A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Marilvana Giacomelli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19575
Resumo: A avaliação institucional, especialmente a etapa de autoavaliação, propicia um compêndio de indicadores institucionais, demonstrando o verdadeiro panorama da organização. No entanto, os gestores das instituições públicas de ensino enfrentam dificuldades para o acesso a informações pertinentes para subsidiar os processos decisórios, bem como aperfeiçoar as políticas implementadas e identificar possíveis falhas para a consequente correção. Partindo deste pressuposto, este estudo propôs investigar a autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios de uma instituição pública de ensino brasileira. Assim, este estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: como os resultados da autoavaliação subsidiam os processos decisórios em um câmpus de uma instituição federal de ensino localizado na região sul do Brasil? Atendendo à natureza desta questão, adotou-se uma metodologia qualitativa, de abordagem exploratória, com um desenho de estudo de caso. A recolha de dados foi efetuada através de entrevista coletiva do tipo grupo focal, em que os atores foram os gestores da instituição. Com os dados obtidos foi possível verificar que os relatórios resultantes da autoavaliação têm o condão de orientar o fazer gerencial e possuem grande valia para os dirigentes. Apesar da importância identificada, a inexpressiva participação da comunidade na construção dos documentos acarreta insegurança quanto a retratar a instituição com confiabilidade. Por fim, ponderaram a extrema importância de uma ferramenta de compilação de dados inter-relacionados, com séries históricas e atuais, de ensino, pesquisa, extensão e administração para subsídio às decisões e ao planejamento estratégico da instituição.
id RCAP_153591aa7ca8d8a48143870d7291913d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19575
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensinoAutoavaliaçãoindicadores institucionaisProcessos decisóriosGestão institucionalself-assessmentInstitutional indicatorsDecision-making processesInstitutional managementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA avaliação institucional, especialmente a etapa de autoavaliação, propicia um compêndio de indicadores institucionais, demonstrando o verdadeiro panorama da organização. No entanto, os gestores das instituições públicas de ensino enfrentam dificuldades para o acesso a informações pertinentes para subsidiar os processos decisórios, bem como aperfeiçoar as políticas implementadas e identificar possíveis falhas para a consequente correção. Partindo deste pressuposto, este estudo propôs investigar a autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios de uma instituição pública de ensino brasileira. Assim, este estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: como os resultados da autoavaliação subsidiam os processos decisórios em um câmpus de uma instituição federal de ensino localizado na região sul do Brasil? Atendendo à natureza desta questão, adotou-se uma metodologia qualitativa, de abordagem exploratória, com um desenho de estudo de caso. A recolha de dados foi efetuada através de entrevista coletiva do tipo grupo focal, em que os atores foram os gestores da instituição. Com os dados obtidos foi possível verificar que os relatórios resultantes da autoavaliação têm o condão de orientar o fazer gerencial e possuem grande valia para os dirigentes. Apesar da importância identificada, a inexpressiva participação da comunidade na construção dos documentos acarreta insegurança quanto a retratar a instituição com confiabilidade. Por fim, ponderaram a extrema importância de uma ferramenta de compilação de dados inter-relacionados, com séries históricas e atuais, de ensino, pesquisa, extensão e administração para subsídio às decisões e ao planejamento estratégico da instituição.The institutional assessment, especially a self-assessment stage, provides a compendium of institutional indicators that demonstrate the true panorama of the organization. However, the managers of educational institutions face difficulties in accessing relevant information to support the decision-making processes, as well as to improve the implemented policies and identify possible weaknesses for a consequent correction. This study aims to investigate an institutional self-assessment and its relevance for decision-making processes of a Brazilian public educational institution. Thus, this study was conducted to answer the following research question: how do self-assessment results support decision-making processes on a federal educational institution campus located in southern Brazil? Given the nature of this question, we adopted a qualitative methodology with an exploratory approach - a case study. Data collection was carried out through a collective interview as a focus group type, in which the actors were the institution's managers. With the data obtained, it was possible to verify that self-assessment reports are able to guide management actions and are of great value to institutional directors. Despite the identified importance, inexpressive participation of the community in the documents construction leads to insecurity in describing the institution with reliability. Finally, the subjects considered the self-assessment an important tool to compile interrelated data with historical and current reports of teaching, research, extension, and administration, to support the institution's decisions and their strategic planning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoLencastre, José AlbertoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTavares, Marilvana Giacomelli2022-01-20T12:12:37Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19575TID:202890775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:21.532287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino
title A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino
spellingShingle A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino
Tavares, Marilvana Giacomelli
Autoavaliação
indicadores institucionais
Processos decisórios
Gestão institucional
self-assessment
Institutional indicators
Decision-making processes
Institutional management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino
title_full A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino
title_fullStr A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino
title_full_unstemmed A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino
title_sort A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino
author Tavares, Marilvana Giacomelli
author_facet Tavares, Marilvana Giacomelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lencastre, José Alberto
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Marilvana Giacomelli
dc.subject.por.fl_str_mv Autoavaliação
indicadores institucionais
Processos decisórios
Gestão institucional
self-assessment
Institutional indicators
Decision-making processes
Institutional management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Autoavaliação
indicadores institucionais
Processos decisórios
Gestão institucional
self-assessment
Institutional indicators
Decision-making processes
Institutional management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A avaliação institucional, especialmente a etapa de autoavaliação, propicia um compêndio de indicadores institucionais, demonstrando o verdadeiro panorama da organização. No entanto, os gestores das instituições públicas de ensino enfrentam dificuldades para o acesso a informações pertinentes para subsidiar os processos decisórios, bem como aperfeiçoar as políticas implementadas e identificar possíveis falhas para a consequente correção. Partindo deste pressuposto, este estudo propôs investigar a autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios de uma instituição pública de ensino brasileira. Assim, este estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: como os resultados da autoavaliação subsidiam os processos decisórios em um câmpus de uma instituição federal de ensino localizado na região sul do Brasil? Atendendo à natureza desta questão, adotou-se uma metodologia qualitativa, de abordagem exploratória, com um desenho de estudo de caso. A recolha de dados foi efetuada através de entrevista coletiva do tipo grupo focal, em que os atores foram os gestores da instituição. Com os dados obtidos foi possível verificar que os relatórios resultantes da autoavaliação têm o condão de orientar o fazer gerencial e possuem grande valia para os dirigentes. Apesar da importância identificada, a inexpressiva participação da comunidade na construção dos documentos acarreta insegurança quanto a retratar a instituição com confiabilidade. Por fim, ponderaram a extrema importância de uma ferramenta de compilação de dados inter-relacionados, com séries históricas e atuais, de ensino, pesquisa, extensão e administração para subsídio às decisões e ao planejamento estratégico da instituição.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-20T12:12:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19575
TID:202890775
url http://hdl.handle.net/10400.22/19575
identifier_str_mv TID:202890775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131481838190592