Territórios de Água | Water Territories

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Adélia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moreira, Claudete Oliveira, Paiva, Isabel, Cunha, Lúcio Sobra da
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32286
Resumo: A água é um recurso natural de grande valor económico, ambiental e social, fundamental à subsistência e bem-estar do Ser Humano e dos ecossistemas terrestres. A sua disponibilidade assinala, todavia, grandes contrastes, tanto em termos espaciais como temporais. Daí resultam problemas relacionados com a sua escassez ou excesso (por exemplo as secas e as cheias/inundações), a que se associam o crescente consumo humano e de alguns setores de atividade, a degradação da sua qualidade e as variações recentes na sua quantidade impostas pelas mudanças climáticas. Recurso vital, essencial à produção de bens e serviços, manancial de biodiversidade, fonte de inspiração e de lazer, mas também de conflito, a gestão das águas superficiais e subterrâneas requer uma visão holística, que concilie as necessidades humanas, o desenvolvimento económico e a proteção dos ecossistemas naturais, por forma a não comprometer a sua sustentabilidade. Neste livro, denominado Territórios de Água, analisam-se e discutem-se múltiplas dimensões ligadas à água, em vários territórios nacionais e internacionais, encontrando-se dividido em quatro partes principais. A primeira parte, dedicada à análise dos Riscos e Dinâmicas Hidrológicas, aborda vários exemplos associados à manifestação de riscos e outras dinâmicas hidrológicas, privilegiando-se as dinâmicas fluviais, como resultado das complexas interações entre os elementos físicos e antrópicos presentes. Na parte II, Água, Cidade e Turismo, os ambientes aquáticos emergem com usos tão diferen- ciadores e inovadores que lhes dão um carácter multifuncional. Contudo, num mundo cada vez mais dominado pelas grandes concentrações urbanas, o incremento nas necessidades de consumos, quer pelo crescimento da população, quer pelas atividades relacionadas com a água, obrigam a uma reflexão sobre a sua própria fragilidade, sobretudo em termos de qualidade, servindo de ensejo para a valorização das temáticas da sustentabilidade territorial e do estudo de modos de redução de impactes ambientais. As paisagens de água emergem, no entanto, cada vez mais com valor cultural, lúdico, de entretenimento e turístico. Neste “novo” cenário, o lazer e o turismo adquirem significados económicos, sociais, culturais e simbólicos particularmente relevantes. Os rios, os estuários, os lagos, o mar são hoje palco de novas utilizações - turismo náutico, iatismo, turismo fluvial, animação turística, rotas e itinerários de visitação turística em ambiente marítimo e fluvial, praias fluviais, desportos e atividades radicais, pesca desportiva, entre outras. Na parte III, denominada Políticas e Gestão da Água, são abordadas políticas que atribuem um papel importante e determinante à água, enquanto elemento ambiental e recurso natural. São igualmente, discutidos problemas e questões ligadas à gestão da água, que se prendem com a desigual distribuição e acesso, com sua qualidade e com a necessidade de adotar novos modelos de governação ao nível da bacia hidrográfica, em particular, e ao nível domínio hídrico, em geral. Perante estes grandes desafios, tanto formuladores de políticas como planificadores precisam de fazer muito mais para melhor compreender e gerir com eficiência e sustentabilidade os recursos hídricos de que dispomos. A última parte, Água, Educação e Cultura, reflete a importância que a educação pode ter na construção de novos conceitos, na mudança de hábitos e no diálogo intergeracional. Apesar das questões ligadas à água, enquanto tema educacional, poderem ser abordadas sob diversas perspetivas e em várias áreas disciplinares, na Geografia emergem sob duas perspetivas principais: a água enquanto recurso e os riscos associados à água. Neste contexto, é importante educar para a preservação da água enquanto recurso e para a mitigação das consequências da manifestação dos riscos climático-hidrológicos e de poluição, através da adoção quer de medidas coletivas, quer de medidas individuais. Por último, a água emerge como um dos elementos centrais da reprodução não somente material mas também simbólica dos territórios, capaz de captar materialidades, espacialidades e imaterialidades, que se manifestam de maneira simbólica, imaginária, afetiva, mas sempre complementares, nas interpretações geográficas. A água assume-se, assim, neste século, como um recurso estratégico e a sua gestão corresponde a um desafio transversal à sociedade, por envolver não só as comunidades científica, política, empresarial e ligada à gestão territorial, mas também cada cidadão, nas suas ações individuais e/ou coletivas.
