O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/553 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
id |
RCAP_0e90bdfdb80882561cd5fbad0a3e3c95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/553 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básicoPsicologia educacionalEducational psychologyDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalNeste trabalho pretendeu-se investigar a influência dos currículos utilizados em educação pré-escolar têm sobre os níveis de motivação para a aprendizagem no 1o ciclo. Pretendeu-se também saber se a idade de entrada para a escolaridade obrigatória tem influência nessa mesma motivação. O referencial teórico em que assenta esta investigação tem como pontos principais os estudos efectuados por Stipek (1997), de quem foram utilizadas as Provas em estudo, Fontaine (1985, 1988), e de Mata e Peixoto (1993). Foram estudadas 40 crianças (de 5/6 anos e de 6/7 anos) sendo metade frequentadoras de um currículo directivo e estruturado e os restantes frequentadores de currículos mais centrado nas crianças. Foi utilizada uma bateria de testes, Prova de Motivação com vários itens ligados à percepção de competências, atitude face à escola, emoções, preferência pelo desafio e expectativas de sucesso. Do estudo exploratório elaborado concluiu-se que a partir dos dados obtidos que as hipóteses levantadas não foram confirmadas. O currículo mais estruturado e orientado obteve valores mais elevados em alguns dos subtemas estudados como seja a auto-percepção, a atitude face à escola e as emoções sentidas em relação às mesmas. Em relação às expectativas de sucesso e preferência pelo desafio tidos por parte das crianças os dados não são muito conclusivos e homogéneos. Pensamos que estes dados se devem ao modo de transição realizado a nível de jardim-de-infância/1ºciclo, ao chamado currículo oculto "passado" pelas educadoras e porque as idades eram muito próximas em termos de meses.Instituto Superior de Psicologia AplicadaMatta, IsabelRepositório do ISPAGil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda2011-06-04T15:55:11Z2001-01-01T00:00:00Z2001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:40.603401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico |
title |
O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico |
spellingShingle |
O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico Gil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda Psicologia educacional Educational psychology |
title_short |
O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico |
title_full |
O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico |
title_fullStr |
O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico |
title_sort |
O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico |
author |
Gil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda |
author_facet |
Gil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matta, Isabel Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Educational psychology |
topic |
Psicologia educacional Educational psychology |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01T00:00:00Z 2001-01-01T00:00:00Z 2011-06-04T15:55:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/553 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130047315968000 |