Capacitação em Nutrição na Diabetes Tipo 2 em Portugal: Estudo Qualitativo sobre Necessidades Percebidas por Profissionais e Pessoas com Diabetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Margarida Isabel Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/98318
Resumo: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
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spelling Capacitação em Nutrição na Diabetes Tipo 2 em Portugal: Estudo Qualitativo sobre Necessidades Percebidas por Profissionais e Pessoas com DiabetesNutrition in type 2 diabetes enablement in Portugal:qualitative study on perceived needs by professionals and people with diabetesDiabetes Mellitus Tipo 2Educação de Pacientes como AssuntoPesquisa QualitativaCiências da nutriçãoDiabetes Mellitus, Type 2Patient Education as TopicQualitative ResearchNutritional SciencesTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaIntrodução: A Diabetes Mellitus Tipo 2 é um problema de saúde muito prevalente, mas para muitas pessoas com diabetes a gestão da alimentação é um grande desafio. A reduzida literacia em saúde entre as pessoas com diabetes é considerada uma barreira à autogestão da sua condição, por isso é importante a capacitação em nutrição destas pessoas. O presente estudo teve como objetivo conhecer as necessidades percebidas por profissionais de saúde e pessoas com diabetes sobre a nutrição na Diabetes Tipo 2, e que gostassem de ver incluídas num livro de apoio.Métodos: Estudo qualitativo desenvolvido em duas amostras de conveniência, uma de profissionais de saúde (médicos de família, enfermeiros e nutricionistas) e outra de pessoas com Diabetes Tipo 2. Na primeira foram recolhidos dados sociodemográficos e profissionais, e na segunda foram recolhidos dados sociodemográficos e clínicos, bem como o nível de literacia em saúde. Em cada amostra foi aplicado um questionário com perguntas abertas elaborado pelos investigadores com o objetivo de conhecer os aspetos mais importantes a incluir num material educativo sobre nutrição para pessoas com diabetes. A análise dos dados foi realizada através de análise de conteúdo com apoio de um software de análise de dados qualitativos.Resultados: As amostras de profissionais de saúde e de pessoas com diabetes foram constituídas por 109 e 16 participantes, respetivamente. Os principais temas a serem incluídos no livro referidos pelos participantes das amostras foram: entender a Diabetes, hábitos de vida saudável, princípios de alimentação saudável, conceitos básicos de nutrição, características e impacto dos alimentos, escolha de alimentos, número de refeições por dia, preparação das refeições, quantidades e porções adequadas, erros e mitos alimentares, motivar e capacitar para a manutenção após a mudança. Também foram feitas sugestões de apresentação do conteúdo.Discussão: O presente estudo revelou áreas de necessidade percebida não descritas na literatura: a necessidade de se abordar os hábitos de vida saudável, princípios de alimentação saudável, determinados conceitos básicos de nutrição, número de refeições por dia, bem como alguns erros e mitos alimentares. Também foi referida a necessidade de uma abordagem simples, com imagens, ilustrações e recursos que envolvam ativamente o leitor. Este estudo tem como limitações a utilização de um questionário escrito e a reduzida participação de nutricionistas, mas o envolvimento das partes interessadas na elaboração do material educativo e a diversidade da amostra de profissionais de saúde são considerados pontos fortes.Conclusão: No que diz respeito à nutrição na Diabetes Tipo 2, considerou-se necessário explorar os conceitos básicas da Diabetes, a importância das medidas de estilo de vida, o conhecimento sobre os alimentos, a gestão de refeições, bem como erros e mitos alimentares, privilegiando a apresentação de informação de forma simples, visual e fácil de adaptar à realidade individual.Introduction: Type 2 Diabetes Mellitus is a very prevalent health problem, but for many people with diabetes managing food is a major challenge. Reduced health literacy among people with diabetes is considered a barrier to self-management of their condition, so it is important the nutrient enablement of these people. The present study aimed to understand the perceived needs by health professionals and people with diabetes about nutrition in Type 2 Diabetes, which they would like to see included in a support book.Methods: Qualitative study developed in two convenience samples, one of health professionals (family doctors, nurses and nutritionists) and the other of people with Type 2 Diabetes. In the first, sociodemographic and professional data were collected, and in the second, sociodemographic and clinical data were collected, as well as health literacy level. In each sample, an open questions questionnaire developed by the researchers was applied in order to find the most important aspects to include in a nutrition educational material for people with diabetes. Data analysis was performed through content analysis with the support of a qualitative data analysis software.Results: The samples of health professionals and people with diabetes were constituted by 109 and 16 participants, respectively. The main themes to be included in the book referred by the participants of samples were: understanding Diabetes, healthy lifestyle habits, healthy eating principles, basic concepts of nutrition, characteristics and impact of foods, choice of foods, number of meals per day, meal preparing, adequate quantities and portions, eating mistakes and myths, motivate and enable for maintenance after changing. Suggestions for content presentation were also made.Discussion: The present study revealed areas of perceived need not described in the literature: the need to address healthy lifestyle habits, healthy eating principles, determinate basic concepts of nutrition, number of meals per day, as well as some eating mistakes and myths. It was also referred the need of a simple approach, with images, illustrations and resources that actively involve the reader. This study has limitations like the use of a written questionnaire and the reduced participation of nutritionists, but the involvement of stakeholders in the development of educational material and the diversity of the sample of health professionals are considered strengths.Conclusion: With regard to nutrition in Type 2 Diabetes, it was considered necessary to explore basic concepts of Diabetes, the importance of lifestyle measures, knowledge about foods, meal management, as well as eating mistakes and myths, privileging the presentation of information in a simple, visual and easy way to adapt to the individual reality.2021-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/98318http://hdl.handle.net/10316/98318TID:202925307porLuís, Margarida Isabel Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-02-04T21:40:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/98318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:10.355732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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