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A sua disponibilidade assinala, todavia, grandes contrastes, tanto em termos espaciais como temporais. Daí resultam problemas relacionados com a sua escassez ou excesso (por exemplo as secas e as cheias/inundações), a que se associam o crescente consumo humano e de alguns setores de atividade, a degradação da sua qualidade e as variações recentes na sua quantidade impostas pelas mudanças climáticas. Recurso vital, essencial à produção de bens e serviços, manancial de biodiversidade, fonte de inspiração e de lazer, mas também de conflito, a gestão das águas superficiais e subterrâneas requer uma visão holística, que concilie as necessidades humanas, o desenvolvimento económico e a proteção dos ecossistemas naturais, por forma a não comprometer a sua sustentabilidade. Neste livro, denominado Territórios de Água, analisam-se e discutem-se múltiplas dimensões ligadas à água, em vários territórios nacionais e internacionais, encontrando-se dividido em quatro partes principais. A primeira parte, dedicada à análise dos Riscos e Dinâmicas Hidrológicas, aborda vários exemplos associados à manifestação de riscos e outras dinâmicas hidrológicas, privilegiando-se as dinâmicas fluviais, como resultado das complexas interações entre os elementos físicos e antrópicos presentes. Na parte II, Água, Cidade e Turismo, os ambientes aquáticos emergem com usos tão diferen- ciadores e inovadores que lhes dão um carácter multifuncional. Contudo, num mundo cada vez mais dominado pelas grandes concentrações urbanas, o incremento nas necessidades de consumos, quer pelo crescimento da população, quer pelas atividades relacionadas com a água, obrigam a uma reflexão sobre a sua própria fragilidade, sobretudo em termos de qualidade, servindo de ensejo para a valorização das temáticas da sustentabilidade territorial e do estudo de modos de redução de impactes ambientais. As paisagens de água emergem, no entanto, cada vez mais com valor cultural, lúdico, de entretenimento e turístico. Neste “novo” cenário, o lazer e o turismo adquirem significados económicos, sociais, culturais e simbólicos particularmente relevantes. Os rios, os estuários, os lagos, o mar são hoje palco de novas utilizações - turismo náutico, iatismo, turismo fluvial, animação turística, rotas e itinerários de visitação turística em ambiente marítimo e fluvial, praias fluviais, desportos e atividades radicais, pesca desportiva, entre outras. Na parte III, denominada Políticas e Gestão da Água, são abordadas políticas que atribuem um papel importante e determinante à água, enquanto elemento ambiental e recurso natural. São igualmente, discutidos problemas e questões ligadas à gestão da água, que se prendem com a desigual distribuição e acesso, com sua qualidade e com a necessidade de adotar novos modelos de governação ao nível da bacia hidrográfica, em particular, e ao nível domínio hídrico, em geral. Perante estes grandes desafios, tanto formuladores de políticas como planificadores precisam de fazer muito mais para melhor compreender e gerir com eficiência e sustentabilidade os recursos hídricos de que dispomos. A última parte, Água, Educação e Cultura, reflete a importância que a educação pode ter na construção de novos conceitos, na mudança de hábitos e no diálogo intergeracional. Apesar das questões ligadas à água, enquanto tema educacional, poderem ser abordadas sob diversas perspetivas e em várias áreas disciplinares, na Geografia emergem sob duas perspetivas principais: a água enquanto recurso e os riscos associados à água. Neste contexto, é importante educar para a preservação da água enquanto recurso e para a mitigação das consequências da manifestação dos riscos climático-hidrológicos e de poluição, através da adoção quer de medidas coletivas, quer de medidas individuais. Por último, a água emerge como um dos elementos centrais da reprodução não somente material mas também simbólica dos territórios, capaz de captar materialidades, espacialidades e imaterialidades, que se manifestam de maneira simbólica, imaginária, afetiva, mas sempre complementares, nas interpretações geográficas. A água assume-se, assim, neste século, como um recurso estratégico e a sua gestão corresponde a um desafio transversal à sociedade, por envolver não só as comunidades científica, política, empresarial e ligada à gestão territorial, mas também cada cidadão, nas suas ações individuais e/ou coletivas.Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Compete 2020, Portugal 2020, Fundo Europeu de Desenvolvimento RegionalCEGOT, Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Coimbra2016-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10316/32286http://hdl.handle.net/10316/32286por978-989-20-6860-2https://drive.google.com/file/d/0B8tVjRNsbUlbNWxGU2pseGU3Ukk/viewNunes, AdéliaMoreira, Claudete OliveiraPaiva, IsabelCunha, Lúcio Sobra dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T08:25:20Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:34.017864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Museu das águas da Amazônia
