Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richit, Adriana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ponte, João Pedro da, Richit, Luiz Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/59171
Resumo: A pesquisa, guiada pela questão ‘Que conhecimentos profissionais são mobilizados em um estudo de aula com professores universitários que ensinam Cálculo Diferencial e Integral?’, envolveu oito docentes de instituições de Ensino Superior da região sul do Brasil que se dedicam à formação de futuros professores de Matemática. O estudo de aula, estruturado em doze encontros semanais de duas horas, abordou ‘Máximos e Mínimos’, um tópico de Cálculo. A análise qualitativa evidenciou que o foco e a dinâmica do estudo de aula mobilizaram e aprofundaram conhecimentos profissionais relativos à Matemática, à Didática da Matemática e à missão do formador de futuros professores de Matemática.
id RCAP_14f8589c142665eedae9e28c76d64971
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/59171
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculoEstudo de aulaLesson studyEnsino superiorDesenvolvimento profissionalConhecimento profissionalA pesquisa, guiada pela questão ‘Que conhecimentos profissionais são mobilizados em um estudo de aula com professores universitários que ensinam Cálculo Diferencial e Integral?’, envolveu oito docentes de instituições de Ensino Superior da região sul do Brasil que se dedicam à formação de futuros professores de Matemática. O estudo de aula, estruturado em doze encontros semanais de duas horas, abordou ‘Máximos e Mínimos’, um tópico de Cálculo. A análise qualitativa evidenciou que o foco e a dinâmica do estudo de aula mobilizaram e aprofundaram conhecimentos profissionais relativos à Matemática, à Didática da Matemática e à missão do formador de futuros professores de Matemática.Repositório da Universidade de LisboaRichit, AdrianaPonte, João Pedro daRichit, Luiz Augusto2023-09-07T13:54:36Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59171porRichit, A., Ponte, J.P., & Richit, L. A. (2022). Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo. PNA Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, 17(1), 89-116. https://doi.org/10.30827/pna.v17i1.2393110.30827/pna.v17i1.239311887-3987info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:07.572698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo
title Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo
spellingShingle Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo
Richit, Adriana
Estudo de aula
Lesson study
Ensino superior
Desenvolvimento profissional
Conhecimento profissional
title_short Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo
title_full Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo
title_fullStr Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo
title_full_unstemmed Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo
title_sort Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo
author Richit, Adriana
author_facet Richit, Adriana
Ponte, João Pedro da
Richit, Luiz Augusto
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
Richit, Luiz Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Richit, Adriana
Ponte, João Pedro da
Richit, Luiz Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de aula
Lesson study
Ensino superior
Desenvolvimento profissional
Conhecimento profissional
topic Estudo de aula
Lesson study
Ensino superior
Desenvolvimento profissional
Conhecimento profissional
description A pesquisa, guiada pela questão ‘Que conhecimentos profissionais são mobilizados em um estudo de aula com professores universitários que ensinam Cálculo Diferencial e Integral?’, envolveu oito docentes de instituições de Ensino Superior da região sul do Brasil que se dedicam à formação de futuros professores de Matemática. O estudo de aula, estruturado em doze encontros semanais de duas horas, abordou ‘Máximos e Mínimos’, um tópico de Cálculo. A análise qualitativa evidenciou que o foco e a dinâmica do estudo de aula mobilizaram e aprofundaram conhecimentos profissionais relativos à Matemática, à Didática da Matemática e à missão do formador de futuros professores de Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-09-07T13:54:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/59171
url http://hdl.handle.net/10451/59171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Richit, A., Ponte, J.P., & Richit, L. A. (2022). Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em cálculo. PNA Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, 17(1), 89-116. https://doi.org/10.30827/pna.v17i1.23931
10.30827/pna.v17i1.23931
1887-3987
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134647311925248