Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5320 |
Resumo: | Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_14e56e25463380f22c79b7208470dfaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5320 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leituraLeitura1.º ciclo do ensino básicoCaderno de leituraMotivaçãoReading1st cycle of basic educationReading notebookMotivationRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento pretende ilustrar todo o processo realizado ao longo da prática pedagógica numa turma de 1.º ano do 1.º CEB, assim como o estudo efetuado no âmbito da rotina Oficina da Leitura, na qual foi implementado o Caderno de Leitura. A realização deste estudo partiu das fragilidades da turma detetadas durante a diagnose, assim como de um interesse pessoal e pretendeu estudar as vantagens da implementação do Caderno de Leitura como estratégia de motivação para a leitura. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa. Recorreu-se a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados que permitiram compreender o contexto socioeducativo, assim como regular a ação educativa ao longo de toda a prática pedagógica. Relativamente ao estudo, a técnica de recolha de dados que se utilizou foi a análise das fichas de leitura contidas nos Cadernos de Leitura dos alunos, ao longo de cada uma das sete semanas de intervenção. A análise de dados efetuada permitiu verificar a evolução dos alunos relativa à aquisição da competência da leitura. Por conseguinte, o Caderno de Leitura comprovou ser uma estratégia de ensino eficiente, uma vez que estimulou e motivou os alunos para a aprendizagem em curso.ABSTRACT The present report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II, of the 2nd year of the Masters in Education 1st and 2nd Cycle of Basic Education (CEB). This document is intended to illustrate the process carried out over the pedagogical practice in a class of 1st year of the 1st CEB, as well as the study conducted by routine Workshop reading, which was implemented Reading Book. This study set out the weaknesses of the class detected during diagnosis, as well as a personal interest and intended to study the advantages of the implementation of Reading notebook as motivation strategy for reading. The methodology used was interpretative qualitative. Resorted to different techniques and data collection instruments that allowed us to understand the socio-educational context as well as regular educational activities throughout the teaching practice. For the study, the data collection technique used was to analyze the records contained in reading books Reading pupils along each of the seven weeks of intervention. The performed data analysis has shown the evolution of the students on the acquisition of reading skills. Therefore, the Reading Notebook proven to be an effective teaching strategy, once stimulated and motivated students for ongoing learning.Pereira, SusanaRCIPLFilipe, Sara Sofia Cartaxo2015-11-02T13:59:54Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5320TID:201391430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:36.351475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura |
title |
Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura |
spellingShingle |
Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura Filipe, Sara Sofia Cartaxo Leitura 1.º ciclo do ensino básico Caderno de leitura Motivação Reading 1st cycle of basic education Reading notebook Motivation |
title_short |
Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura |
title_full |
Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura |
title_fullStr |
Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura |
title_full_unstemmed |
Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura |
title_sort |
Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura |
author |
Filipe, Sara Sofia Cartaxo |
author_facet |
Filipe, Sara Sofia Cartaxo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Susana RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Sara Sofia Cartaxo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura 1.º ciclo do ensino básico Caderno de leitura Motivação Reading 1st cycle of basic education Reading notebook Motivation |
topic |
Leitura 1.º ciclo do ensino básico Caderno de leitura Motivação Reading 1st cycle of basic education Reading notebook Motivation |
description |
Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-02T13:59:54Z 2015-07 2015-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5320 TID:201391430 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5320 |
identifier_str_mv |
TID:201391430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133404296380416 |