(Con)Viver na terceira idade: contributos para um envelhecimento ativo no meio rural
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51191 |
Resumo: | A intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção desenvolvido com população idosa a frequentar uma oficina de educação de adultos, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento ativo através da animação sociocultural. Abrangeu um grupo de 22 participantes com idades compreendidas entre os 67 e os 92 anos. Recorrendo ao paradigma interpretativo-hermenêutico, desenvolvemos um trabalho de investigação-ação participativa utilizando as técnicas de animação sociocultural, enquanto metodologias que fomentam a motivação e participação da população-alvo do projeto. Partindo dos interesses, necessidades e potencialidades dos participantes foram desenvolvidos sete ateliers: Artes Manuais e Decorativas; Saúde Preventiva; Jardinagem; Culinária; Expressão Musical; Ginástica e Atividades Religiosas onde foram dinamizados diversos tipos de atividades a nível físico, cognitivo, lúdico, social, afetivo e espiritual, que permitiram desenvolver as capacidades funcionais do idoso (mobilidade, memória, criatividade, reflexão crítica); fomentar o convívio e as relações interpessoais; valorizar as tradições e cultivar a espiritualidade. A intervenção teve resultados positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, aos níveis do bem-estar físico e psicológico, do relacionamento interpessoal e da aquisição de novas aprendizagens. Este projeto reiterou a importância da animação sociocultural como intervenção promotora de aprendizagens, do bem-estar e da qualidade de vida junto da população idosa. |
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(Con)Viver na terceira idade: contributos para um envelhecimento ativo no meio ruralLiving in old age: contributions to active aging in rural areasEnvelhecimento ativoQualidade de vidaEducação ao longo da vidaActive agingQuality of lifeContinuing educationCiências Sociais::PsicologiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção desenvolvido com população idosa a frequentar uma oficina de educação de adultos, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento ativo através da animação sociocultural. Abrangeu um grupo de 22 participantes com idades compreendidas entre os 67 e os 92 anos. Recorrendo ao paradigma interpretativo-hermenêutico, desenvolvemos um trabalho de investigação-ação participativa utilizando as técnicas de animação sociocultural, enquanto metodologias que fomentam a motivação e participação da população-alvo do projeto. Partindo dos interesses, necessidades e potencialidades dos participantes foram desenvolvidos sete ateliers: Artes Manuais e Decorativas; Saúde Preventiva; Jardinagem; Culinária; Expressão Musical; Ginástica e Atividades Religiosas onde foram dinamizados diversos tipos de atividades a nível físico, cognitivo, lúdico, social, afetivo e espiritual, que permitiram desenvolver as capacidades funcionais do idoso (mobilidade, memória, criatividade, reflexão crítica); fomentar o convívio e as relações interpessoais; valorizar as tradições e cultivar a espiritualidade. A intervenção teve resultados positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, aos níveis do bem-estar físico e psicológico, do relacionamento interpessoal e da aquisição de novas aprendizagens. Este projeto reiterou a importância da animação sociocultural como intervenção promotora de aprendizagens, do bem-estar e da qualidade de vida junto da população idosa.The intervention here described resulted from a research / intervention work developed with the elderly who attended an adult education workshop, which purpose was to promote active aging by means of sociocultural animation. It involved a group of 22 participants aged between 67 and 92 years. The authors developed a participatory action-research, applying the interpretive-hermeneutic paradigm and resorting to sociocultural animation techniques - methodologies that usually foster motivation and participation on the target population. Based on the interests, needs and potential of the participants seven workshops were developed: Manual and Decorative Arts; Preventive Health; Gardening; Cooking; Musical Expression; Gymnastics; and Religious Activities. Various types of activities (physical, cognitive, recreational, social, emotional and spiritual) were fostered, which allowed the development of the elderly’s functional abilities (e.g. mobility, memory, creativity, critical reflection); the fostering of interactional and interpersonal processes, valuing the traditions and fomenting spirituality. The intervention had positive results as the final evaluation revealed: the participants highlighted the benefits of the project, in particular, the levels of physical and psychological well-being, the augment of the quality of their relationships with others and the acquisition of new apprenticeships. This project reiterated the importance of social and cultural activities regarding the elderly’s learning processes, welfare and quality of life.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição PintoMeneses, Natália da Conceição Magalhães20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51191por1138-16632386-741810.17979/reipe.2016.3.2.1541http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2016.3.2.1541/pdf_417info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:08.274854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção desenvolvido com população idosa a frequentar uma oficina de educação de adultos, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento ativo através da animação sociocultural. Abrangeu um grupo de 22 participantes com idades compreendidas entre os 67 e os 92 anos. Recorrendo ao paradigma interpretativo-hermenêutico, desenvolvemos um trabalho de investigação-ação participativa utilizando as técnicas de animação sociocultural, enquanto metodologias que fomentam a motivação e participação da população-alvo do projeto. Partindo dos interesses, necessidades e potencialidades dos participantes foram desenvolvidos sete ateliers: Artes Manuais e Decorativas; Saúde Preventiva; Jardinagem; Culinária; Expressão Musical; Ginástica e Atividades Religiosas onde foram dinamizados diversos tipos de atividades a nível físico, cognitivo, lúdico, social, afetivo e espiritual, que permitiram desenvolver as capacidades funcionais do idoso (mobilidade, memória, criatividade, reflexão crítica); fomentar o convívio e as relações interpessoais; valorizar as tradições e cultivar a espiritualidade. A intervenção teve resultados positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, aos níveis do bem-estar físico e psicológico, do relacionamento interpessoal e da aquisição de novas aprendizagens. Este projeto reiterou a importância da animação sociocultural como intervenção promotora de aprendizagens, do bem-estar e da qualidade de vida junto da população idosa. |
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