Atitude mental e conceções de dificuldade na aprendizagem numa amostra de pais portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33608 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017 |
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Atitude mental e conceções de dificuldade na aprendizagem numa amostra de pais portuguesesConcepçõesDificuldades de aprendizagemPaisAtitudeTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017A atitude mental dos pais – mindset - e a forma como pensam as dificuldades na aprendizagem influenciam as suas práticas parentais (Dweck, 2009). O objetivo geral deste estudo passa pela compreensão da atitude mental dos pais bem como das suas conceções sobre dificuldades na aprendizagem. Para tal, participaram neste trabalho 109 pais residentes em Portugal, 20 do sexo masculino e 89 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 25 e os 56 anos. Foram utilizados três instrumentos: 3 questões abertas, o Questionário sobre Atitude Mental e o Questionário de Crenças sobre Dificuldades na Aprendizagem. Os resultados obtidos após a análise fatorial do Questionário sobre Atitude Mental revelam a existência de dois fatores, o que coincide com estudos anteriores de Dweck (2009) com questões similares. Os resultados obtidos após a análise fatorial do Questionário de Crenças sobre Dificuldades na Aprendizagem (Gonçalves, 2002) revelaram uma estrutura fatorial semelhante à encontrada num estudo anterior com uma amostra de pais e professores (Gomes, 2014) – quatro fatores, que parecem corresponder às quatro perspetivas de dificuldades na aprendizagem sugeridas por Gonçalves (2002). A análise das respostas aos dois questionários, bem como à questão aberta analisada, parece confirmar a existência de quatro grandes conceções sobre as dificuldades na aprendizagem – Funcional, Disfuncional, Interdependente e Processual -e de dois tipos de atitude mental – Dinâmica e Estática.The mindset of the parents and the way that they problematize the learning difficulties has influence in their parental habits (Dweck, 2009). The main objective of this study is the comprehension of the mindset of the parents as well as their conceptions about the learning disabilities. The present study had the participation of 109 parents that are living in Portugal, 20 males and 89 females, with ages between 25 years old and 56 years old. Along the project was utilized three ways of obtaining the answers: 3 open questions, the Questionnaire of Mindset and the Questionnaire of Beliefs on Learning Disabilities (QCDA). The results obtained after the factorial analysis of the Questionnaire of Mindset reveals the existence of two types of factors, that matches with the work of Dweck (2009). The results obtained after the factorial analysis of the Questionnaire of Mindset, the Questionnaire of Beliefs on Learning Disabilities (Gonçalves, 2002) revealed a factorial structure of an earlier study with a sample of parents and teachers (Gomes, 2014) - four factors, which seem to correspond to the four perspectives learning difficulties suggested by Gonçalves (2002). The analysis of the answers given to the two surveys, as well as the analyzed open question, seems to confirm the existence of four big conceptions about learning disabilities – Functional, Dysfunctional, Independent and Processual -, and of two types of mindset – growth mindset and fixed mindset.Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Vera Filipa Leal2018-05-22T13:37:48Z20172017-10-092017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33608TID:201907623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:34.723546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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