação oral voluntária na língua alvo : estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rosa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Vieira, Maria de Fátima de Sousa Basto
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/20407
Resumo: A escola é um espaço para os alunos exercitarem os seus conhecimentos, nomeadamente a oralidade de uma língua estrangeira, cada vez mais importante no quotidiano. No sentido de saber se determinadas estratégias implementadas numa turma de Inglês de 10º ano e outra de Alemão de 12º ano motivam os alunos para uma participação oral voluntária nas aulas, fiz um estudo exploratório descritivo recorrendo ao uso de grelhas de observação e questionários. Após a análise de dados fiz um diagnóstico de participação dos alunos nas aulas e, posteriormente, registei as opiniões individuais sobre as suas participações orais. Efectuei uma investigação-acção em que coloquei estratégias em acção no sentido de motivar os alunos à participação oral voluntária na língua-alvo, verificando uma maior participação de uma forma geral. O uso de estratégias adequadas, de modo a motivar os alunos à sua participação oral voluntária nas aulas deverá constituir um recurso a ser usado pelos docentes, tendo sempre em conta as características dos discentes.
id RCAP_f4da2669c22cfed35d7d06627f4881a6
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/20407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para incrementar a participação oral voluntária na língua alvo : estudo exploratórioLíngua alemã - EnsinoLíngua inglesa - EnsinoLínguas - EnsinoComunicação oralA escola é um espaço para os alunos exercitarem os seus conhecimentos, nomeadamente a oralidade de uma língua estrangeira, cada vez mais importante no quotidiano. No sentido de saber se determinadas estratégias implementadas numa turma de Inglês de 10º ano e outra de Alemão de 12º ano motivam os alunos para uma participação oral voluntária nas aulas, fiz um estudo exploratório descritivo recorrendo ao uso de grelhas de observação e questionários. Após a análise de dados fiz um diagnóstico de participação dos alunos nas aulas e, posteriormente, registei as opiniões individuais sobre as suas participações orais. Efectuei uma investigação-acção em que coloquei estratégias em acção no sentido de motivar os alunos à participação oral voluntária na língua-alvo, verificando uma maior participação de uma forma geral. O uso de estratégias adequadas, de modo a motivar os alunos à sua participação oral voluntária nas aulas deverá constituir um recurso a ser usado pelos docentes, tendo sempre em conta as características dos discentes.Porto : [Edição do Autor]20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/20407porMartins, RosaVieira, Maria de Fátima de Sousa Bastoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:56:51Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/20407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:12:12.734574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para incrementar a participação oral voluntária na língua alvo : estudo exploratório
title Estratégias para incrementar a participação oral voluntária na língua alvo : estudo exploratório
spellingShingle Estratégias para incrementar a participação oral voluntária na língua alvo : estudo exploratório
Martins, Rosa
Língua alemã - Ensino
Língua inglesa - Ensino
Línguas - Ensino
Comunicação oral
title_short Estratégias para incrementar a participação oral voluntária na língua alvo : estudo exploratório
title_full Estratégias para incrementar a participação oral voluntária na língua alvo : estudo exploratório
title_fullStr Estratégias para incrementar a participação oral voluntária na língua alvo : estudo exploratório
title_full_unstemmed Estratégias para incrementar a participação oral voluntária na língua alvo : estudo exploratório
title_sort Estratégias para incrementar a participação oral voluntária na língua alvo : estudo exploratório
author Martins, Rosa
author_facet Martins, Rosa
Vieira, Maria de Fátima de Sousa Basto
author_role author
author2 Vieira, Maria de Fátima de Sousa Basto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rosa
Vieira, Maria de Fátima de Sousa Basto
dc.subject.por.fl_str_mv Língua alemã - Ensino
Língua inglesa - Ensino
Línguas - Ensino
Comunicação oral
topic Língua alemã - Ensino
Língua inglesa - Ensino
Línguas - Ensino
Comunicação oral
description A escola é um espaço para os alunos exercitarem os seus conhecimentos, nomeadamente a oralidade de uma língua estrangeira, cada vez mais importante no quotidiano. No sentido de saber se determinadas estratégias implementadas numa turma de Inglês de 10º ano e outra de Alemão de 12º ano motivam os alunos para uma participação oral voluntária nas aulas, fiz um estudo exploratório descritivo recorrendo ao uso de grelhas de observação e questionários. Após a análise de dados fiz um diagnóstico de participação dos alunos nas aulas e, posteriormente, registei as opiniões individuais sobre as suas participações orais. Efectuei uma investigação-acção em que coloquei estratégias em acção no sentido de motivar os alunos à participação oral voluntária na língua-alvo, verificando uma maior participação de uma forma geral. O uso de estratégias adequadas, de modo a motivar os alunos à sua participação oral voluntária nas aulas deverá constituir um recurso a ser usado pelos docentes, tendo sempre em conta as características dos discentes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/20407
url http://hdl.handle.net/10216/20407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136044586631168