Conceções pessoais de alunos do ensino profissional sobre a escola : estudo exploratório num contexto rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41520 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
id |
RCAP_15136319cb14eeacb60f5e18ee86f025 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/41520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conceções pessoais de alunos do ensino profissional sobre a escola : estudo exploratório num contexto ruralConcepçõesConstrutivismoEnsino profissionalTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019O presente estudo de natureza qualitativa é um estudo exploratório realizado em contexto rural. Tem como objetivo identificar as perceções de um grupo alunos (N=11) de uma escola profissional sobre a escola e as suas próprias dificuldades de aprendizagem. Pretende-se ainda identificar as suas perceções relativamente à proximidade de equinos e da natureza no seu percurso escolar e expetativas e objetivos de vida. Foram formuladas questões de investigação para orientar da melhor forma o estudo, tentando perceber se as perspetivas sobre a escola tinham sido alteradas com a entrada na escola profissional, perceber como os participantes referem as suas práticas de estudo e quais as perceções do participante acerca do contributo do equino na sua aprendizagem. Por último, tentamos perceber como os seus percursos de aprendizagem influenciaram os seus projetos de vida. Para a recolha de dados utilizou-se uma entrevista exploratória acerca dos temas que pretendíamos compreender, mais tarde melhorou-se o guião para aprofundar os temas de interesse. Os resultados mostram que houve uma alteração na forma de ver a escola e o estudo, bem como na forma como pensam as próprias dificuldades de aprendizagem. Os alunos afirmam sentir-se melhor atualmente e que o animal é de facto um facilitador da aprendizagem, demonstrando vontade de se inserirem profissionalmente na área que estudam assim que obtiverem o diploma do curso. Afirmam que o ensino profissional foi a melhor escolha para eles pois, muitos tinham historial de insucesso escolar. Por fim, pretende-se fazer uma pequena comparação sobre o que pensam antes e depois acerca da escola e das dificuldades, após a entrada no ensino profissionalThe present qualitative study is an exploratory study carried out in a rural context. This study aims to identify the perceptions of a group of students (N = 11) about a school and concerning school and their own school- related learning difficulties. It is also intended to identify as their perceptions regarding the proximity to equines and to nature in their school path, as well as expectations and life goals. Research questions were formulated to better guide the study, trying to understand whether the perspectives on the school had been changed by entering the vocational school, perceiving how the participants refer to their study practices, and what the participant's perceptions about the contribution of the equine in their learning. Finally, we try to understand how the learning pathways influenced their life projects. For data collection, an exploratory interview was used and later improved to further deepen topics of interest. The results showed that there was a change in the way students viewed school and studying, as well as the way they reflect upon learning difficulties. They claim to feel better and that the animal is, in fact, a learning facilitator, while also claiming the desire to work in the professional field they are currently studying in once they graduate. They affirm that vocational education was the best choice for these students because many of them were accompanied by school failure. Finally, I intend to make a after comparison regarding school and learning difficulties, after entering vocational education.Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-Repositório da Universidade de LisboaCruz, Mariana Cardoso Santos Carreira da2020-02-03T11:24:05Z20192019-07-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41520TID:202466256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:46.199716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceções pessoais de alunos do ensino profissional sobre a escola : estudo exploratório num contexto rural |
title |
Conceções pessoais de alunos do ensino profissional sobre a escola : estudo exploratório num contexto rural |
spellingShingle |
Conceções pessoais de alunos do ensino profissional sobre a escola : estudo exploratório num contexto rural Cruz, Mariana Cardoso Santos Carreira da Concepções Construtivismo Ensino profissional Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Conceções pessoais de alunos do ensino profissional sobre a escola : estudo exploratório num contexto rural |
title_full |
Conceções pessoais de alunos do ensino profissional sobre a escola : estudo exploratório num contexto rural |
title_fullStr |
Conceções pessoais de alunos do ensino profissional sobre a escola : estudo exploratório num contexto rural |
title_full_unstemmed |
Conceções pessoais de alunos do ensino profissional sobre a escola : estudo exploratório num contexto rural |
title_sort |
Conceções pessoais de alunos do ensino profissional sobre a escola : estudo exploratório num contexto rural |
author |
Cruz, Mariana Cardoso Santos Carreira da |
author_facet |
Cruz, Mariana Cardoso Santos Carreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Mariana Cardoso Santos Carreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções Construtivismo Ensino profissional Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Concepções Construtivismo Ensino profissional Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-07-01 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-03T11:24:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/41520 TID:202466256 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/41520 |
identifier_str_mv |
TID:202466256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134487407230976 |