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Qualidade hídrica
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Perfis topográficos
Análise espacio-temporal
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Deteção remota
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Qualidade da água
Free Open Source
Geoportal
Geobrasões
Base de dados espacial
Modelação espacial
Modelação hidrológico-hidráulica
Algoritmo BASFFMODEL
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Manuel Lopes
Qualidade da água superficial
Literatura
Geografia literária
As-águas
Bacia do rio Alva
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Infraestuturas portuárias
Imaginários e percepção do Gerês
Percepção ambiental
Sensibilização ambiental
Educação ambiental
Monitorização em tempo real
Educação para o risco
Aprendizagem formal
Ensino da Geografia
Didática da Geografia
Programa educativo
Metas curriculares
Estratégias pedagógicas
Notícia como recursos pedagógico
Extensão universitária
Rio Alva
Consumos de água
Rio Arunca
Rio Arouce
Rio Beça
Rio Branco
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Rio Mondego
Rio Segura
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Rio Uíma
Rio Zêzere
Papel dos consumidores
Rio dos Fornos
Rio Parnaíba
Vale do Jordão
Valle do Ricote
Ria de Aveiro
Usina de Tucuruí
Barcarena
Seirós
Folques
Reserva Natural do Estuário do Tejo
Poupança de água
Campos do Jordão
Ilha da Atalaia
Ilha da Madeira
Maciço de Sicó
Vila Franca de Xira
Porto Velho
João Pessoa
Tbilisi
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Abaetetuba
Água potável urbana
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Gerês
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Ilhas Fiji
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Robótica aquática
Poluição
Impactos ambientais
Conflitos pela água
Conflitos sócio-ambientais
Uso eficiente da água
Sustentabilidade
Medidas de sustentabilidade energética
Matriz energética
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Acessibilidade
Áreas rurais
Cidade
Espaço urbano
Reabilitação urbana
Espaços verdes
Mar
Rio
Água doce
Rios sustentáveis
Territórios ribeirinhos
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Recursos hídricos no Brasil
Bacia hidrográfica
Caudais
Água subterrâneas
Aquíferos
Ravinas
Ravinas do Corgo
Ribeiras
Levadas
Pôços Amazônicos
Áreas estuarinas
Zona de Proteção Especial
Áreas Protegidas
Espaços verdes urbanos
Linha de costa
Zona costeira
Cordão dunar frontal
Erosão costeira
Dinâmica natural
Dinâmica hídrica
Dinâmica hidrológica
Hidrodinâmica cársica
Exsurgências
Escoamento
Escoamento superficial
Contaminação
Contaminação de aquíferos
Alterações climáticas
Variabilidade climática
Episódios hidrometeorológicos intensos
Precipitação
Tendências na precipitação
Águas pluviais
Perigosidade
Vulnerabilidade
Índice de suscetibilidade
Multi-resiliente
Riscos
Riscos naturais
Risco de inundação
Risco em bacias hidrográficas
Riscos hidrometeorológicos
Análise do risco
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Mudanças no coberto vegetal
Espécie exótica
Acácias autralianas
Acacia melanoxylon
Acacia dealbata
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Medidas de mitigação
Unidades de conservação
Planejamento em recursos hídricos
Hidropolítica
Políticas da água
Gestão ecológica da paisagem
Gestão da água
Gestão da bacia hidrográfica
Gestão de recursos hídricos
Gestão Patrimonial de Infraestruturas de águas pluviais
Governança das bacias urbanas
Pacto de autarcas
PDM’s
Turismo
Geopolítica
Turismo fluvial
Turismo de iates
Iatistas
Turismo de natureza
Turismo sustentável
Turismo rural
Oferta turística
Hotelaria
Empreendimentos turísticos
Percepção do turismo
Diálogo hídrico
Patrimônio hidrológico
Património hidrológico
Hidrossítios
Geoturismo urbano
Museu
Museologia
Museu das águas da Amazônia
Desenvolvimento local
Identidade local
Cultura
Qualidade hídrica
Pesca artesanal
Comunidade piscatória
Perfis topográficos
Análise espacio-temporal
Cartografia
Cartografia hidrográfica
Deteção remota
SIG
WebSIG
Software livre
Qualidade da água
Free Open Source
Geoportal
Geobrasões
Base de dados espacial
Modelação espacial
Modelação hidrológico-hidráulica
Algoritmo BASFFMODEL
Linguagem python
Autómatos celulares
Manuel Lopes
Qualidade da água superficial
