Intervenção pedagógica, específica e diferenciada, nas crianças com dislexia das E. B. 1 do Concelho de Matosinhos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Celeste
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/149
Resumo: Transformar uma criança disléxica, derrotada pelas dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e da escrita, numa criança motivada e brilhante, é hoje possível graças à descoberta, da investigação, de um défice fonológico comum a estas crianças e à possibilidade daí decorrente de intervenções eficazes, baseadas em elementos essenciais, que se pretendem o mais precoces possível. Este trabalho tem como objectivo o conhecimento da existência de programas de intervenção adequados ao perfil desenvolvimental das crianças das E. B. 1 do concelho de Matosinhos. Para tal, utilizamos como instrumento de recolha de dados o inquérito e conjugamos metodologias quantitativas com metodologias qualitativas. Para concretizar este estudo recolhemos informações dos professores a realizar intervenção às crianças com diagnóstico de dislexia, em todas as E. B. 1 públicas e privadas do concelho, com questões sobre a caracterização do docente e do aluno; processo de referenciação e avaliação; processo de intervenção e colaboração da família. Os resultados indicam que os elementos que baseiam a intervenção pedagógica específica e diferenciada das crianças em estudo não são os necessários; sugerem que os modelos seguidos nessa intervenção diferenciada, de um modo geral, estão desactualizados; que os professores, responsáveis pela reeducação destas crianças, na sua maioria, não estão seguros do trabalho que levam a cabo com elas mas apontam, significativamente, para a existência de programas de intervenção que recorrem a um trabalho de cooperação entre a escola e a família. Discutimos os resultados à luz do que a literatura actual e mais consensual nos apresenta sobre esta temática e, dada a importância de uma intervenção comprovadamente eficaz, que permita às crianças com dislexia vencer as suas dificuldades, concluimos com sugestões que passam, nomedamente, pela intervenção precoce, formação de professores e intercâmbio com as equipas que lideram a investigação dos modelos de processamento fonológico.
id RCAP_14ac73ead05512084a481e13a40038ca
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Intervenção pedagógica, específica e diferenciada, nas crianças com dislexia das E. B. 1 do Concelho de Matosinhos.TMETransformar uma criança disléxica, derrotada pelas dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e da escrita, numa criança motivada e brilhante, é hoje possível graças à descoberta, da investigação, de um défice fonológico comum a estas crianças e à possibilidade daí decorrente de intervenções eficazes, baseadas em elementos essenciais, que se pretendem o mais precoces possível. Este trabalho tem como objectivo o conhecimento da existência de programas de intervenção adequados ao perfil desenvolvimental das crianças das E. B. 1 do concelho de Matosinhos. Para tal, utilizamos como instrumento de recolha de dados o inquérito e conjugamos metodologias quantitativas com metodologias qualitativas. Para concretizar este estudo recolhemos informações dos professores a realizar intervenção às crianças com diagnóstico de dislexia, em todas as E. B. 1 públicas e privadas do concelho, com questões sobre a caracterização do docente e do aluno; processo de referenciação e avaliação; processo de intervenção e colaboração da família. Os resultados indicam que os elementos que baseiam a intervenção pedagógica específica e diferenciada das crianças em estudo não são os necessários; sugerem que os modelos seguidos nessa intervenção diferenciada, de um modo geral, estão desactualizados; que os professores, responsáveis pela reeducação destas crianças, na sua maioria, não estão seguros do trabalho que levam a cabo com elas mas apontam, significativamente, para a existência de programas de intervenção que recorrem a um trabalho de cooperação entre a escola e a família. Discutimos os resultados à luz do que a literatura actual e mais consensual nos apresenta sobre esta temática e, dada a importância de uma intervenção comprovadamente eficaz, que permita às crianças com dislexia vencer as suas dificuldades, concluimos com sugestões que passam, nomedamente, pela intervenção precoce, formação de professores e intercâmbio com as equipas que lideram a investigação dos modelos de processamento fonológico.2010-11-23T14:35:39Z2013-08-14T18:00:24Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/149porCota: TME 414Vieira, Maria Celesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:25ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção pedagógica, específica e diferenciada, nas crianças com dislexia das E. B. 1 do Concelho de Matosinhos.
title Intervenção pedagógica, específica e diferenciada, nas crianças com dislexia das E. B. 1 do Concelho de Matosinhos.
spellingShingle Intervenção pedagógica, específica e diferenciada, nas crianças com dislexia das E. B. 1 do Concelho de Matosinhos.
Vieira, Maria Celeste
TME
title_short Intervenção pedagógica, específica e diferenciada, nas crianças com dislexia das E. B. 1 do Concelho de Matosinhos.
title_full Intervenção pedagógica, específica e diferenciada, nas crianças com dislexia das E. B. 1 do Concelho de Matosinhos.
title_fullStr Intervenção pedagógica, específica e diferenciada, nas crianças com dislexia das E. B. 1 do Concelho de Matosinhos.
title_full_unstemmed Intervenção pedagógica, específica e diferenciada, nas crianças com dislexia das E. B. 1 do Concelho de Matosinhos.
title_sort Intervenção pedagógica, específica e diferenciada, nas crianças com dislexia das E. B. 1 do Concelho de Matosinhos.
author Vieira, Maria Celeste
author_facet Vieira, Maria Celeste
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Celeste
dc.subject.por.fl_str_mv TME
topic TME
description Transformar uma criança disléxica, derrotada pelas dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e da escrita, numa criança motivada e brilhante, é hoje possível graças à descoberta, da investigação, de um défice fonológico comum a estas crianças e à possibilidade daí decorrente de intervenções eficazes, baseadas em elementos essenciais, que se pretendem o mais precoces possível. Este trabalho tem como objectivo o conhecimento da existência de programas de intervenção adequados ao perfil desenvolvimental das crianças das E. B. 1 do concelho de Matosinhos. Para tal, utilizamos como instrumento de recolha de dados o inquérito e conjugamos metodologias quantitativas com metodologias qualitativas. Para concretizar este estudo recolhemos informações dos professores a realizar intervenção às crianças com diagnóstico de dislexia, em todas as E. B. 1 públicas e privadas do concelho, com questões sobre a caracterização do docente e do aluno; processo de referenciação e avaliação; processo de intervenção e colaboração da família. Os resultados indicam que os elementos que baseiam a intervenção pedagógica específica e diferenciada das crianças em estudo não são os necessários; sugerem que os modelos seguidos nessa intervenção diferenciada, de um modo geral, estão desactualizados; que os professores, responsáveis pela reeducação destas crianças, na sua maioria, não estão seguros do trabalho que levam a cabo com elas mas apontam, significativamente, para a existência de programas de intervenção que recorrem a um trabalho de cooperação entre a escola e a família. Discutimos os resultados à luz do que a literatura actual e mais consensual nos apresenta sobre esta temática e, dada a importância de uma intervenção comprovadamente eficaz, que permita às crianças com dislexia vencer as suas dificuldades, concluimos com sugestões que passam, nomedamente, pela intervenção precoce, formação de professores e intercâmbio com as equipas que lideram a investigação dos modelos de processamento fonológico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-23T14:35:39Z
2010-01-01T00:00:00Z
2010
2013-08-14T18:00:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/149
url http://hdl.handle.net/11328/149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546252038144