Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Sara Sofia Cartaxo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5320
Resumo: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_14e56e25463380f22c79b7208470dfaf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5320
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leituraLeitura1.º ciclo do ensino básicoCaderno de leituraMotivaçãoReading1st cycle of basic educationReading notebookMotivationRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento pretende ilustrar todo o processo realizado ao longo da prática pedagógica numa turma de 1.º ano do 1.º CEB, assim como o estudo efetuado no âmbito da rotina Oficina da Leitura, na qual foi implementado o Caderno de Leitura. A realização deste estudo partiu das fragilidades da turma detetadas durante a diagnose, assim como de um interesse pessoal e pretendeu estudar as vantagens da implementação do Caderno de Leitura como estratégia de motivação para a leitura. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa. Recorreu-se a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados que permitiram compreender o contexto socioeducativo, assim como regular a ação educativa ao longo de toda a prática pedagógica. Relativamente ao estudo, a técnica de recolha de dados que se utilizou foi a análise das fichas de leitura contidas nos Cadernos de Leitura dos alunos, ao longo de cada uma das sete semanas de intervenção. A análise de dados efetuada permitiu verificar a evolução dos alunos relativa à aquisição da competência da leitura. Por conseguinte, o Caderno de Leitura comprovou ser uma estratégia de ensino eficiente, uma vez que estimulou e motivou os alunos para a aprendizagem em curso.ABSTRACT The present report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II, of the 2nd year of the Masters in Education 1st and 2nd Cycle of Basic Education (CEB). This document is intended to illustrate the process carried out over the pedagogical practice in a class of 1st year of the 1st CEB, as well as the study conducted by routine Workshop reading, which was implemented Reading Book. This study set out the weaknesses of the class detected during diagnosis, as well as a personal interest and intended to study the advantages of the implementation of Reading notebook as motivation strategy for reading. The methodology used was interpretative qualitative. Resorted to different techniques and data collection instruments that allowed us to understand the socio-educational context as well as regular educational activities throughout the teaching practice. For the study, the data collection technique used was to analyze the records contained in reading books Reading pupils along each of the seven weeks of intervention. The performed data analysis has shown the evolution of the students on the acquisition of reading skills. Therefore, the Reading Notebook proven to be an effective teaching strategy, once stimulated and motivated students for ongoing learning.Pereira, SusanaRCIPLFilipe, Sara Sofia Cartaxo2015-11-02T13:59:54Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5320TID:201391430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:36.351475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura
title Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura
spellingShingle Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura
Filipe, Sara Sofia Cartaxo
Leitura
1.º ciclo do ensino básico
Caderno de leitura
Motivação
Reading
1st cycle of basic education
Reading notebook
Motivation
title_short Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura
title_full Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura
title_fullStr Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura
title_full_unstemmed Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura
title_sort Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura
author Filipe, Sara Sofia Cartaxo
author_facet Filipe, Sara Sofia Cartaxo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Susana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Sara Sofia Cartaxo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
1.º ciclo do ensino básico
Caderno de leitura
Motivação
Reading
1st cycle of basic education
Reading notebook
Motivation
topic Leitura
1.º ciclo do ensino básico
Caderno de leitura
Motivação
Reading
1st cycle of basic education
Reading notebook
Motivation
description Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-02T13:59:54Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5320
TID:201391430
url http://hdl.handle.net/10400.21/5320
identifier_str_mv TID:201391430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133404296380416