A relevância da cooperação como fator de promoção da competitividade empresarial: o caso InterCement

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Nuno André Peixinho da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18265
Resumo: Num contexto atual de incerteza e constante mudança, cabe às empresas e aos seus stakeholders encetar estratégias de forma a enfrentar e antecipar os desafios a que são submetidos. Com este estudo é pretendido demonstrar como a cooperação entre empresas, é uma alavanca fundamental para o aumento da competitividade empresarial. Desde meados dos anos 80, as parcerias entre empresas eram poucas e limitadas na sua interação. A competição entre empresas não era tão complexa e como tal não estimulava tanto a inovação e diferenciação entre empresas. Face ao ritmo lento com que se desenrolavam as mudanças, as empresas não sentiam estímulos adicionais para o desenvolvimento de alianças e parcerias de forma a alavancar os seus resultados (Harbison e Pekar, 1999). Com a aceleração e desenvolvimento tecnológico, a abertura de economias até aí protegidas e sem influência externa e o aparecimento de novos mercados e novos clientes, as empresas tiveram de saber adaptar-se a este novo paradigma e terem capacidade para rapidamente se adaptarem e desenvolverem novas competências que até aí não tinham sentido necessidade. Com a crescente concorrência, um rápido crescimento de novas tecnologias e a pressão financeira, as empresas sentiram que tinham de se antecipar e ter agilidade para reagir a estas novas premissas e adquirir novas competências (Porter, 1990). Um dos meios que as empresas têm ao seu dispor para fazer face aos desafios atuais, passa pela cooperação empresarial. Esta é considerada um estímulo importante na medida em que se pode traduzir em benefícios concretos para as organizações envolvidas, como por exemplo, acesso a novas tecnologias, economias de escala e absorção de "know how" de forma mais célere e eficiente. É pretendido abordar esta temática com base num caso de estudo realizado na empresa InterCement, compreendendo as dinâmicas inerentes ao processo de cooperação para a inovação, abrindo espaço para estudos e implementação de novos processos que possam alavancar os resultados das empresas.
id RCAP_14e9a01cba02bc66a562b4485766c383
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18265
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relevância da cooperação como fator de promoção da competitividade empresarial: o caso InterCementStakeholdersAliança estratégicaInovaçãoCooperationPartnershipsStrategic alliancesNum contexto atual de incerteza e constante mudança, cabe às empresas e aos seus stakeholders encetar estratégias de forma a enfrentar e antecipar os desafios a que são submetidos. Com este estudo é pretendido demonstrar como a cooperação entre empresas, é uma alavanca fundamental para o aumento da competitividade empresarial. Desde meados dos anos 80, as parcerias entre empresas eram poucas e limitadas na sua interação. A competição entre empresas não era tão complexa e como tal não estimulava tanto a inovação e diferenciação entre empresas. Face ao ritmo lento com que se desenrolavam as mudanças, as empresas não sentiam estímulos adicionais para o desenvolvimento de alianças e parcerias de forma a alavancar os seus resultados (Harbison e Pekar, 1999). Com a aceleração e desenvolvimento tecnológico, a abertura de economias até aí protegidas e sem influência externa e o aparecimento de novos mercados e novos clientes, as empresas tiveram de saber adaptar-se a este novo paradigma e terem capacidade para rapidamente se adaptarem e desenvolverem novas competências que até aí não tinham sentido necessidade. Com a crescente concorrência, um rápido crescimento de novas tecnologias e a pressão financeira, as empresas sentiram que tinham de se antecipar e ter agilidade para reagir a estas novas premissas e adquirir novas competências (Porter, 1990). Um dos meios que as empresas têm ao seu dispor para fazer face aos desafios atuais, passa pela cooperação empresarial. Esta é considerada um estímulo importante na medida em que se pode traduzir em benefícios concretos para as organizações envolvidas, como por exemplo, acesso a novas tecnologias, economias de escala e absorção de "know how" de forma mais célere e eficiente. É pretendido abordar esta temática com base num caso de estudo realizado na empresa InterCement, compreendendo as dinâmicas inerentes ao processo de cooperação para a inovação, abrindo espaço para estudos e implementação de novos processos que possam alavancar os resultados das empresas.In a current context of uncertainty and constant change, it is up to the companies and their stakeholders, to initiate strategies and anticipate the challenges they face. This study is intended to demonstrate how cooperation between companies is a key lever for increasing business competitiveness. Since the mid-1980s, partnerships between companies were few and limited in their interaction. The competition between companies was not so complex and therefore, it did not stimulate innovation and differentiation among companies. Given the slow pace of change, companies did not feel any additional stimulus for developing alliances and partnerships