(Con)Viver na terceira idade: contributos para um envelhecimento ativo no meio rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Natália da Conceição Magalhães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/45297
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
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spelling (Con)Viver na terceira idade: contributos para um envelhecimento ativo no meio ruralLiving in old age: contributions to active aging in rural areasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)No contexto do envelhecimento populacional e do contínuo crescimento de faixas etárias mais avançadas é necessário considerar as várias dimensões da vida, nomeadamente, a vertente ocupacional e das relações interpessoais. O envelhecimento é uma realidade predominante e, por isso, torna-se fundamental criar oportunidades que possibilitem às pessoas envelhecer dignamente. O papel da educação surge, assim, como uma forma de olhar para o idoso enquanto ser humano capaz de intervir, participar na sociedade à qual pertence, ao mesmo tempo que lhe possibilita despertar a consciência crítica, superar a passividade e descobrir capacidades que, por vezes, estão escondidas e precisam ser valorizadas e exploradas. A nossa interversão educativa consistiu na criação de uma nova valência, abrangendo um grupo de 22 utentes. A criação do Centro de Convívio surge como um espaço de convívio, onde é possível partilhar experiências e desenvolver múltiplas atividades lúdicas, formativas e culturais, assumindo um papel impulsionador, promotor e orientador de processos e dinâmicas de transformação de condições de vida. A partir do diagnóstico de necessidades realizado com os idosos, foram desenvolvidas e implementadas atividades organizadas em sete ateliers temáticos, com o intuito de promover um envelhecimento ativo e, consequentemente, o desenvolvimento integral e harmonioso dos idosos. Tendo por base os objetivos definidos, a metodologia utilizada assentou no paradigma qualitativo de investigação-ação participativa e na animação sociocultural como instrumento de intervenção que fomenta a participação dos utentes. Os resultados alcançados evidenciam uma participação ativa dos idosos, assim como, um elevado grau de satisfação dos mesmos, já que a participação nas atividades permitiu diminuir o isolamento social, proporcionar momentos de convívio e interação com outras pessoas e, ainda, a possibilidade de novas aprendizagens.In the context of population aging and the continued growth of older age groups is necessary to consider the various dimensions of life in particular occupational aspect and interpersonal relations. Aging is a predominant reality and therefore it is essential to create opportunities that enable people to grow old with dignity. The education role arises as a way to look at the elderly as a human being able to step in, participate in society to which it belongs and at the same time enables to awaken critical consciousness, overcome passivity and find capabilities, which sometimes are hidden and need to be valued and explored. Our educational intervention was based on the creation of a new valence, with a group of 22 users. The creation of the Coexistence Center emerges as a living space where you can share experiences and develop multiple recreational, educational and cultural activities, assuming a leading role, promoter role and advisor processes and dynamics of transformation of the living conditions. From needs assessment conducted with the elderly, were developed and implemented activities organized into seven thematic workshops in order to promote active aging and consequently the full and harmonious development of the elderly. Based on the defined objectives, the methodology used was based on the qualitative paradigm of participatory action research and socio-cultural animation as an intervention instrument that encourages consumer participation. The results achieved show an active participation of elderly, as well as a high degree of satisfaction with the same, since the participation in the activities allows to reduce social isolation, provide moments of conviviality and interaction with other people and also the possibility of new learning.Antunes, Maria da Conceição PintoUniversidade do MinhoMeneses, Natália da Conceição Magalhães2016-02-102016-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/45297por201325276info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:29.825889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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