A perceção do luto infantil nos contextos educacionais e familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Vera Joana Vasconcelos Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1508
Resumo: O luto é um processo social, cultural, étnico, pessoal, natural e transversal a qualquer faixa etária e género, não se devendo minimizar o impacto que assume junto de qualquer pessoa. Este processo não tem de estar exclusivamente ligado à perda por morte, podendo relacionar-se com a perda de um objeto, com uma impossibilidade, dificuldade, doença, desemprego, separação, privação de algo ou alguém, entre outros aspetos relacionados com alguma lacuna emocional. O objetivo geral desta investigação centrou-se em compreender a perspetiva de pais e professores sobre o luto infantil. Para isso foram aplicados os questionários Luto infantil no contexto educacional a 67 professores titulares de escolas básicas públicas do 1º ciclo do concelho do Funchal, e Luto infantil no contexto familiar a 109 pais de alunos do 1º ciclo a frequentar uma escola pública no mesmo concelho. As principais conclusões do estudo vão ao encontro da literatura, na medida em que, quer pais, quer professores, entendem que o luto pode ser originado por distintos tipos de perda; assumem não ter formação e informação suficientes para abordar o tema, bem como, algumas dificuldades para dialogar com a criança enlutada. Paralelamente, os pais acham importante a vivência do processo de luto no seio familiar e os professores acham crucial e demonstram-se disponíveis para apoiar alunos nesta situação. Finalmente, ambos atestam que é importante educar para a perda e o luto. Tal permite-nos apontar algumas linhas de investigação e intervenção, a nível pedagógico, direcionadas para pais, professores e crianças enlutadas, tendo a escola como principal elo de ligação.
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