Estudo da imagem da região turística de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerdeira, João Henrique da Luz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Adriana Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/6799
Resumo: A indústria turística mundial registou um crescimento anual constante e encontrava-se em franca expansão até março de 2020, quando foi fortemente afetada pela pandemia Covid-19. Acredita-se que para a reinvenção e reforma do setor se terá de investir fortemente na criação e gestão da perceção dos turistas sobre a imagem dos destinos turísticos. Tendo em vista este contexto, o presente estudo objetiva analisar a imagem da região de Lisboa através da utilização de User Generated Content (UGC). A metodologia utilizada tem como base de análise três componentes de interações do turista com o destino: imagem Designativa, Estimativa e Prescritiva. Foram utilizados 51 mil reviews do ano de 2019, em inglês, contendo opinião de turistas de 131 nacionalidades sobre a região turística de Lisboa. Os resultados revelam que Lisboa tem uma imagem caracterizada por reviews positivos e oferecem novos conhecimentos sobre a gestão da imagem do destino.
id RCAP_14c38ffbebf67c84f2c87b777ff5c42e
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/6799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da imagem da região turística de LisboaUser Generated ContentTourism Destination ImageSmart TourismLisboaA indústria turística mundial registou um crescimento anual constante e encontrava-se em franca expansão até março de 2020, quando foi fortemente afetada pela pandemia Covid-19. Acredita-se que para a reinvenção e reforma do setor se terá de investir fortemente na criação e gestão da perceção dos turistas sobre a imagem dos destinos turísticos. Tendo em vista este contexto, o presente estudo objetiva analisar a imagem da região de Lisboa através da utilização de User Generated Content (UGC). A metodologia utilizada tem como base de análise três componentes de interações do turista com o destino: imagem Designativa, Estimativa e Prescritiva. Foram utilizados 51 mil reviews do ano de 2019, em inglês, contendo opinião de turistas de 131 nacionalidades sobre a região turística de Lisboa. Os resultados revelam que Lisboa tem uma imagem caracterizada por reviews positivos e oferecem novos conhecimentos sobre a gestão da imagem do destino.Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2024-02-22T12:39:09Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/6799por10.17013/risti.40.89–111Cerdeira, João Henrique da LuzFernandes, Adriana Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T01:46:14Zoai:repositorio.ual.pt:11144/6799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:34.721391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da imagem da região turística de Lisboa
title Estudo da imagem da região turística de Lisboa
spellingShingle Estudo da imagem da região turística de Lisboa
Cerdeira, João Henrique da Luz
User Generated Content
Tourism Destination Image
Smart Tourism
Lisboa
title_short Estudo da imagem da região turística de Lisboa
title_full Estudo da imagem da região turística de Lisboa
title_fullStr Estudo da imagem da região turística de Lisboa
title_full_unstemmed Estudo da imagem da região turística de Lisboa
title_sort Estudo da imagem da região turística de Lisboa
author Cerdeira, João Henrique da Luz
author_facet Cerdeira, João Henrique da Luz
Fernandes, Adriana Lopes
author_role author
author2 Fernandes, Adriana Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerdeira, João Henrique da Luz
Fernandes, Adriana Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv User Generated Content
Tourism Destination Image
Smart Tourism
Lisboa
topic User Generated Content
Tourism Destination Image
Smart Tourism
Lisboa
description A indústria turística mundial registou um crescimento anual constante e encontrava-se em franca expansão até março de 2020, quando foi fortemente afetada pela pandemia Covid-19. Acredita-se que para a reinvenção e reforma do setor se terá de investir fortemente na criação e gestão da perceção dos turistas sobre a imagem dos destinos turísticos. Tendo em vista este contexto, o presente estudo objetiva analisar a imagem da região de Lisboa através da utilização de User Generated Content (UGC). A metodologia utilizada tem como base de análise três componentes de interações do turista com o destino: imagem Designativa, Estimativa e Prescritiva. Foram utilizados 51 mil reviews do ano de 2019, em inglês, contendo opinião de turistas de 131 nacionalidades sobre a região turística de Lisboa. Os resultados revelam que Lisboa tem uma imagem caracterizada por reviews positivos e oferecem novos conhecimentos sobre a gestão da imagem do destino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2024-02-22T12:39:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/6799
url http://hdl.handle.net/11144/6799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.17013/risti.40.89–111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137789390880768