Literatura
Geografia literária
As-águas
Bacia do rio Alva
Frente ribeirinha
Infraestuturas portuárias
Imaginários e percepção do Gerês
Percepção ambiental
Sensibilização ambiental
Educação ambiental
Monitorização em tempo real
Educação para o risco
Aprendizagem formal
Ensino da Geografia
Didática da Geografia
Programa educativo
Metas curriculares
Estratégias pedagógicas
Notícia como recursos pedagógico
Extensão universitária
Rio Alva
Consumos de água
Rio Arunca
Rio Arouce
Rio Beça
Rio Branco
Rio Corgo
Rio Mondego
Rio Segura
Rio Trocantins
Rio Uíma
Rio Zêzere
Papel dos consumidores
Rio dos Fornos
Rio Parnaíba
Vale do Jordão
Valle do Ricote
Ria de Aveiro
Usina de Tucuruí
Barcarena
Seirós
Folques
Reserva Natural do Estuário do Tejo
Poupança de água
Campos do Jordão
Ilha da Atalaia
Ilha da Madeira
Maciço de Sicó
Vila Franca de Xira
Porto Velho
João Pessoa
Tbilisi
Sinaloa
Abaetetuba
Água potável urbana
Rondônia
Belém
Pará
Parati
Amazônia
Amazónia
Portugal
Norte de Portugal
Centro de Portugal
Gerês
Emissários submarinos
Espanha
Brasil
Cabo Verde
Nova Zelândia
México
Palestina
Cisjordânia
Ilhas Fiji
Korovisilou
Pacífico
Robótica aquática
Poluição
Impactos ambientais
Conflitos pela água
Conflitos sócio-ambientais
Uso eficiente da água
Sustentabilidade
Medidas de sustentabilidade energética
Matriz energética
REN
Acessibilidade
Áreas rurais
Cidade
Espaço urbano
Reabilitação urbana
Espaços verdes
Mar
Rio
Água doce
Rios sustentáveis
Territórios ribeirinhos
Recursos hídricos
Recursos hídricos no Brasil
Bacia hidrográfica
Caudais
Água subterrâneas
Aquíferos
Ravinas
Ravinas do Corgo
Ribeiras
Levadas
Pôços Amazônicos
Áreas estuarinas
Zona de Proteção Especial
Áreas Protegidas
Espaços verdes urbanos
Linha de costa
Zona costeira
Cordão dunar frontal
Erosão costeira
Dinâmica natural
Dinâmica hídrica
Dinâmica hidrológica
Hidrodinâmica cársica
Exsurgências
Escoamento
Escoamento superficial
Contaminação
Contaminação de aquíferos
Alterações climáticas
Variabilidade climática
Episódios hidrometeorológicos intensos
Precipitação
Tendências na precipitação
Águas pluviais
Perigosidade
Vulnerabilidade
Índice de suscetibilidade
Multi-resiliente
Riscos
Riscos naturais
Risco de inundação
Risco em bacias hidrográficas
Riscos hidrometeorológicos
Análise do risco
Seca
Cheias
Inundação
Inundações
Inundações em meio urbano
Áreas inundáveis
Incêndios florestais
Acreção
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Atividade antrópica
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Manuel Lopes
Qualidade da água superficial
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Bacia do rio Alva
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Didática da Geografia
Programa educativo
Metas curriculares
Estratégias pedagógicas
Notícia como recursos pedagógico
Extensão universitária
Rio Alva
Consumos de água
Rio Arunca
Rio Arouce
Rio Beça
Rio Branco
Rio Corgo
Rio Mondego
Rio Segura
Rio Trocantins
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Rio Zêzere
Papel dos consumidores
Rio dos Fornos
Rio Parnaíba
Vale do Jordão
Valle do Ricote
Ria de Aveiro
Usina de Tucuruí
Barcarena
Seirós
Folques
Reserva Natural do Estuário do Tejo
Poupança de água
Campos do Jordão
Ilha da Atalaia
Ilha da Madeira
Maciço de Sicó
Vila Franca de Xira
Porto Velho
João Pessoa
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Emissários submarinos
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Cisjordânia
Ilhas Fiji
Korovisilou
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Sustentabilidade
Medidas de sustentabilidade energética
Matriz energética
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Áreas rurais
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Espaço urbano
Reabilitação urbana
Espaços verdes
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Rios sustentáveis
Territórios ribeirinhos
Recursos hídricos
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Bacia hidrográfica
Caudais
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Ravinas
Ravinas do Corgo
Ribeiras
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Pôços Amazônicos
Áreas estuarinas
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Espaços verdes urbanos
Linha de costa
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Cordão dunar frontal
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Dinâmica natural
Dinâmica hídrica
Dinâmica hidrológica
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Alterações climáticas
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Precipitação
Tendências na precipitação
Águas pluviais
Perigosidade
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Multi-resiliente
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Inundação
