Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/59171 |
Resumo: | A pesquisa, guiada pela questão ‘Que conhecimentos profissionais são mobilizados em um estudo de aula com professores universitários que ensinam Cálculo Diferencial e Integral?’, envolveu oito docentes de instituições de Ensino Superior da região sul do Brasil que se dedicam à formação de futuros professores de Matemática. O estudo de aula, estruturado em doze encontros semanais de duas horas, abordou ‘Máximos e Mínimos’, um tópico de Cálculo. A análise qualitativa evidenciou que o foco e a dinâmica do estudo de aula mobilizaram e aprofundaram conhecimentos profissionais relativos à Matemática, à Didática da Matemática e à missão do formador de futuros professores de Matemática. |
id |
RCAP_14f8589c142665eedae9e28c76d64971 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/59171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculoEstudo de aulaLesson studyEnsino superiorDesenvolvimento profissionalConhecimento profissionalA pesquisa, guiada pela questão ‘Que conhecimentos profissionais são mobilizados em um estudo de aula com professores universitários que ensinam Cálculo Diferencial e Integral?’, envolveu oito docentes de instituições de Ensino Superior da região sul do Brasil que se dedicam à formação de futuros professores de Matemática. O estudo de aula, estruturado em doze encontros semanais de duas horas, abordou ‘Máximos e Mínimos’, um tópico de Cálculo. A análise qualitativa evidenciou que o foco e a dinâmica do estudo de aula mobilizaram e aprofundaram conhecimentos profissionais relativos à Matemática, à Didática da Matemática e à missão do formador de futuros professores de Matemática.Repositório da Universidade de LisboaRichit, AdrianaPonte, João Pedro daRichit, Luiz Augusto2023-09-07T13:54:36Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59171porRichit, A., Ponte, J.P., & Richit, L. A. (2022). Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo. PNA Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, 17(1), 89-116. https://doi.org/10.30827/pna.v17i1.2393110.30827/pna.v17i1.239311887-3987info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:07.572698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo |
title |
Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo |
spellingShingle |
Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo Richit, Adriana Estudo de aula Lesson study Ensino superior Desenvolvimento profissional Conhecimento profissional |
title_short |
Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo |
title_full |
Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo |
title_fullStr |
Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo |
title_full_unstemmed |
Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo |
title_sort |
Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo |
author |
Richit, Adriana |
author_facet |
Richit, Adriana Ponte, João Pedro da Richit, Luiz Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da Richit, Luiz Augusto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Richit, Adriana Ponte, João Pedro da Richit, Luiz Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de aula Lesson study Ensino superior Desenvolvimento profissional Conhecimento profissional |
topic |
Estudo de aula Lesson study Ensino superior Desenvolvimento profissional Conhecimento profissional |
description |
A pesquisa, guiada pela questão ‘Que conhecimentos profissionais são mobilizados em um estudo de aula com professores universitários que ensinam Cálculo Diferencial e Integral?’, envolveu oito docentes de instituições de Ensino Superior da região sul do Brasil que se dedicam à formação de futuros professores de Matemática. O estudo de aula, estruturado em doze encontros semanais de duas horas, abordou ‘Máximos e Mínimos’, um tópico de Cálculo. A análise qualitativa evidenciou que o foco e a dinâmica do estudo de aula mobilizaram e aprofundaram conhecimentos profissionais relativos à Matemática, à Didática da Matemática e à missão do formador de futuros professores de Matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-09-07T13:54:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/59171 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/59171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Richit, A., Ponte, J.P., & Richit, L. A. (2022). Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo. PNA Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, 17(1), 89-116. https://doi.org/10.30827/pna.v17i1.23931 10.30827/pna.v17i1.23931 1887-3987 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134647311925248 |