Conceptualizações sobre a leitura e a escrita e a aprendizagem da leitura das crianças moçambicanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandum, Maria Isabel de Freitas
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/544
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_14f1fe0d42874bd608587e7a50e6904f
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceptualizações sobre a leitura e a escrita e a aprendizagem da leitura das crianças moçambicanasPsicologia educacionalEducational psychologyDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO objectivo principal deste estudo é o de procurar estabelecer relações entre um conjunto de conhecimentos metalinguísticos e as representações da funcionalidade da leitura, no início do 1o ano de escolaridade, com as competências de leitura no final desse ano de escolaridade. Tomámos como hipótese de que os resultados de leitura no final do 1°ano de escolaridade seriam tanto melhores quanto melhor fosse a compreensão da natureza da tarefa de ler, no início da escolaridade. A compreensão dos objectivos da leitura resulta do contacto com diferentes utilizações funcionais da leitura e da apropriação feita pelas crianças. A compreensão da natureza da tarefa de ler depende do desenvolvimento metalinguístico das crianças. Trabalhámos com uma amostra de 30 crianças, que frequentavam pela primeira vez a laclasse do Ensino Primário 1, na Escola Primária Eduardo Mondíane (Beira, Moçambique), e que ainda não sabiam ler no início do ano. Depois de termos caracterizado o sistema de ensino em Moçambique, quanto ao parque escolar da cidade, à escola e aos alunos, iniciámos o estudo a que nos propúnhamos. No início do l°ano medimos as variáveis que se referiam às concepções da leitura, às conceptualizações sobre a linguagem escrita, à identificação do alfabeto, à linguagem técnica da leitura/escrita, à capacidade de classificação da sílaba inicial, à capacidade da classificação do fonema inicial e à capacidade de identificação lexical. No final do l°ano medimos as competências de leitura e analisámos a expressão oral utilizada no conto de uma história. Analisámos as relações entre as primeiras variáveis com os resultados de leitura através da correlação e análise de regressão e concluímos que, de forma geral, as variáveis metalinguísticas se relacionam entre si e com a leitura. Através da análise multivariada concluímos que, de forma geral, as concepções de leitura e as conceptualizações sobre a linguagem escrita se relacionam com as competências de leitura e que não há uma relação muito estreita entre a linguagem oral e as competências de leitura. Os resultados obtidos confirmam o essencial das hipóteses defendidas para este trabalho.Instituto Superior de Psicologia AplicadaMartins, Margarida AlvesRepositório do ISPAGandum, Maria Isabel de Freitas2011-06-04T14:18:36Z2000-01-01T00:00:00Z2000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:40.004618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceptualizações sobre a leitura e a escrita e a aprendizagem da leitura das crianças moçambicanas
title Conceptualizações sobre a leitura e a escrita e a aprendizagem da leitura das crianças moçambicanas
spellingShingle Conceptualizações sobre a leitura e a escrita e a aprendizagem da leitura das crianças moçambicanas
Gandum, Maria Isabel de Freitas
Psicologia educacional
Educational psychology
title_short Conceptualizações sobre a leitura e a escrita e a aprendizagem da leitura das crianças moçambicanas
title_full Conceptualizações sobre a leitura e a escrita e a aprendizagem da leitura das crianças moçambicanas
title_fullStr Conceptualizações sobre a leitura e a escrita e a aprendizagem da leitura das crianças moçambicanas
title_full_unstemmed Conceptualizações sobre a leitura e a escrita e a aprendizagem da leitura das crianças moçambicanas
title_sort Conceptualizações sobre a leitura e a escrita e a aprendizagem da leitura das crianças moçambicanas
author Gandum, Maria Isabel de Freitas
author_facet Gandum, Maria Isabel de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandum, Maria Isabel de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Educational psychology
topic Psicologia educacional
Educational psychology
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01T00:00:00Z
2000-01-01T00:00:00Z
2011-06-04T14:18:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/544
url http://hdl.handle.net/10400.12/544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130047303385088