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Atividade antrópica
Uso do solo
description A água é um recurso natural de grande valor económico, ambiental e social, fundamental à subsistência e bem-estar do Ser Humano e dos ecossistemas terrestres. A sua disponibilidade assinala, todavia, grandes contrastes, tanto em termos espaciais como temporais. Daí resultam problemas relacionados com a sua escassez ou excesso (por exemplo as secas e as cheias/inundações), a que se associam o crescente consumo humano e de alguns setores de atividade, a degradação da sua qualidade e as variações recentes na sua quantidade impostas pelas mudanças climáticas. Recurso vital, essencial à produção de bens e serviços, manancial de biodiversidade, fonte de inspiração e de lazer, mas também de conflito, a gestão das águas superficiais e subterrâneas requer uma visão holística, que concilie as necessidades humanas, o desenvolvimento económico e a proteção dos ecossistemas naturais, por forma a não comprometer a sua sustentabilidade. Neste livro, denominado Territórios de Água, analisam-se e discutem-se múltiplas dimensões ligadas à água, em vários territórios nacionais e internacionais, encontrando-se dividido em quatro partes principais. A primeira parte, dedicada à análise dos Riscos e Dinâmicas Hidrológicas, aborda vários exemplos associados à manifestação de riscos e outras dinâmicas hidrológicas, privilegiando-se as dinâmicas fluviais, como resultado das complexas interações entre os elementos físicos e antrópicos presentes. Na parte II, Água, Cidade e Turismo, os ambientes aquáticos emergem com usos tão diferen- ciadores e inovadores que lhes dão um carácter multifuncional. Contudo, num mundo cada vez mais dominado pelas grandes concentrações urbanas, o incremento nas necessidades de consumos, quer pelo crescimento da população, quer pelas atividades relacionadas com a água, obrigam a uma reflexão sobre a sua própria fragilidade, sobretudo em termos de qualidade, servindo de ensejo para a valorização das temáticas da sustentabilidade territorial e do estudo de modos de redução de impactes ambientais. As paisagens de água emergem, no entanto, cada vez mais com valor cultural, lúdico, de entretenimento e turístico. Neste “novo” cenário, o lazer e o turismo adquirem significados económicos, sociais, culturais e simbólicos particularmente relevantes. Os rios, os estuários, os lagos, o mar são hoje palco de novas utilizações - turismo náutico, iatismo, turismo fluvial, animação turística, rotas e itinerários de visitação turística em ambiente marítimo e fluvial, praias fluviais, desportos e atividades radicais, pesca desportiva, entre outras. Na parte III, denominada Políticas e Gestão da Água, são abordadas políticas que atribuem um papel importante e determinante à água, enquanto elemento ambiental e recurso natural. São igualmente, discutidos problemas e questões ligadas à gestão da água, que se prendem com a desigual distribuição e acesso, com sua qualidade e com a necessidade de adotar novos modelos de governação ao nível da bacia hidrográfica, em particular, e ao nível domínio hídrico, em geral. Perante estes grandes desafios, tanto formuladores de políticas como planificadores precisam de fazer muito mais para melhor compreender e gerir com eficiência e sustentabilidade os recursos hídricos de que dispomos. A última parte, Água, Educação e Cultura, reflete a importância que a educação pode ter na construção de novos conceitos, na mudança de hábitos e no diálogo intergeracional. Apesar das questões ligadas à água, enquanto tema educacional, poderem ser abordadas sob diversas perspetivas e em várias áreas disciplinares, na Geografia emergem sob duas perspetivas principais: a água enquanto recurso e os riscos associados à água. Neste contexto, é importante educar para a preservação da água enquanto recurso e para a mitigação das consequências da manifestação dos riscos climático-hidrológicos e de poluição, através da adoção quer de medidas coletivas, quer de medidas individuais. Por último, a água emerge como um dos elementos centrais da reprodução não somente material mas também simbólica dos territórios, capaz de captar materialidades, espacialidades e imaterialidades, que se manifestam de maneira simbólica, imaginária, afetiva, mas sempre complementares, nas interpretações geográficas. A água assume-se, assim, neste século, como um recurso estratégico e a sua gestão corresponde a um desafio transversal à sociedade, por envolver não só as comunidades científica, política, empresarial e ligada à gestão territorial, mas também cada cidadão, nas suas ações individuais e/ou coletivas.
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