Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sezinando, Bruno João da Silva Eufémia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50051
Resumo: O projeto de investigação incide sobre a interseção do design especulativo e do branding, visando a criação de marcas especulativas que promovem o debate e discussão sobre os tipos de futuros que pretendemos enquanto sociedade. Através do enquadramento teórico, estudo de casos e a análise de triangulação, viabilizou-se esta interseção de duas práticas que eram, à partida antagónicas, através do desenvolvimento de uma marca especulativa. Este projeto de investigação concluiu com a contribuição para os avanços das práticas do design especulativo e do branding, através da proposta de uma nova abordagem.
id RCAP_15334f849d9d7dbd3ee7ca933f1d59bb
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/50051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveisDesign especulativoBrandingMarca especulativaO projeto de investigação incide sobre a interseção do design especulativo e do branding, visando a criação de marcas especulativas que promovem o debate e discussão sobre os tipos de futuros que pretendemos enquanto sociedade. Através do enquadramento teórico, estudo de casos e a análise de triangulação, viabilizou-se esta interseção de duas práticas que eram, à partida antagónicas, através do desenvolvimento de uma marca especulativa. Este projeto de investigação concluiu com a contribuição para os avanços das práticas do design especulativo e do branding, através da proposta de uma nova abordagem.The research project focuses on the intersection of speculative design and branding, aiming to create speculative brands that promote debate and discussion about the types of futures we want as a society. Through the theoretical framework, case studies and triangulation analysis, this intersection of two practices that were initially antagonistic was made possible through the development of a speculative brand. This research project concluded with a contribution to the advancement of speculative design and branding practices, through the proposal of a new approach.Oliveira, FernandoRepositório ComumSezinando, Bruno João da Silva Eufémia2024-02-26T16:56:05Z2024-012024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50051TID:203538420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T16:10:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:43.086323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis
title Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis
spellingShingle Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis
Sezinando, Bruno João da Silva Eufémia
Design especulativo
Branding
Marca especulativa
title_short Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis
title_full Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis
title_fullStr Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis
title_full_unstemmed Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis
title_sort Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis
author Sezinando, Bruno João da Silva Eufémia
author_facet Sezinando, Bruno João da Silva Eufémia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fernando
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sezinando, Bruno João da Silva Eufémia
dc.subject.por.fl_str_mv Design especulativo
Branding
Marca especulativa
topic Design especulativo
Branding
Marca especulativa
description O projeto de investigação incide sobre a interseção do design especulativo e do branding, visando a criação de marcas especulativas que promovem o debate e discussão sobre os tipos de futuros que pretendemos enquanto sociedade. Através do enquadramento teórico, estudo de casos e a análise de triangulação, viabilizou-se esta interseção de duas práticas que eram, à partida antagónicas, através do desenvolvimento de uma marca especulativa. Este projeto de investigação concluiu com a contribuição para os avanços das práticas do design especulativo e do branding, através da proposta de uma nova abordagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-26T16:56:05Z
2024-01
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/50051
TID:203538420
url http://hdl.handle.net/10400.26/50051
identifier_str_mv TID:203538420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137790589403136