Prémio de risco de mercado : análise e comparação entre a Europa, E.U.A. e Ásia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Cristina Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4045
Resumo: Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 22 de Dezembro de 2016, Unversidade dos Açores.
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spelling Prémio de risco de mercado : análise e comparação entre a Europa, E.U.A. e ÁsiaCiências EconómicasMercado FinanceiroPrémio de RiscoAggregate Risk PreferencesHistorical Risk PremiumDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 22 de Dezembro de 2016, Unversidade dos Açores.O prémio de risco de mercado é um ingrediente chave na determinação da rendibilidade dos capitais próprios ou do custo médio ponderado de capitais, aspetos importantes em finanças empresariais e avaliação de empresas. O prémio de risco histórico é o mais utilizado, contudo existem outras abordagens a referir, nomeadamente o exigido, o esperado e o implícito, que tem vindo a ganhar maior relevância nos estudos de caráter financeiro. Apesar disso, denota-se uma falta de unanimidade quanto ao seu cálculo, promovendo resultados muito divergentes na literatura. Neste estudo, é aplicado o modelo de Merton (1980) à Zona Euro, EUA e Ásia-Pacífico, para o período de 2002 a 2015. É identificado um momento de crise financeira, o que permite observar o impacto histórico bem como analisar a repercussão que terá no futuro. Para qualquer um dos mercados em análise, e confrontando os resultados com as rendibilidades de excesso históricas, a evidência aponta para se assumir preferências agregadas ao risco estáveis ao longo do período, contudo esta é uma questão muito subjetiva. Em suma, acredita-se que o prémio se ajusta aos períodos de recessão, onde parece ser mais adequado aplicar o modelo I.ABSTRACT: The risk premium is a key ingredient in determining both the return on equity such as in determining the weighted average cost of capital, that are important in corporate finance and business valuation. The historical risk premium is the type of risk premium most widely used; however, there are another approaches referred, such as required risk premium, expected risk premium and implied risk premium. The latter is gaining more popularity in the financial studies. Nevertheless, it denoted a lack of unanimity on their calculation, promoting very different results in the literature. In this study, it is applied Merton’s model (1980) to the Eurozone, US and Asia Pacific, featuring a database from 2002 to 2015. It is identified a period of financial crisis, which allows us to observe the historical impact and analyze the consequences it will produce in the future. For any market, and comparing the results with historical excess return, the evidence point to aggregate risk preferences stable for appreciable periods of time, but this is a very subjective matter. In short, we believe that the premium is adjusted to periods of recession, which seems to be more appropriate apply model I.Couto, Gualter Manuel MedeirosPimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesRepositório da Universidade dos AçoresCunha, Ana Cristina Pereira2017-03-29T17:51:32Z2016-12-222016-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4045201668050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:19Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:36.988481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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