A importância do Marketing Socialmente Responsável na decisão de compra do consumidor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Carina Sá Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2175
Resumo: A “obrigatoriedade” da procura de um novo modelo de negócio, por parte das empresas, adaptado ao contexto socioeconómico, vivenciado na atualidade, deve-se, em demasia, às alterações exigentes expressas nas atitudes, comportamentos e formas de atuação dos consumidores modernos, que se inquietam com as adversidades que caracterizam a realidade contemporânea e que, por isso, atuam com mais cautela na aquisição dos seus produtos. Os mesmos exigem às organizações uma profunda reflexão sobre os valores regidos pela civilização, que se definem pela inserção de práticas socialmente responsáveis na conduta empresarial, e que podem ser benéficas para as empresas, conseguindo, as mesmas, alcançar vantagens oferecidas pela presença destas formas de atuação na sua estratégia organizacional, construindo, aos olhos dos compradores, uma imagem responsável. Neste sentido, a presente investigação tem como fundamento estudar a importância da Responsabilidade Social Corporativa na decisão de compra dos consumidores, bem como os fatores que possuem uma influência sobre a mesma. Para tal, foi desenvolvido um modelo concetual que tenciona obter resposta para tais assuntos, sendo aplicado a 193 inquiridos e permitindo a compreensão das relações entre: a perceção de RSC; a identificação do consumidor com a marca; a atratividade da empresa; o brand attachment; a satisfação, o compromisso, a confiança, a reputação e a qualidade; a intenção de compra e a lealdade. Concluída esta análise, foi possível apurar que a perceção de Responsabilidade Social Corporativa apresenta uma relação moderada com a identificação do consumidor com a marca, com o brand attachment e com a lealdade e, por sua vez a confiança, a reputação e a qualidade são as variáveis que exercem um maior poder de influência sobre a intenção de compra. Assim, a dissertação fornece uma compreensão teórica influente sobre a importância da inclusão de práticas de Responsabilidade Social Corporativa na estratégia laboral das empresas, auxiliando as mesmas na definição das suas estratégias de marketing.
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