O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/553
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_0e90bdfdb80882561cd5fbad0a3e3c95
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/553
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básicoPsicologia educacionalEducational psychologyDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalNeste trabalho pretendeu-se investigar a influência dos currículos utilizados em educação pré-escolar têm sobre os níveis de motivação para a aprendizagem no 1o ciclo. Pretendeu-se também saber se a idade de entrada para a escolaridade obrigatória tem influência nessa mesma motivação. O referencial teórico em que assenta esta investigação tem como pontos principais os estudos efectuados por Stipek (1997), de quem foram utilizadas as Provas em estudo, Fontaine (1985, 1988), e de Mata e Peixoto (1993). Foram estudadas 40 crianças (de 5/6 anos e de 6/7 anos) sendo metade frequentadoras de um currículo directivo e estruturado e os restantes frequentadores de currículos mais centrado nas crianças. Foi utilizada uma bateria de testes, Prova de Motivação com vários itens ligados à percepção de competências, atitude face à escola, emoções, preferência pelo desafio e expectativas de sucesso. Do estudo exploratório elaborado concluiu-se que a partir dos dados obtidos que as hipóteses levantadas não foram confirmadas. O currículo mais estruturado e orientado obteve valores mais elevados em alguns dos subtemas estudados como seja a auto-percepção, a atitude face à escola e as emoções sentidas em relação às mesmas. Em relação às expectativas de sucesso e preferência pelo desafio tidos por parte das crianças os dados não são muito conclusivos e homogéneos. Pensamos que estes dados se devem ao modo de transição realizado a nível de jardim-de-infância/1ºciclo, ao chamado currículo oculto "passado" pelas educadoras e porque as idades eram muito próximas em termos de meses.Instituto Superior de Psicologia AplicadaMatta, IsabelRepositório do ISPAGil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda2011-06-04T15:55:11Z2001-01-01T00:00:00Z2001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:40.603401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico
title O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico
spellingShingle O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico
Gil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda
Psicologia educacional
Educational psychology
title_short O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico
title_full O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico
title_fullStr O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico
title_full_unstemmed O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico
title_sort O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico
author Gil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda
author_facet Gil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matta, Isabel
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Educational psychology
topic Psicologia educacional
Educational psychology
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01T00:00:00Z
2001-01-01T00:00:00Z
2011-06-04T15:55:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/553
url http://hdl.handle.net/10400.12/553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130047315968000