Comportamento em crianças do 1.º ciclo: relação com o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7852 |
Resumo: | Introdução: As alterações do comportamento podem estar associadas tanto com disfunções do processamento sensorial, como com o tempo de exposição a ecrãs. Objetivo: Verificar se o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs em crianças em idade escolar do 1.º ciclo influenciam os seus comportamentos. Método: Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Medida do Processamento Sensorial e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. A amostra foi composta por 183 crianças entre os seis e os 10 anos. Para o tratamento de dados utilizou-se medidas de estatística descritiva para caraterizar a amostra e descrever as frequências das variáveis, para relacionar o processamento sensorial com o comportamento, e o tempo de exposição a ecrãs com o comportamento utilizou-se a correlação não paramétrica de Spearman, e para verificar se o tempo de exposição a ecrãs e o processamento sensorial são preditores do comportamento realizou-se uma regressão linear múltipla. Resultados: As variáveis que se revelaram preditoras do comportamento foram ao nível do processamento sensorial, a participação social (Beta = 0,255, p < 0,001), a consciência do corpo (Beta = 0,324, p < 0,001) e a audição (Beta = 0,164, p = 0,018), tendo sido apurada a tendência para quanto mais os problemas no processamento sensorial mais os problemas de comportamento. Da análise entre as variáveis, tempo de exposição a ecrãs e comportamento não se verificou nenhuma correlação significativa. Conclusão: Conclui-se que dificuldades no processamento sensorial estão associadas a uma maior prevalência de problemas de comportamento, em crianças com desenvolvimento típico. |
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Comportamento em crianças do 1.º ciclo: relação com o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãsProcessamento sensorialTempo de ecrãComportamentoDesenvolvimento típicoSensory processingScreen timeBehaviourTypical developmentIntrodução: As alterações do comportamento podem estar associadas tanto com disfunções do processamento sensorial, como com o tempo de exposição a ecrãs. Objetivo: Verificar se o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs em crianças em idade escolar do 1.º ciclo influenciam os seus comportamentos. Método: Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Medida do Processamento Sensorial e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. A amostra foi composta por 183 crianças entre os seis e os 10 anos. Para o tratamento de dados utilizou-se medidas de estatística descritiva para caraterizar a amostra e descrever as frequências das variáveis, para relacionar o processamento sensorial com o comportamento, e o tempo de exposição a ecrãs com o comportamento utilizou-se a correlação não paramétrica de Spearman, e para verificar se o tempo de exposição a ecrãs e o processamento sensorial são preditores do comportamento realizou-se uma regressão linear múltipla. Resultados: As variáveis que se revelaram preditoras do comportamento foram ao nível do processamento sensorial, a participação social (Beta = 0,255, p < 0,001), a consciência do corpo (Beta = 0,324, p < 0,001) e a audição (Beta = 0,164, p = 0,018), tendo sido apurada a tendência para quanto mais os problemas no processamento sensorial mais os problemas de comportamento. Da análise entre as variáveis, tempo de exposição a ecrãs e comportamento não se verificou nenhuma correlação significativa. Conclusão: Conclui-se que dificuldades no processamento sensorial estão associadas a uma maior prevalência de problemas de comportamento, em crianças com desenvolvimento típico.Introduction: Behavioral changes may be associated with sensory processing disorders as well as the time of screen exposure. Objective: To verify if sensory processing and exposure time to screens in primary school-age children influences their behavior. Method: A sociodemographic questionnaire, the Sensory Processing Measure and the Strengths and Difficulties Questionnaire were used. The sample consisted of 183 children aged between six and ten years old. For data processing were used descriptive statistical measures to characterize the sample and describe the frequencies of variables, to relate sensory processing to behavior, and the time of exposure to screens with behavior, we used the non-parametric correlation of Spearman, and finally, to verify whether the time of exposure to screens and sensory processing are predictors of children's behavior, was carried out a multiple linear regression. Results: The variables that proved to be predictors of behavior were at the level of sensory processing, social participation (Beta = 0.255, p < 0.001), body awareness (Beta = 0.324, p < 0.001) and hearing (Beta = 0.164, p = 0.018), a trend was observed in which behavioral problems increase as the sensory processing problems increased. From the analysis between the time of exposure to screens and behavior variables, no significant correlation was found. Conclusion: It is concluded that sensory processing difficulties are associated with a higher prevalence of behavior problems in typically developing children.Escola Superior de Saúde do Politécnico de LeiriaIC-OnlineAlves, Anabela OliveiraTrigueiro, Maria João Ribeiro FernandesPinto, Élia Maria Carvalho Pinheiro da Silva2022-11-14T14:01:17Z2022-10-272022-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7852porOliveira Alves, A., Ribeiro Fernandes Trigueiro, M. J., & Silva Pinto, Élia. (2022). Comportamento em crianças do 1.º ciclo: relação com o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs. Revista Portuguesa De Terapia Ocupacional - ISSN 2975-8181, (1). Obtido de https://rpto.ipleiria.pt/rpto/article/view/32975-8181https://doi.org/10.25766/ncet-dm94info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:41.479474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Oliveira Alves, A., Ribeiro Fernandes Trigueiro, M. J., & Silva Pinto, Élia. (2022). Comportamento em crianças do 1.º ciclo: relação com o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs. Revista Portuguesa De Terapia Ocupacional - ISSN 2975-8181, (1). Obtido de https://rpto.ipleiria.pt/rpto/article/view/3 2975-8181 https://doi.org/10.25766/ncet-dm94 |
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