As escolas com contrato de autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13726 |
Resumo: | O presente estudo realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Administração e Organização Escolar pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa pretende identificar se os Contratos de Autonomia conferem às Escolas e Agrupamentos de Escolas poderes necessários para exercer a sua autonomia. Para tal analisámos os Contratos de Autonomia e os Projetos Educativos de algumas Escolas e Agrupamentos de Escolas. A concessão de autonomia a uma escola visava em primeiro lugar atribuir-lhe poder de decisão e de organização para dar uma resposta rápida à comunidade local. Não parece que tenha sido isso que aconteceu com base nos documentos analisados. Os Contratos de Autonomia assinados por vinte e duas escolas e agrupamentos de escolas em 2007 poderiam ter sido uma lufada de ar fresco na Educação de Portugal, um projecto que poderia e deveria ter tido continuidade. |
id |
RCAP_14e76bf399839397dcd3b7efc89fcaa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13726 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As escolas com contrato de autonomiaAutonomia da escolaContrato de autonomiaProjeto educativoSchool autonomyAutonomy contractsEducational projectsDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente estudo realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Administração e Organização Escolar pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa pretende identificar se os Contratos de Autonomia conferem às Escolas e Agrupamentos de Escolas poderes necessários para exercer a sua autonomia. Para tal analisámos os Contratos de Autonomia e os Projetos Educativos de algumas Escolas e Agrupamentos de Escolas. A concessão de autonomia a uma escola visava em primeiro lugar atribuir-lhe poder de decisão e de organização para dar uma resposta rápida à comunidade local. Não parece que tenha sido isso que aconteceu com base nos documentos analisados. Os Contratos de Autonomia assinados por vinte e duas escolas e agrupamentos de escolas em 2007 poderiam ter sido uma lufada de ar fresco na Educação de Portugal, um projecto que poderia e deveria ter tido continuidade.The present study carried out in the framework of the Masters Course in Administration and School Organization the Faculty of Human Sciences at the Universidade Católica de Lisboa wants to identify if the Contracts of Autonomy confer the Schools and groups of Schools powers necessary to exercise their autonomy. To this end we analyze the Contracts of Autonomy and Educational Projects of some Schools and groups of Schools. The granting of autonomy to a school was intended in the first place to give it power of decision and organization to provide a rapid response to the local community. That does not seem to have happened on the basis of the documents analyzed. The Contracts of Autonomy signed by twenty-two schools and groups of schools in 2007 could have been a breath of fresh air in the Portuguese Education, a project that could and should have had continuity.Melo, Rodrigo Queiroz eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFalcão, Patrícia Alexandra Correia Figueiredo2014-02-26T12:50:44Z2013-12-1020132013-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13726TID:201279134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-10T01:37:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:00.767878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As escolas com contrato de autonomia |
title |
As escolas com contrato de autonomia |
spellingShingle |
As escolas com contrato de autonomia Falcão, Patrícia Alexandra Correia Figueiredo Autonomia da escola Contrato de autonomia Projeto educativo School autonomy Autonomy contracts Educational projects Domínio/Área Científica::Humanidades |
title_short |
As escolas com contrato de autonomia |
title_full |
As escolas com contrato de autonomia |
title_fullStr |
As escolas com contrato de autonomia |
title_full_unstemmed |
As escolas com contrato de autonomia |
title_sort |
As escolas com contrato de autonomia |
author |
Falcão, Patrícia Alexandra Correia Figueiredo |
author_facet |
Falcão, Patrícia Alexandra Correia Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Rodrigo Queiroz e Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Patrícia Alexandra Correia Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia da escola Contrato de autonomia Projeto educativo School autonomy Autonomy contracts Educational projects Domínio/Área Científica::Humanidades |
topic |
Autonomia da escola Contrato de autonomia Projeto educativo School autonomy Autonomy contracts Educational projects Domínio/Área Científica::Humanidades |
description |
O presente estudo realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Administração e Organização Escolar pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa pretende identificar se os Contratos de Autonomia conferem às Escolas e Agrupamentos de Escolas poderes necessários para exercer a sua autonomia. Para tal analisámos os Contratos de Autonomia e os Projetos Educativos de algumas Escolas e Agrupamentos de Escolas. A concessão de autonomia a uma escola visava em primeiro lugar atribuir-lhe poder de decisão e de organização para dar uma resposta rápida à comunidade local. Não parece que tenha sido isso que aconteceu com base nos documentos analisados. Os Contratos de Autonomia assinados por vinte e duas escolas e agrupamentos de escolas em 2007 poderiam ter sido uma lufada de ar fresco na Educação de Portugal, um projecto que poderia e deveria ter tido continuidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-10 2013 2013-12-10T00:00:00Z 2014-02-26T12:50:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/13726 TID:201279134 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/13726 |
identifier_str_mv |
TID:201279134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131784794865664 |