Perceção dos pais sobre o processo de luto infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Andreia Carina Perregil
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2295
Resumo: Ao longo da existência do ser humano ocorrem inevitáveis perdas difíceis de enfrentar devido à rutura dos vínculos afetivos que se criam, sendo que a forma como depois o indivíduo lida com essas perdas depende de diversos fatores. O processo de luto daí decorrente é um fenómeno universal, pessoal e transversal a todas as idades, independentemente da etnia, cultura ou religião (Pereira, Bruno, Duarte, & Matos, 2015). Assim como os adultos, as crianças sentem a perda de alguém ou algo significativo e vivenciam o processo de luto. O luto na infância é um processo com especificidades próprias, no qual os adultos significativos, particularmente os pais, assumem um papel importante para que as crianças consigam resolver de forma bem-sucedida este processo (Ramos, 2016). Contudo, são escassos os estudos sobre a perceção dos pais sobre o luto na infância. Neste sentido, o presente estudo tem como principais objetivos analisar quais as perceções e opiniões dos pais sobre o luto infantil, identificar variáveis associadas à perceção de luto dos pais, nomeadamente o funcionamento familiar, e analisar se os membros do par parental têm uma visão semelhante, ou não, do luto nas crianças. Para tal, utilizaram-se dois questionários, “O luto infantil na perspetiva dos pais” (construído para o efeito), para compreender o que os pais sabem sobre este tema e como lidam com o luto dos seus filhos, e o “Systemic Clinical Out come and Routine Evaluation” (Score-15) (Vilaça, Silva, & Relvas, 2017) para aferir o funcionamento familiar. Participaram no estudo 70 pais, com filhos entre os 6 e os 11 anos, entre os quais 52 destes indivíduos formavam 26 casais. Os resultados evidenciaram que: os pais sabem identificar os vários tipos de perda, contudo, a perda de um objeto estimado e uma situação de catástrofe natural não são encaradas como perdas significativas; a maioria dos pais identificou os principais sinais e comportamentos associados ao processo de luto nas crianças e revelaram não terem sentido dificuldades em lidar com os seus filhos aquando de uma perda significante; não se verificou uma relação entre a perceção de luto dos pais e variáveis sociodemográficas; não se constatou uma relação entre o funcionamento familiar e a perceção dos pais sobre o luto na criança; os pais e as mães evidenciaram uma perceção semelhante do luto infantil.
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O luto na infância é um processo com especificidades próprias, no qual os adultos significativos, particularmente os pais, assumem um papel importante para que as crianças consigam resolver de forma bem-sucedida este processo (Ramos, 2016). Contudo, são escassos os estudos sobre a perceção dos pais sobre o luto na infância. Neste sentido, o presente estudo tem como principais objetivos analisar quais as perceções e opiniões dos pais sobre o luto infantil, identificar variáveis associadas à perceção de luto dos pais, nomeadamente o funcionamento familiar, e analisar se os membros do par parental têm uma visão semelhante, ou não, do luto nas crianças. Para tal, utilizaram-se dois questionários, “O luto infantil na perspetiva dos pais” (construído para o efeito), para compreender o que os pais sabem sobre este tema e como lidam com o luto dos seus filhos, e o “Systemic Clinical Out come and Routine Evaluation” (Score-15) (Vilaça, Silva, & Relvas, 2017) para aferir o funcionamento familiar. Participaram no estudo 70 pais, com filhos entre os 6 e os 11 anos, entre os quais 52 destes indivíduos formavam 26 casais. Os resultados evidenciaram que: os pais sabem identificar os vários tipos de perda, contudo, a perda de um objeto estimado e uma situação de catástrofe natural não são encaradas como perdas significativas; a maioria dos pais identificou os principais sinais e comportamentos associados ao processo de luto nas crianças e revelaram não terem sentido dificuldades em lidar com os seus filhos aquando de uma perda significante; não se verificou uma relação entre a perceção de luto dos pais e variáveis sociodemográficas; não se constatou uma relação entre o funcionamento familiar e a perceção dos pais sobre o luto na criança; os pais e as mães evidenciaram uma perceção semelhante do luto infantil.Throughout the existence of the human being, there are inevitable losses to face due to the rupture of the affective bonds that are created, and the way in which the individual deals with these losses depends on several factors. The resulting grieving process is a universal phenomenon, personal and transversal to all ages, regardless of ethnicity, culture or religion (Pereira et al., 2015). Like adults, children feel the loss of someone or something significant and experience this process. Mourning in childhood is a process with its own specificities, in which significant adults, particularly parents, play an important role in enabling children to successfully resolve the grieving process (Ramos, 2016). However, there are few studies on parental perception of grief in childhood. In this sense, the main objective of the present study is to analyze the perceptions and opinions of parents about child grief, to identify variables associated with parents' perception of grief, such as family functioning, and to analyze whether parental members have a similar view, or not, of mourning in children. To do this, was used two questionnaires, "Child Mourning from the Perspective of Parents" (built for this purpose), to understand what parents know about this issue and how they deal with their children's mourning, and the Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation (Score-15) (Vilaça et al., 2017) to assess family functioning. The study included 70 parents with children between 6 and 11 years of age, of whom 52 formed 26 couples. The results showed that: parents can identify the various types of losses, however, the loss of an estimated object or a natural disaster situation are not considered significant losses; most parents identified the main signs and behaviors associated with the bereavement process and revealed that they did not experience difficulties in dealing with their children when it occurred a significant loss; there was no relationship between parental grief perception and sociodemographic variables; no relationship was also found between family functioning and parental perception of grief in the child; the parents and the mothers showed a similar perception of the infantile mourning.Beja, Maria João Gouveia PereiraDigitUMaMendes, Andreia Carina Perregil2019-03-11T11:35:18Z2018-12-03T00:00:00Z2018-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2295202185648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:04.032288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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