Marketing Territorial: A perspetiva do turismo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perna, Fernando Pereira Antunes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Custódio, Maria João Ferreira, Oliveira, Vanessa Isabel dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12783
Resumo: Knowing the profile of the different target markets is vital in pursuing a model of sustainable development for territories, as well as to increase competition between them while recognizing that they compete to attract and retain residents, business and visitors, among other target markets. Exploring an ongoing research, this paper aims to focus on the profile and motivations of the visitors of the Natural Park of Southwest Alentejo and Costa Vicentina, a protected area  in the south of Portugal, which may contribute as a starting point to the knowledge and to the development of future place marketing planning in this territory.  
id RCAP_14f54443ea589e86a77d115fdebdf1dc
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/12783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing Territorial: A perspetiva do turismo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa VicentinaKnowing the profile of the different target markets is vital in pursuing a model of sustainable development for territories, as well as to increase competition between them while recognizing that they compete to attract and retain residents, business and visitors, among other target markets. Exploring an ongoing research, this paper aims to focus on the profile and motivations of the visitors of the Natural Park of Southwest Alentejo and Costa Vicentina, a protected area  in the south of Portugal, which may contribute as a starting point to the knowledge and to the development of future place marketing planning in this territory.  Num quadro globalizado, em que os territórios competem para atrair e manter habitantes, empresas e visitantes, entre outros públicos, o conhecimento do perfil dos diferentes públicos-alvo torna-se indispensável para a procura de um modelo de desenvolvimento sustentável dos territórios, assim como para o aumento da competitividade entre os mesmos. Dando conta de uma investigação em curso, o presente artigo tem como objetivo traçar o perfil e motivações do visitante do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma área protegida no sul de Portugal, contribuindo, assim, como ponto de partida de conhecimento e base de desenvolvimento de futuras iniciativas de marketing territorial sobre este território.  Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12783oai:proa.ua.pt:article/12783Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 17/18 (2012); 127-135Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 17/18 (2012); 127-1352182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12783https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12783https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12783/8477http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessPerna, Fernando Pereira AntunesCustódio, Maria João FerreiraOliveira, Vanessa Isabel dos Reis2022-09-26T10:57:08Zoai:proa.ua.pt:article/12783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:49.310075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Territorial: A perspetiva do turismo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
title Marketing Territorial: A perspetiva do turismo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
spellingShingle Marketing Territorial: A perspetiva do turismo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Perna, Fernando Pereira Antunes
title_short Marketing Territorial: A perspetiva do turismo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
title_full Marketing Territorial: A perspetiva do turismo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
title_fullStr Marketing Territorial: A perspetiva do turismo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
title_full_unstemmed Marketing Territorial: A perspetiva do turismo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
title_sort Marketing Territorial: A perspetiva do turismo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
author Perna, Fernando Pereira Antunes
author_facet Perna, Fernando Pereira Antunes
Custódio, Maria João Ferreira
Oliveira, Vanessa Isabel dos Reis
author_role author
author2 Custódio, Maria João Ferreira
Oliveira, Vanessa Isabel dos Reis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perna, Fernando Pereira Antunes
Custódio, Maria João Ferreira
Oliveira, Vanessa Isabel dos Reis
description Knowing the profile of the different target markets is vital in pursuing a model of sustainable development for territories, as well as to increase competition between them while recognizing that they compete to attract and retain residents, business and visitors, among other target markets. Exploring an ongoing research, this paper aims to focus on the profile and motivations of the visitors of the Natural Park of Southwest Alentejo and Costa Vicentina, a protected area  in the south of Portugal, which may contribute as a starting point to the knowledge and to the development of future place marketing planning in this territory.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12783
oai:proa.ua.pt:article/12783
url https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12783
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/12783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12783
https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12783
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12783/8477
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 17/18 (2012); 127-135
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 17/18 (2012); 127-135
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130519812702208