Marketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanessa Isabel dos Reis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/10664
Resumo: O Marketing Territorial distingue-se entre outros aspectos, pelo necessário conhecimento do perfil dos diferentes públicos-alvo que se torna indispensável na procura de um modelo de desenvolvimento sustentável dos territórios no actual mundo globalizado. Apesar de não ser considerado um fenómeno recente, é um tema actual no sentido em que cada vez mais os territórios sentem a necessidade de encontrar ferramentas que favoreçam o seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida possibilitando assim falcaçar a sua individualidade e os seus objectivos económicos, políticos e sócio-psicológicos. A presente investigação pretende, através da óptica do Marketing Territorial contribuir como ponto de partida de conhecimento e base de desenvolvimento de futuras iniciativas de Marketing Territorial sobre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com especial relevo para as motivações dos visitantes e qualidade de vida da comunidade residente. De forma a cumprir os objectivos propostos recorre-se à utilização de entrevistas e inquéritos por questionário à população residente, visitantes, órgãos de gestão e agentes económicos do território. Os resultados obtidos permitem concluir, no caso dos visitantes do território a forte valorização atribuída ao património natural, a imagem do território ligada ao património natural e histórico sendo a principal motivação de visita ligada, mais uma vez, ao património natural e histórico do Parque. Já no caso dos residentes a imagem que têm da sua comunidade vai de encontro à dos visitantes, as suas prioridades para a melhoria da qualidade de vida centram-se no desenvolvimento económico e falta de oportunidades de emprego, sendo que no geral classificam o território de forma satisfatória.
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