Mads-Web: Metodologia Aplicada ao Desenvolvimento Seguro de Aplicações Web
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/108568 |
Resumo: | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros |
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Mads-Web: Metodologia Aplicada ao Desenvolvimento Seguro de Aplicações WebHackers. Segurança. Moodle. Penetração. Vulnerabilidade.Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeirosA escalabilidade, portabilidade e fácil acesso providos pela plataforma Web têm popularizado seu uso no desenvolvimento de diversas aplicações. Porém, o crescente número de incidentes de segurança levanta preocupações quanto à sua seguridade. Uma parte destes incidentes decorre da falta de consideração de segurança durante as etapas de desenvolvimento, pois é comum que não sejam utilizadas técnicas para mitigação e prevenção de falhas de segurança no ciclo de vida de desenvolvimento de um software. A segurança da informação e o desenvolvimento de sistemas são áreas que neste trabalho estão integradas no ciclo de desenvolvimento de um software. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo implementar uma Metodologia Aplicada ao Desenvolvimento Seguro de Aplicações Web (MADS-WEB), por meio da utilização de práticas de segurança de software ao longo do ciclo de vida do software. Neste sentido a metodologia tem como principal intuito orientar equipes de desenvolvimento que procuram fornecer segurança em software durante seu ciclo de desenvolvimento. Ainda com o resultado da metodologia MADS-WEB, foram desenvolvidas etapas e fases que proporcionem de forma sistemática uma visão sobre a forma como o software deve ser desenvolvido, levando em consideração os aspectos de seguranças durante seu ciclo de desenvolvimento. Como resultados desse processo foram realizados os testes de penetração com o propósito de validar a metodologia, a fim de comprovar e evidenciar falhas existentes que poderiam ter sido mitigadas com a inclusão de atividades de segurança no seu ciclo de desenvolvimento. Para validação da metodologia foi escolhido o Moodle para a realização dos testes pelo fato de ser um software Web bastante difundido e utilizado para a educação a distância.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108568http://hdl.handle.net/10316/108568porSilva, Rodrigo Ronner Tertulinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-04T09:15:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:52.013669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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