Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaleta, Elisa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sampaio, Ana, Saraiva, Margarida, Grácio, Luísa, Leal, Fátima, Santos, Graça, Sebastião, Luís, Candeias, Adelinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7047
Resumo: A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ - Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2006) validando-o para a população estudantil portuguesa. A partir de uma amostra de 872 alunos de cursos de Licenciatura (Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia) testámos a adequabilidade global do modelo à estrutura relacional desenvolvida, com recurso à Análise Factorial Confirmatória. A principal conclusão indica que o modelo se ajusta à população estudantil portuguesa, embora com algumas diferenças, também encontradas em estudos transculturais realizados recentemente
id RCAP_152d6cd6a112c8c9eb71f87f69713f98
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7047
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior portuguêsAnálise Factorial ExploratóriaAnálise Factorial ConfirmatóriaExperiência no CursoQualidade do Ensino SuperiorA investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ - Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2006) validando-o para a população estudantil portuguesa. A partir de uma amostra de 872 alunos de cursos de Licenciatura (Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia) testámos a adequabilidade global do modelo à estrutura relacional desenvolvida, com recurso à Análise Factorial Confirmatória. A principal conclusão indica que o modelo se ajusta à população estudantil portuguesa, embora com algumas diferenças, também encontradas em estudos transculturais realizados recentementeAssociação Portuguesa para a Qualidade (APQ)2013-01-04T13:02:53Z2013-01-042012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7047http://hdl.handle.net/10174/7047porCHALETA, Elisa, Ana Sampaio, Margarida Saraiva, Luisa Grácio, Fátima Leal, Graça Santos, Luis Sebastião, Adelinda Candeias (2012) “Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português”. In TMQ – Techniques, Methodologies and Quality: Review in Portuguese, Spanhish and English, N.º 3, António Ramos Pires, Margarida Saraiva e Álvaro Rosa (ed.), Lisboa: Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), pp. 187-204. ISSN: 2182-8083187-2042182-8083TMQ – Techniques, Methodologies and Quality: Review in Portuguese, Spanhish and English3ges, ciepmec@uevora.ptsampaio@uevora.ptmsaraiva@uevora.ptmlg@uevora.ptfhleal@uevora.ptgracaduartesantos@gmail.comlmss@uevora.ptaac@uevora.pt661Chaleta, ElisaSampaio, AnaSaraiva, MargaridaGrácio, LuísaLeal, FátimaSantos, GraçaSebastião, LuísCandeias, Adelindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:46:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:40.178185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português
title Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português
spellingShingle Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português
Chaleta, Elisa
Análise Factorial Exploratória
Análise Factorial Confirmatória
Experiência no Curso
Qualidade do Ensino Superior
title_short Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português
title_full Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português
title_fullStr Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português
title_full_unstemmed Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português
title_sort Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português
author Chaleta, Elisa
author_facet Chaleta, Elisa
Sampaio, Ana
Saraiva, Margarida
Grácio, Luísa
Leal, Fátima
Santos, Graça
Sebastião, Luís
Candeias, Adelinda
author_role author
author2 Sampaio, Ana
Saraiva, Margarida
Grácio, Luísa
Leal, Fátima
Santos, Graça
Sebastião, Luís
Candeias, Adelinda
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaleta, Elisa
Sampaio, Ana
Saraiva, Margarida
Grácio, Luísa
Leal, Fátima
Santos, Graça
Sebastião, Luís
Candeias, Adelinda
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Factorial Exploratória
Análise Factorial Confirmatória
Experiência no Curso
Qualidade do Ensino Superior
topic Análise Factorial Exploratória
Análise Factorial Confirmatória
Experiência no Curso
Qualidade do Ensino Superior
description A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ - Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2006) validando-o para a população estudantil portuguesa. A partir de uma amostra de 872 alunos de cursos de Licenciatura (Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia) testámos a adequabilidade global do modelo à estrutura relacional desenvolvida, com recurso à Análise Factorial Confirmatória. A principal conclusão indica que o modelo se ajusta à população estudantil portuguesa, embora com algumas diferenças, também encontradas em estudos transculturais realizados recentemente
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-04T13:02:53Z
2013-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7047
http://hdl.handle.net/10174/7047
url http://hdl.handle.net/10174/7047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CHALETA, Elisa, Ana Sampaio, Margarida Saraiva, Luisa Grácio, Fátima Leal, Graça Santos, Luis Sebastião, Adelinda Candeias (2012) “Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português”. In TMQ – Techniques, Methodologies and Quality: Review in Portuguese, Spanhish and English, N.º 3, António Ramos Pires, Margarida Saraiva e Álvaro Rosa (ed.), Lisboa: Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), pp. 187-204. ISSN: 2182-8083
187-204
2182-8083
TMQ – Techniques, Methodologies and Quality: Review in Portuguese, Spanhish and English
3
ges, ciep
mec@uevora.pt
sampaio@uevora.pt
msaraiva@uevora.pt
mlg@uevora.pt
fhleal@uevora.pt
gracaduartesantos@gmail.com
lmss@uevora.pt
aac@uevora.pt
661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136499898253312