The Tragic Myth of Salvador Dalí
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.31211/interacoes.n37.2019.a5 |
Resumo: | This paper proposes a critical reading of the self-analysis outlined by Salvador Dalí in the essay “The tragic myth of Millet’s Angelusâ€, in the light of the interpretation of a family dynamic under the primacy of the replacement infans fantasy. It is suggested that this narrative, elaborated accordingly to the paranoiac-critical method, superimposes personal myth and fiction, omnipotent allegory and delirious reinterpretation of the tragic familial saga of a mother-child dyad permeated by the historical evocation of the phantasmatic “recovery†of a brother that died nine months before his birth. The authors triangulated selections from the dalinian text on the Angelus, biographical data and Bion’s contributions regarding the importance of private myths in the construction of identity. It is concluded that Dalí rehearses an approximation to another dimension of the maternal imago that other written autobiographical elements seem to contradict. More precisely, the Mother Antigone that “buries†the body of her in statu nascendi son under the father’s impotent and accomplice gaze. Also highlighted is the importance of Gala as a figure of the Annunciation of a tragic-grandiose destiny, according to the biblical mysticism of the “Only begotten Son of the Fatherâ€, a romanced solution, of surreal and delusional nature, for the probable central issue of his existence, the condition of replacement child of a dreaded and unknown Other. |
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The Tragic Myth of Salvador DalíO Mito Trágico de Salvador DalíO Mito Trágico de Salvador DalíSalvador Dalímito privadoAngelus de Milletcriança de substituiçãopsicanáliseSalvador Dalíprivate mythMillet's Angelusreplacement childpsychoanalysisSalvador Dalímito privadoAngelus de Milletcriança de substituiçãopsicanáliseThis paper proposes a critical reading of the self-analysis outlined by Salvador Dalí in the essay “The tragic myth of Millet’s Angelusâ€, in the light of the interpretation of a family dynamic under the primacy of the replacement infans fantasy. It is suggested that this narrative, elaborated accordingly to the paranoiac-critical method, superimposes personal myth and fiction, omnipotent allegory and delirious reinterpretation of the tragic familial saga of a mother-child dyad permeated by the historical evocation of the phantasmatic “recovery†of a brother that died nine months before his birth. The authors triangulated selections from the dalinian text on the Angelus, biographical data and Bion’s contributions regarding the importance of private myths in the construction of identity. It is concluded that Dalí rehearses an approximation to another dimension of the maternal imago that other written autobiographical elements seem to contradict. More precisely, the Mother Antigone that “buries†the body of her in statu nascendi son under the father’s impotent and accomplice gaze. Also highlighted is the importance of Gala as a figure of the Annunciation of a tragic-grandiose destiny, according to the biblical mysticism of the “Only begotten Son of the Fatherâ€, a romanced solution, of surreal and delusional nature, for the probable central issue of his existence, the condition of replacement child of a dreaded and unknown Other.Este artigo propõe uma leitura crítica da autoanálise esboçada por Salvador Dalí na obra “O mito trágico do Angelus de Millet†à luz da interpretação de uma dinâmica familiar sob o primado da fantasia do infans de substituição. Sugere-se que esta narrativa, elaborada segundo o método paranoico-crítico, sobrepõe mito pessoal e ficção, alegoria omnipotente e reinterpretação delirante da saga familiar trágica, de uma díade mãe-filho permeada pela evocação histórica do “resgate†fantasmático de um irmão morto nove meses antes do seu nascimento. Foram triangulados excertos do texto sobre o Angelus, dados biográficos e aportes de Bion sobre a importância dos mitos privados na construção da identidade. Conclui-se que Dalí ensaiou a aproximação a outra dimensão do imago materno, que os outros escritos e atos autobiográficos aparentam contradizer, mais precisamente a Mãe Antígona que “enterra†o corpo do filho in statu nascendi sob o olhar cúmplice e impotente do pai. Realça-se a importância de Gala como figura da Anunciação de destino trágico-grandioso, segundo a mística bíblica do “Filho Unigénito do Paiâ€, solução romanceada, de cariz surrealista e delirante, para aquela que terá sido a problemática central da sua existência, a condição de criança de substituição de um Outro temido e desconhecido.Este artigo propõe uma leitura crítica da autoanálise esboçada por Salvador Dalí na obra “O mito trágico do Angelus de Millet†à luz da interpretação de uma dinâmica familiar sob o primado da fantasia do infans de substituição. Sugere-se que esta narrativa, elaborada segundo o método paranoico-crítico, sobrepõe mito pessoal e ficção, alegoria omnipotente e reinterpretação delirante da saga familiar trágica, de uma díade mãe-filho permeada pela evocação histórica do “resgate†fantasmático de um irmão morto nove meses antes do seu nascimento. Foram triangulados excertos do texto sobre o Angelus, dados biográficos e aportes de Bion sobre a importância dos mitos privados na construção da identidade. Conclui-se que Dalí ensaiou a aproximação a outra dimensão do imago materno, que os outros escritos e atos autobiográficos aparentam contradizer, mais precisamente a Mãe Antígona que “enterra†o corpo do filho in statu nascendi sob o olhar cúmplice e impotente do pai. Realça-se a importância de Gala como figura da Anunciação de destino trágico-grandioso, segundo a mística bíblica do “Filho Unigénito do Paiâ€, solução romanceada, de cariz surrealista e delirante, para aquela que terá sido a problemática central da sua existência, a condição de criança de substituição de um Outro temido e desconhecido.Instituto Superior Miguel Torga2019-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.31211/interacoes.n37.2019.a5https://doi.org/10.31211/interacoes.n37.2019.a5Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 37; 108-143Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 37; 108-143Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 37; 108-1432184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/439https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/439/458Direitos de Autor (c) 2019 Nuno Pinto Ferreira, Carlos Farate, Henrique Testa Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Nuno PintoFarate, CarlosVicente, Henrique Testa2024-01-17T16:14:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:09.532506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 37; 108-143 Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 37; 108-143 Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 37; 108-143 2184-3929 0873-0725 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
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