Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7047 |
Resumo: | A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ - Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2006) validando-o para a população estudantil portuguesa. A partir de uma amostra de 872 alunos de cursos de Licenciatura (Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia) testámos a adequabilidade global do modelo à estrutura relacional desenvolvida, com recurso à Análise Factorial Confirmatória. A principal conclusão indica que o modelo se ajusta à população estudantil portuguesa, embora com algumas diferenças, também encontradas em estudos transculturais realizados recentemente |
id |
RCAP_152d6cd6a112c8c9eb71f87f69713f98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/7047 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior portuguêsAnálise Factorial ExploratóriaAnálise Factorial ConfirmatóriaExperiência no CursoQualidade do Ensino SuperiorA investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ - Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2006) validando-o para a população estudantil portuguesa. A partir de uma amostra de 872 alunos de cursos de Licenciatura (Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia) testámos a adequabilidade global do modelo à estrutura relacional desenvolvida, com recurso à Análise Factorial Confirmatória. A principal conclusão indica que o modelo se ajusta à população estudantil portuguesa, embora com algumas diferenças, também encontradas em estudos transculturais realizados recentementeAssociação Portuguesa para a Qualidade (APQ)2013-01-04T13:02:53Z2013-01-042012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7047http://hdl.handle.net/10174/7047porCHALETA, Elisa, Ana Sampaio, Margarida Saraiva, Luisa Grácio, Fátima Leal, Graça Santos, Luis Sebastião, Adelinda Candeias (2012) “Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português”. In TMQ – Techniques, Methodologies and Quality: Review in Portuguese, Spanhish and English, N.º 3, António Ramos Pires, Margarida Saraiva e Álvaro Rosa (ed.), Lisboa: Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), pp. 187-204. ISSN: 2182-8083187-2042182-8083TMQ – Techniques, Methodologies and Quality: Review in Portuguese, Spanhish and English3ges, ciepmec@uevora.ptsampaio@uevora.ptmsaraiva@uevora.ptmlg@uevora.ptfhleal@uevora.ptgracaduartesantos@gmail.comlmss@uevora.ptaac@uevora.pt661Chaleta, ElisaSampaio, AnaSaraiva, MargaridaGrácio, LuísaLeal, FátimaSantos, GraçaSebastião, LuísCandeias, Adelindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:46:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:40.178185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português |
title |
Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português |
spellingShingle |
Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português Chaleta, Elisa Análise Factorial Exploratória Análise Factorial Confirmatória Experiência no Curso Qualidade do Ensino Superior |
title_short |
Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português |
title_full |
Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português |
title_fullStr |
Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português |
title_full_unstemmed |
Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português |
title_sort |
Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português |
author |
Chaleta, Elisa |
author_facet |
Chaleta, Elisa Sampaio, Ana Saraiva, Margarida Grácio, Luísa Leal, Fátima Santos, Graça Sebastião, Luís Candeias, Adelinda |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio, Ana Saraiva, Margarida Grácio, Luísa Leal, Fátima Santos, Graça Sebastião, Luís Candeias, Adelinda |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaleta, Elisa Sampaio, Ana Saraiva, Margarida Grácio, Luísa Leal, Fátima Santos, Graça Sebastião, Luís Candeias, Adelinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Factorial Exploratória Análise Factorial Confirmatória Experiência no Curso Qualidade do Ensino Superior |
topic |
Análise Factorial Exploratória Análise Factorial Confirmatória Experiência no Curso Qualidade do Ensino Superior |
description |
A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ - Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2006) validando-o para a população estudantil portuguesa. A partir de uma amostra de 872 alunos de cursos de Licenciatura (Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia) testámos a adequabilidade global do modelo à estrutura relacional desenvolvida, com recurso à Análise Factorial Confirmatória. A principal conclusão indica que o modelo se ajusta à população estudantil portuguesa, embora com algumas diferenças, também encontradas em estudos transculturais realizados recentemente |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-04T13:02:53Z 2013-01-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/7047 http://hdl.handle.net/10174/7047 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/7047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CHALETA, Elisa, Ana Sampaio, Margarida Saraiva, Luisa Grácio, Fátima Leal, Graça Santos, Luis Sebastião, Adelinda Candeias (2012) “Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português”. In TMQ – Techniques, Methodologies and Quality: Review in Portuguese, Spanhish and English, N.º 3, António Ramos Pires, Margarida Saraiva e Álvaro Rosa (ed.), Lisboa: Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), pp. 187-204. ISSN: 2182-8083 187-204 2182-8083 TMQ – Techniques, Methodologies and Quality: Review in Portuguese, Spanhish and English 3 ges, ciep mec@uevora.pt sampaio@uevora.pt msaraiva@uevora.pt mlg@uevora.pt fhleal@uevora.pt gracaduartesantos@gmail.com lmss@uevora.pt aac@uevora.pt 661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136499898253312 |