in order to leverage their results (Harbison and Pekar, 1999). With the acceleration and technological development, the opening up of protected economies without external influence and the emergence of new markets and new clients, companies had to adapt to this new paradigm and to have the capacity to rapidly adapt and develop new skills that until then, they didn´t need. With the increasing of competition, rapid growth of new technologies, and financial pressure, companies felt they had to anticipate and to have the agility to react to these new assumptions and acquire new skills (Porter, 1990). One of the means that companies have at their disposal to face the current challenges, is business cooperation. This is considered an important stimulus that can translate into tangible benefits for the organizations involved, such as access to new technologies, economies of scale and the absorption of know-how more quickly and efficiently. It is intended to address this issue based on a case study conducted at InterCement, understanding the dynamics inherent to the cooperation process, opening space for studies and implementation of new processes that can leverage corporate results.2019-11-29T00:00:00Z2018-11-29T00:00:00Z2018-11-292018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18265TID:202127435porFrancisco, Nuno André Peixinho da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:25:13Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:26.007542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da cooperação como fator de promoção da competitividade empresarial: o caso InterCement
title A relevância da cooperação como fator de promoção da competitividade empresarial: o caso InterCement
spellingShingle A relevância da cooperação como fator de promoção da competitividade empresarial: o caso InterCement
Francisco, Nuno André Peixinho da Silva
Stakeholders
Aliança estratégica
Inovação
Cooperation
Partnerships
Strategic alliances
title_short A relevância da cooperação como fator de promoção da competitividade empresarial: o caso InterCement
title_full A relevância da cooperação como fator de promoção da competitividade empresarial: o caso InterCement
title_fullStr A relevância da cooperação como fator de promoção da competitividade empresarial: o caso InterCement
title_full_unstemmed A relevância da cooperação como fator de promoção da competitividade empresarial: o caso InterCement
title_sort A relevância da cooperação como fator de promoção da competitividade empresarial: o caso InterCement
author Francisco, Nuno André Peixinho da Silva
author_facet Francisco, Nuno André Peixinho da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Nuno André Peixinho da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Stakeholders
Aliança estratégica
Inovação
Cooperation
Partnerships
Strategic alliances
topic Stakeholders
Aliança estratégica
Inovação
Cooperation
Partnerships
Strategic alliances
description Num contexto atual de incerteza e constante mudança, cabe às empresas e aos seus stakeholders encetar estratégias de forma a enfrentar e antecipar os desafios a que são submetidos. Com este estudo é pretendido demonstrar como a cooperação entre empresas, é uma alavanca fundamental para o aumento da competitividade empresarial. Desde meados dos anos 80, as parcerias entre empresas eram poucas e limitadas na sua interação. A competição entre empresas não era tão complexa e como tal não estimulava tanto a inovação e diferenciação entre empresas. Face ao ritmo lento com que se desenrolavam as mudanças, as empresas não sentiam estímulos adicionais para o desenvolvimento de alianças e parcerias de forma a alavancar os seus resultados (Harbison e Pekar, 1999). Com a aceleração e desenvolvimento tecnológico, a abertura de economias até aí protegidas e sem influência externa e o aparecimento de novos mercados e novos clientes, as empresas tiveram de saber adaptar-se a este novo paradigma e terem capacidade para rapidamente se adaptarem e desenvolverem novas competências que até aí não tinham sentido necessidade. Com a crescente concorrência, um rápido crescimento de novas tecnologias e a pressão financeira, as empresas sentiram que tinham de se antecipar e ter agilidade para reagir a estas novas premissas e adquirir novas competências (Porter, 1990). Um dos meios que as empresas têm ao seu dispor para fazer face aos desafios atuais, passa pela cooperação empresarial. Esta é considerada um estímulo importante na medida em que se pode traduzir em benefícios concretos para as organizações envolvidas, como por exemplo, acesso a novas tecnologias, economias de escala e absorção de "know how" de forma mais célere e eficiente. É pretendido abordar esta temática com base num caso de estudo realizado na empresa InterCement, compreendendo as dinâmicas inerentes ao processo de cooperação para a inovação, abrindo espaço para estudos e implementação de novos processos que possam alavancar os resultados das empresas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29T00:00:00Z
2018-11-29
2018-09
2019-11-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/18265
TID:202127435
url http://hdl.handle.net/10071/18265
identifier_str_mv TID:202127435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134669040517120