Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/50051 |
Resumo: | O projeto de investigação incide sobre a interseção do design especulativo e do branding, visando a criação de marcas especulativas que promovem o debate e discussão sobre os tipos de futuros que pretendemos enquanto sociedade. Através do enquadramento teórico, estudo de casos e a análise de triangulação, viabilizou-se esta interseção de duas práticas que eram, à partida antagónicas, através do desenvolvimento de uma marca especulativa. Este projeto de investigação concluiu com a contribuição para os avanços das práticas do design especulativo e do branding, através da proposta de uma nova abordagem. |
id |
RCAP_15334f849d9d7dbd3ee7ca933f1d59bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/50051 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveisDesign especulativoBrandingMarca especulativaO projeto de investigação incide sobre a interseção do design especulativo e do branding, visando a criação de marcas especulativas que promovem o debate e discussão sobre os tipos de futuros que pretendemos enquanto sociedade. Através do enquadramento teórico, estudo de casos e a análise de triangulação, viabilizou-se esta interseção de duas práticas que eram, à partida antagónicas, através do desenvolvimento de uma marca especulativa. Este projeto de investigação concluiu com a contribuição para os avanços das práticas do design especulativo e do branding, através da proposta de uma nova abordagem.The research project focuses on the intersection of speculative design and branding, aiming to create speculative brands that promote debate and discussion about the types of futures we want as a society. Through the theoretical framework, case studies and triangulation analysis, this intersection of two practices that were initially antagonistic was made possible through the development of a speculative brand. This research project concluded with a contribution to the advancement of speculative design and branding practices, through the proposal of a new approach.Oliveira, FernandoRepositório ComumSezinando, Bruno João da Silva Eufémia2024-02-26T16:56:05Z2024-012024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50051TID:203538420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T16:10:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:43.086323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis |
title |
Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis |
spellingShingle |
Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis Sezinando, Bruno João da Silva Eufémia Design especulativo Branding Marca especulativa |
title_short |
Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis |
title_full |
Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis |
title_fullStr |
Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis |
title_full_unstemmed |
Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis |
title_sort |
Marcas especulativas: a interseção do branding e do design especulativo na imaginação de futuros possíveis |
author |
Sezinando, Bruno João da Silva Eufémia |
author_facet |
Sezinando, Bruno João da Silva Eufémia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Fernando Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sezinando, Bruno João da Silva Eufémia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design especulativo Branding Marca especulativa |
topic |
Design especulativo Branding Marca especulativa |
description |
O projeto de investigação incide sobre a interseção do design especulativo e do branding, visando a criação de marcas especulativas que promovem o debate e discussão sobre os tipos de futuros que pretendemos enquanto sociedade. Através do enquadramento teórico, estudo de casos e a análise de triangulação, viabilizou-se esta interseção de duas práticas que eram, à partida antagónicas, através do desenvolvimento de uma marca especulativa. Este projeto de investigação concluiu com a contribuição para os avanços das práticas do design especulativo e do branding, através da proposta de uma nova abordagem. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-26T16:56:05Z 2024-01 2024-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/50051 TID:203538420 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/50051 |
identifier_str_mv |
TID:203538420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137790589403136 |