Desenvolvimento de um pudim com sabor a leite condensado, novo produto da marca El Mandarin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marco Felipe Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18346
Resumo: Mestrado em Ciências Gastronómicas - Instituto Superior de Agronomia / Universidade Nova de Lisboa
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spelling Desenvolvimento de um pudim com sabor a leite condensado, novo produto da marca El Mandarinpudim instantâneoleite condensadoK-carragenatogoma taraamido de milhoMestrado em Ciências Gastronómicas - Instituto Superior de Agronomia / Universidade Nova de LisboaA Mandarin – Sociedade Ibérica de Produtos Alimentares Lda. pretende produzir um pudim instantâneo com sabor a leite condensado, um novo produto da marca EL Mandarin. Como tal, o objetivo deste projeto foi obter um preparado instantâneo em pó ao qual apenas seja necessário adicionar açúcar e leite na sua confeção. Pretende-se que o produto tenha um modo de preparação semelhante ao pudim flan tradicional da marca EL Mandarin. No entanto, este novo produto deverá ter um sabor e uma textura diferenciados, semelhante à textura que se associa a um pudim de leite condensado caseiro. Selecionaram-se quatro receitas caseiras de pudim de leite condensado e efetuando uma prova de análise sensorial hedónica, com 20 provadores, aferiu-se a receita melhor cotada e com características mais interessantes, a que se considerou o produto alvo. Caracterizou-se o pudim alvo em termos de textura, através de um teste de análise de perfil de textura. Os valores de firmeza, adesividade e coesividade foram tomados como valores referência para o desenvolvimento do novo produto. Os valores nutricionais foram estimados a partir da composição dos respetivos ingredientes. A análise instrumental da cor, foi feita através de um colorímetro. Os pudins desenvolvidos foram caracterizados pelas mesmas metodologias. Realizou-se um exercício de benchmarking no mercado Nacional, que mostrou não existirem produtos homólogos em sabor, em Portugal. Verificou-se a existência de dois produtos semelhantes no Brasil. Este facto reforça o carater inovador do produto desenvolvido, tanto em termos de textura como a nível de saborISA/ULPrista, Catarina GeoffroyRaymundo, Anabela MoreiraDias, João Jorge MestreRepositório da Universidade de LisboaSilva, Marco Felipe Martins2022-09-01T00:30:17Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18346TID:203085450porSilva, M.F.M. - Desenvolvimento de um pudim com sabor a leite condensado, novo produto da marca El Mandarin. Lisboa: ISA, 2019, 112 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:24.791278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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