Sistema automático de vigilância de nível de baterias em veículo autónomo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/11235 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
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Sistema automático de vigilância de nível de baterias em veículo autónomoBateria eléctricaCiclos carga-descargaState of chargeDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de ComputadoresAs baterias electroquímicas (daqui em diante descritas como apenas baterias, apesar de existirem outros tipos das mesmas) têm a propriedade de conseguirem acumular energia que posteriormente pode alimentar um circuito eléctrico com a ausência de uma ligação à rede elétrica, permitindo então uma maior mobilidade do mesmo. Graças a este tipo de dispositivo torna-se possível o uso de ferramentas, veículos, e inúmeros outros dispositivos eléctricos em locais onde não existem ligações à rede eléctrica sem que haja a necessidade do transporte de um gerador eléctrico, o que facilita e agiliza em muito a execução do respetivo trabalho. Esse facto aumentou a mobilidade dos equipamentos de tal forma que actualmente todos os equipamentos que têm necessidade de serem móveis o são graças às baterias. Visto que as baterias são parte importante do nosso quotidiano tornou-se então importante estudá-las de forma a torná-las o mais eficiente possível, dado o reduzido tempo de vida útil destes dispositivos. Nesta dissertação estuda-se a bateria, nomeadamente os seus ciclos de carga e descarga e as formas mais indicadas de a carregar/descarregar sem que se ultrapassem os limites impostos pela sua capacidade e pelas respectivas reacções químicas responsáveis pela capacidade de armazenar a carga. São analisados os gráficos respectivos aos ciclos de forma a entender como a bateria vai reagindo à entrada/saída da carga. Com esses dados pretende-se optimizar o uso dessa mesma bateria de modo a aumentar o seu tempo de vida, o que traz grandes vantagens para o meio ambiente pois existem diversos problemas associados ao depósito das mesmas quando atingem o seu final de vida útil. Este é de facto um dos grandes problemas das baterias, visto que a reciclagem dos materiais compósitos das mesmas é extremamente difícil de realizar.Faculdade de Ciências e TecnologiaSousa, PedroPimentão, JoãoRUNPereira, Fábio Miguel de Oliveira2014-01-29T11:55:50Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:45:39Zoai:run.unl.pt:10362/11235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:10.167758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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